Sabia que a medicina veterinária também usa de métodos naturais para tratar, prevenir e auxiliar a recuperação do seu cão? Hoje em dia, a homeopatia não é só exclusividade dos humanos. Isso porque com a busca incessante dos profissionais por métodos de tratamentos cada vez menos invasivos, o mercado veterinário se abriu para mais este recurso na qualidade de vida dos nossos cães. Sou a Kelianne, tutora da @bellabeagleig, e vou contar para vocês muito mais sobre os benefícios do uso de homeopatia para cachorro.
Homeopatia para cachorro
A homeopatia é considerada um recurso de medicina complementar desenvolvida pelo médico alemão Samuel Hahnemann em meados dos anos XVIII com o objetivo de tratar o corpo, a mente e a energia do animal, usando substâncias de propriedade animal, vegetal e mineral. Sendo assim, os remédios produzidos com esta base, são indicados para equilibrar o organismo do animal, agindo como tratamento e prevenção de doenças.
Importante saber também que a homeopatia para cachorro é reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) e por isso receitada por muitos veterinários sendo mais comum indicação para:
- Prevenção de afecções cardíacas;
- Controle de parasitas;
- Problemas no sistema digestório;
- Doenças renais;
- Processo de adestramento;
- Problemas relacionados a comportamento como: agitação, agressividade, ansiedade de separação, dentre outros.
E como nós tutores sempre estamos em busca de recursos cada vez mais naturais para os nossos cães, a homeopatia para cachorro tem ganhado espaço cada dia maior no mercado veterinário. A linha de produtos que hoje dispõe de diversos tipos variam desde florais (soluções líquidas), glóbulos, shampoos e até spray, que podem ser administrados com mais facilidade, podem ser encontrados em farmácias pet de manipulação, lojas específicas e pet shops.
Homeopatia para cachorro funciona?
Primeiramente precisamos entender que a homeopatia em si possui diversos princípios que buscam um equilíbrio energético para o paciente, sendo uma visão bem diferente da medicina alopática (medicina tradicional).
Desta maneira, a homeopatia veterinária trata com medicamentos que causam sintomas parecidos com os provocados pela doença o qual usam o termo tratamento por semelhança. Enquanto a Alopatia, trata as doenças com medicamentos que provocam reações contrárias aos sintomas dessas doenças, ou seja, “cura pelo contrário”.
Os principais pontos positivos para indicação da homeopatia para cachorro são:
- É natural: pois utiliza princípios naturais encontrados em plantas e minerais. Por isso não contém resíduo químico algum.
- Não é invasiva: basta utilizar alguns comprimidos ou gotas conforme a prescrição do médico veterinário.
- Não tem contraindicações: a homeopatia não causa alergias, pode ser aplicada junto com outras terapias.
- É acessível: bem fácil encontrar remédios homeopáticos e a longo prazo possui custo menor.
Além disso, a homeopatia é considerada um tratamento a longo prazo e não como intervenção e resposta imediata como a medicina alopática. Por isso, muitas pessoas acham que a homeopatia não funciona. Afinal, o tempo de resposta no tratamento de homeopatia para cachorros varia conforme a indicação, pois também pode ser usada associada a medicamentos alopáticos, varia conforme a evolução da doença. E por isso é bastante indicada em doenças crônicas de maneira a diminuir suas complicações.
Homeopatia para aumentar a imunidade do cachorro
Uma das piores situações para nós pais de pets é quando eles se encontram doentes, não é mesmo? O mais queremos é que eles se recuperem logo! Vou contar para vocês então que na homeopatia para cachorro também tem medicamentos que reforçam a imunidade deles.
Além de uma alimentação saudável e equilibrada, o medicamento homeopático pode ser associado diariamente para proporcionar bem estar e qualidade de vida. A indicação e prescrição depende do seu veterinário de confiança conforme avaliação física e necessidade do seu cão.
Homeopatia para cães com alergia de pele (dermatite)
Assim como os seres humanos, os cachorros também podem ter problemas de pele e alergias que geram coceiras nos cães, essas doenças são chamadas de dermatites. As dermatites possuem causas diversas, e podem ser hereditárias ou adquiridas até mesmo por baixa imunidade do cão, reações adversas a medicamentos, umidade na pelagem e também por ingestão de alimentos; problemas estes que causam incômodo e até mesmo irritabilidade.
Geralmente a dermatite é tratada com alteração de alguns hábitos alimentares, de higiene e também com medicamentos. Tais medicamentos podem proporcionar complicações à saúde a curto e longo prazo, já quando associado o medicamento homeopático as doses geralmente são reduzidas conforme a resposta ao tratamento; desta maneira proporciona menos complicações. Existem também medicamentos homeopáticos utilizados na prevenção em casos que a Dermatite já foi tratada anteriormente.
Os problemas relacionados à pele também podem ser provocados por parasitas que, por sua vez, infestam o cão e causam outros problemas mais sérios, como por exemplo os carrapatos que causam a Babesiose e Erlichiose – Doença do Carrapato. O uso contínuo do suplemento nutricional pet da Totalneem é uma alternativa econômica, eficaz, sem contra indicações e 100 % natural para proteger seu cão destes parasitas, pois o cuidado com a sua saúde vem de dentro para fora proporcionando inúmeros benefícios. Além de ser um grande aliado seja na prevenção como no tratamento em conjunto com medicamentos homeopáticos. E você pode ler muito mais sobre suplementos fitoterápicos para pet clicando aqui.
Agora me contem, já conheciam a homeopatia para cachorros? Já usam no seu dia a dia?
Muito bacana, e para quem buscar alternativas naturais, os produtos da Total Neem associados a homeopatia, é uma dupla maravilhosa hein.
Sim, uma forma mais “leve” de enfrentar a vida com muitos resultados