Para que serve o óleo de neem nas plantas

Óleo de Neem nas Plantas

O óleo de neem é um produto 100% natural extraído da árvore de neem e com múltiplas funções para a jardinagem, agricultura, pecuária e mundo pet. Mas para que serve o óleo de neem nas plantas exatamente?

Nesse post vamos te explicar as aplicações, como usar o óleo de forma correta e assim fortalecer suas plantas do jardim, pomar e agricultura se livrando de pragas sem o uso de agrotóxicos. 

Para que serve o óleo de neem nas plantas?

Para algumas pessoas pode parecer estranho usar um óleo nas plantas, mas o neem possui bioativos poderosos que favorecem o crescimento, nutrição e proteção das plantas. Por exemplo, apenas 2 desses bioativos, a Azadirachtina e Salannim, possuem fatores de repelências tão eficientes que afastam quase 200 espécies de insetos que podem danificar plantações, jardins e pomares.Por exemplo, o com o neem você vai deixar longe das suas plantas pulgões, cochonilhas, tripes, mosca branca, percevejo, mosca da fruta, lagartas, pulgas e carrapatos entre outros parasitas e pragas.

E a lista para que serve o óleo de neem nas plantas não acaba aqui. O neem ainda possui outros 4 bioativos com função fungicida, que são: Gedunim, Nimbandiol, Nimbidin e Nimbin. Eles têm efeito fungitóxico evitando que fungos se proliferam em galhos e folhas das plantas deixando-as doentes e causando prejuízos.

Mas como ele faz isso? – Pode você nos perguntar!

O óleo de neem possui 4 passos principais no cuidado das plantas. Se a planta está com infestação, ele:

  1. Impede a praga de se alimentar da planta, bloqueando seu apetite e capacidade de se alimentar
  2. Seus bioativos agem dentro do organismo da praga, impedindo que ela cresça e se desenvolva
  3. Como ela não se alimenta e não se desenvolve, ele a impede também de se reproduzir, contendo a proliferação na plantação.

Já quando atua na prevenção, o efeito repelente impede as pragas de se aproximarem das suas plantas.

Assim, é possível proteger plantas de todos os gêneros, do vaso de dentro de casa a grandes lavouras, com o óleo de neem evitando pragas e fungos diversos que destroem a vida vegetal de modo 100% natural, orgânico e sem uso de inseticidas sintéticos que geram problemas a médio e longo prazo para plantas de consumo, como hortas, pomares e lavouras.

Como usar óleo de neem nas plantas

Agora que você já sabe os benefícios, vamos te ensinar como usar o óleo de neem nas plantas de casa, jardim ou na agricultura:

O óleo de neem é um produto extraído das folhas da árvore de neem sem qualquer mistura, por isso é concentrado e deve ser diluído na proporção de 1:100. Ou seja, a cada 1 tampinha e óleo (10 ml), adicione 1 litro de água, misture bem e pode:

  • Borrifar nas plantas a cada 15 dias nos jardins e plantas de casa para prevenção
  • Caso haja uma infestação, você pode aplicar o óleo de neem diluído 1 vez por semana.
  • Pulverizar na lavoura e agricultura como um todo a cada 60 dias.

Caso prefira, pode ainda adicionar um pouco dessa água com pó de neem no pé da planta para nutri-la com as vitaminas e proteínas vegetais do neem. Mas sem exageros e respeitando a quantidade de água indicada para cada espécie.

Óleo de neem queima as folhas?

A depender da forma como é aplicado, o óleo de neem queima as folhas sim. Por isso, é muito importante estar atento a esses cuidados:

Ao borrifar ou pulverizar, molhe toda a planta, como se fosse um leve banho para que todas as folhas sejam atingidas e ganhem essa proteção. Mas atente-se para a temperatura do dia e ao sol!

  • Em dias quentes, busque ter esse cuidado bem cedo ou depois do sol se pôr.
  • Já em dias frios e nublados o horário se torna mais flexível.

Isso porque o óleo em contato com a planta debaixo do sol quente pode manchar e oxidar as folhas, pela reação química do sol com um óleo.

O óleo de neem é tóxico?

Muitas pessoas ainda têm receio de usar, mesmo sabendo para que serve o óleo de neem nas plantas e de todos os seus benefícios, por medo de ser tóxico no consumo. Mas não se preocupe, já há estudos que comprovam como neem não oferece risco de toxicidade para humanos, animais domésticos, mamíferos de modo geral e nem para insetos polinizadores como as abelhas. 

O neem tem um grau tóxico tão baixo que a quantidade necessária para consumo a ponto de se ter um efeito seria um absurdo. Portanto, pode usá-lo a favor da saúde e beleza das plantas sem medo.

Óleo de neem é bom para orquídeas

Para quem tem como hobby ou profissão o cultivo de orquídeas, saiba que sim, o óleo de neem é bom para orquídeas e tem excelentes resultados no cultivo.

O óleo de neem protege as orquídeas contra pragas diversas e se utilizado de modo preventivo, tende a deixar suas orquídeas sempre saudáveis sem eventos de infestações. Para isso, basta pulverizar o óleo de neem diluído em água a cada 2 ou 3 semanas sem falhas. Isso porque o neem é um método orgânico e então sua longevidade de ações é curta e precisa de manutenção regular para manter a proteção das plantas.

Já para infestações, a aplicação deve ser semanal para potencializar os efeitos. Além disso, você irá observar que o processo de combate do neem é diferente do processo de um inseticida sintético:

  • O neem começa agir dentro de algumas horas após a aplicação.
  • Ao contrário do que nossa ansiedade espera, não veremos as pragas caírem mortas das plantas imediatamente. Isso porque o neem não age exterminando insetos e sim causando distúrbios fisiológicos nas pragas alterando apetite, desenvolvimento, causando infertilidade e deteriorando suas funções vitais até levá-los à morte.
  • Depois de eliminar pragas que parasitam e se alimentam das orquídeas, entra o efeito repelente para evitar novas infestações.

E você já experimentou cuidar de suas plantas, pomar ou lavoura com o neem? Clique aqui e saiba mais sobre o nosso óleo de neem concentrado!

4 thoughts on “Para que serve o óleo de neem nas plantas

    • José Carlos Villamagna Aguilera says:

      Olá Elainre!
      Sim, pode colocar o Pó de Neem ou o Óleo de Neem a cada 10 dias (período da ação dos bioativos do Neem).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *