Tudo sobre Border Collie

Mundo Border Collie

Olá, Pessoal! Nós somos a família do @mundo.bordercollie e estamos no blog da Total Neem para te contar um pouco sobre nosso mundo, vem saber tudo sobre border collie!

História do Border Collie

Vamos começar contando um pouco da nossa história para você conhecer melhor a nossa raça. 

Border Collie é uma raça de cachorro originária da Grã-Bretanha mais precisamente nas regiões de fronteira entre Escócia e a Inglaterra. Por isso tem esse nome, pois Border em inglês significa fronteira.

No início do século XIX, existiam uma variedade de cães pastores na região que faziam trabalhos de rebanho de ovelhas. Mas muitas dessas raças não tinham um comportamento barulhento e agressivo durante o pastoreio. Em uma tentativa de melhorar esse problema, os fazendeiros da região decidiram fazer uma competição de pastoreio para tentar conseguir achar alguma raça que pudesse fazer o trabalho de pastorear as ovelhas com mais maestria.

Foi nessa competição que um cachorro chamado Hemp (considerado o pai do Border Collie) se destacou ao conduzir um rebanho de ovelhas sem latir e morder as ovelhas. Isso porque ele o fez apenas com um olhar intimidador (aquele mesmo olhar que você vê uns Borders fazendo para as bolinhas no parque). Hemp ganhou aquela competição e a raça começou a ser chamada de sheepdogs (pastores de ovelhas) por um tempo antes de ganhar o nome como é conhecida hoje, Border Collie.

Depois de décadas de destaque como cães de pastoreio, o Border Collie foi reconhecido como cão de exposição pelo Kennel Clube em 1995 por conta dos seus destaques em competições de obediência.

Temperamento da raça

Se você chegou a esse post, certamente já viu em algum momento a frase: Border Collie é a raça mais inteligente do Mundo! 

E isso é a mais pura verdade! Dotados de uma inteligência fora do comum, conseguem aprender e memorizar comandos de forma mais fácil e rápida se comparadas a outras raças. 

Extremamente amigáveis, companheiros, fiéis, carinhosos e com muita, mas muita, energia! Portanto, ter um em casa é se preparar para passeios diários e atividades ao ar livre. Por isso, é uma raça ideal para famílias e com crianças.

Entretanto, por ser uma raça de pastoreio, é importante ter uma rotina de adestramento no começo para esse hábito não se tornar negativo. E dizemos isso por experiência própria, um dos membros da nossa matilha já ficou tentando pastorear as crianças no parque gerando bastante confusão.

Somando tudo isso: Inteligência, energia e habilidades com pastoreio, só poderia resultar em uma raça excelente para competições de Agility! Vocês sabiam que possuem uma categoria separada das demais nos campeonatos para não ser uma competição injusta?

Border Collie Filhote

Agora pegue toda essa inteligência e energia, multiplique por 10 e coloque em um pacotinho pequeno e, com a união desses poderes, temos o filhote de Border Collie.

Extremamente fofos e agitados, ter um desses em casa é um privilégio. Mas, por ter essa energia de sobra, reserve um espaço na sua casa para adaptação, com bastante enriquecimento ambiental e adestramento para não ter hábitos destrutivos no futuro.

Precisamos de adestramento, repetição e rotina. Somos uma raça inteligente, mas não vamos aprender tudo de primeira e vamos errar muito sim. Por isso, tenha paciência com seu filhote.

Você sabia que nossa raça é frequentemente abandonada porque os humanos não souberam lidar com nossa energia? Por isso, antes de adquirir seu potinho de energia da raça border colie, pesquise muito e coloque no orçamento o adestramento.

Border Collie em apartamento

A campeã de perguntas que recebemos na nossa página é: “Nossa, amo a página de vocês e amo essa raça queria ter um. Mas moro em apartamento e Border Collie em apartamento não rola, né?”

E a resposta que sempre damos é: Depende!

“Meu Deus! Como assim?”

De fato, Border Collie é uma raça extremamente agitada e que gosta de uma rotina diária de exercícios físicos intensos e mentais que se não for bem cumprida, pode resultar em comportamentos não desejados como: ansiedade, agressividade e principalmente destrutivo.

Entretanto, por ser uma raça de pastoreio, gostam de companhia e sempre vão buscar ficar perto dos seus donos/matilhas. Então é fundamental terem a sua atenção nos horários de brincadeiras, mesmo que você tenha uma casa com quintal para ele correr à vontade.

Onde queremos chegar com esse discurso?

Ter um Border Collie em um apartamento é muito mais difícil? SIM, mas se você mantiver uma rotina disciplinada de passeios com seu Border Collie com exercícios, treinos ou brincadeiras, vocês terão um relacionamento saudável.

Ter um Border Collie em um terreno com um grande quintal é mais fácil? SIM, mas de nada adianta ter uma casa grande se você apenas solta seu Border Collie no quintal e dá as costas para ficar no sofá e no seu celular. Porque ele vai querer você nas brincadeiras com ele!

Então, seja em casa ou apartamento, você terá as mesmas exigências com um Border Collie, a diferença é o espaço privado que você terá disponível para fazer sua rotina com ele. 

E vai mais uma dica: Nenhuma raça gosta de ficar presa em casa/apartamento, dedique um pouco do seu tempo para seu pet!

Saúde do Border Collie

O Border Collie é uma raça saudável, mas pode ter problemas de saúde comuns como em qualquer raça de cachorro. 

Um dos problemas mais comuns da raça é a displasia e, para evitá-la, é importante ir periodicamente ao veterinário, manter os exames em dia, exercícios físicos e uma alimentação balanceada Os dentes também precisam de uma atenção constante para não ter acúmulo de tártaro que pode evoluir para sérios problemas bucais.

Mas o que mais perguntam para a gente é sobre a queda de pelo. Nossa raça tem o que se chama de subpelo e trocamos a pelagem em média 2x por ano:

  • No inverno, para uma pelagem mais grossa.
  • E no verão para uma pelagem mais fina.

No Brasil, por ser um país de clima tropical, essas estações não são muito bem precisas. Então a queda de pelo pode ser constante. Por isso, a escovação diária é importante para manter os pelos brilhantes e sedosos.
É sempre importante ressaltar aqui que podem haver outros motivos para queda constante de pelo, então sempre consulte um veterinário para entender melhor as causas, como dermatite canina.

E qual o nosso segredo para manter nossa saúde em dia? É claro que são os produtos da Total Neem, que ajudam na nossa saúde bucal, no brilho dos nossos pelos e no fortalecimento dos nossos ossos.

E não poderia faltar uma última pergunta que mais recebemos: Como vocês lidam com 4 Border Collie em casa?
Essa história é boa mas fica para outro post! hahaha

Se gostou do nosso post, conta para a gente e siga a família @mundo.bordercollie para acompanhar a gente mais de perto!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *