O carrapato de boi é um dos grandes pesadelos da pecuária causando sofrimento aos animais, problemas sérios de produção e prejuízos que, segundo dados da EMBRAPA, chegam em 3,2 bilhões de dólares todos os anos só no Brasil.
Nesse post vamos entender como o carrapato de boi age nos animais, quais os problemas ele gera e como combater os parasitas nas fazendas.
Carrapato de boi
O carrapato é sempre um grande problema nas plantações, animais domésticos e não seria diferente na pecuária de corte ou de leite. O chamado carrapato de boi sobe no corpo do animal, causa feridas na pele e suga o seu sangue para se alimentar. Nesse processo, o carrapato já gera vários danos à saúde do animal e a produção:
- Ao picar para sugar o sangue, já causa lesões cutâneas
- A perda de sangue gera anemias que pode se tornar profunda
- A anemia inibe a produção de leite gerando problemas para alimentação dos bezerros e também para a produção em gado leiteiro.
- Por fim, se a anemia se agravar e a depender do tamanho da infestação, pode levar o animal à morte.
Mas o caso pode ser mais doloroso, caso o carrapato esteja infectado com bactérias e protozoários que geram infecções no animal, como babesiose e anaplasmose, doenças popularmente conhecida no mundo da pecuária como Tristeza Parasitária Bovina (TPB).
O maior risco de infestação acontece em ambiente quente e úmido, como no verão brasileiro, quando há maior proliferação não só do carrapato de boi, como de todo hemoparasita.
A depender da raça do gado, a sensibilidade para a infestação é maior ou menor. Por exemplo, para linha de corte, é comum no Brasil a criação de gado com linhagem zebuínas, como a raça nelore, que são animais com genética muito resistente à infestação por carrapatos. Enquanto o gado leiteiro sofre mais com infestações pelo cultivo de linhagens taurinas como a raça holandesa,que é geneticamente mais sensível a infestações, causando maiores danos à saúde e produção leiteira.
Infestação de carrapato no pasto
Quando pica o gado, o carrapato de boi se alimenta do sangue do animal de 1 semana até 22 dias. Depois as fêmeas se desprendem de seu corpo e voltam para o solo, onde podem depositar até 3 mil ovos que vão eclodir depois de 2 a 7 meses a depender da época do ano criando infestações nas pastagens. A variação de tempo justifica a maior proliferação de carrapatos no verão, pois em períodos quentes e chuvosos os ovos eclodem em 2 meses. Enquanto no inverno eles ficam intactos na pastagem por até 7 meses aguardando a mudança de tempo.
Como os ovos são postos no pasto, é importante cuidar não só dos animais, mas também das infestações nas pastagens. Isso porque apenas 5% dos carrapatos de boi estão nos animais, sendo a maior infestação, cerca de 95% deles, ficam no pasto que precisa ser tratado para evitar colapso no gado.
Melhor remédio para carrapato bovino
O produtor enfrenta 2 grandes problemas para combater o carrapato no gado de corte que parecem não ter solução, mas tem! Embora várias das raças possuem naturalmente uma resistência a essa infestação, a verdade é que o pasto não tem e volta o volume de carrapato pode vencer as defesas biológicas do gado.
Contudo, o uso de carrapaticidas sintéticos geram 2 problemas:
- Primeiro os parasitas passam por mutação criando resistência aos produtos sintéticos com muita rapidez, fazendo com que hoje já exista mais de 20 mil produtos lançados no mundo para o mesmo efeito e muitos deles já sem qualquer efeito, devido a evolução das espécies de carrapatos.
- E para os que fazem, a verdade é que ao medicar o animal contra carrapatos, estamos inserindo um inseticida na carne do animal que servirá de consumo depois, uma forma de contaminação que nem o mercado deseja e nem o próprio produtor. Isso porque além de prejudicar a qualidade do produto, os carrapaticidas são caros, aumentando o custo de manutenção dos animais sem a certeza de eficácia.
E como resolver então? Não só para carrapato de boi, mas para tudo na natureza, a solução costuma estar dentro da própria natureza e não na indústria.
Remédio caseiro para carrapato no gado
Pode parecer estranho pensar que uma fórmula cheia de pesquisas e tecnologia não dá conta de resolver a infestação de carrapato bovino, mas um remédio caseiro para carrapato no gado seja eficiente, não é? Mas esta é a verdade!
O Neem é extremamente eficiente no combate e na prevenção do carrapato bovino tanto na infestação no animal, como na pastagem! Pois seus bioativos agem fisiologicamente no parasita, inibindo suas funções vitais até levá-los à morte, livrando os animais de grande porte como gado bovino e cavalos desse parasita. E para isso, o uso pode ser feito de 2 formas, inclusive combinadas:
- Com o pó de neem, misture a quantidade indicada na ração ou sal do animal e ofereça 1x ao dia na refeição. O neem será um suplemento vitamínico, rico também em minerais e bioativos que vão proteger o animal contra vermífugos, inflamações, infecções, produzir alta imunidade, eliminar e repelir parasitas como carrapatos e mosca de chifre, por exemplo.
- Já o óleo de neem diluído em água deve ser pulverizado no corpo do animal com regularidade para combater e prevenir diversas pragas como carrapatos, moscas de chifres, fungos, sarnas etc
Já na pastagem, a pulverização do óleo de neem diluído em água interrompe o ciclo reprodutivo dos parasitas, eliminando o ciclo de eclosão dos cerca de 3 mil ovos que cada fêmea pode depositar no pasto, com duração de até 200 dias. É fundamental que essa pulverização aconteça com regularidade para manter o pasto saudável e livre de pragas.
Remédio para carrapatos em vacas leiteiras
Devido à maior sensibilidade das raças bovinas usadas para a produção de leite, são esses os produtores que mais sofrem com a infestação de carrapatos, causando sérios prejuízos. Isso porque, geralmente, são também produtores muito menores do que na área de gado de corte, com propriedades pequenas que podem ser rapidamente devastadas pela infestação, causando até a morte das vacas e danos às vezes irreversíveis à saúde do negócio do produtor.
Contudo, assim como no caso do gado de corte, o produtor enfrenta também o risco de contaminação do seu leite ao utilizar inseticidas sintéticos consumidos pelo gado para eliminação de carrapatos, além de toda a questão de resistência que o parasita cria para produtos industrializados.
Assim, o neem também é a saída para manter a propriedade saudável, com um gado leiteiro sadio e a pastagem livre de infestações.Inclusive, há uma pesquisa realizada pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná de 2019 que comprova os efeitos positivos do pó de neem associado à ração dos animais no combate a parasitas. Já este artigo de estudo realizado no Paraná e publicado pela Revista Cultivando o Saber, nos mostra como o neem teve resultado positivo no experimento em tempo e eficácia comparado aos produtos sintéticos, com o benefício de não criar resistência nos parasitas e nenhum efeito colateral aos animais e nem ao leite.
Conheça mais da nossa linha de Pó e Óleo de Neem para gado nesse link.