Chá de Neem

cha de neem

O neem é conhecido por proporcionar diversos benefícios à saúde, prevenindo e controlando doenças. Além disso, muitas pessoas estão procurando por ele, para cuidar do cabelo e da pele. Tudo o que a árvore de neem produz pode ser usado para a medicina veterinária, cosméticos, produção de adubos e controle de pragas. Ele possui propriedades antiparasitárias, antifúngicas, antibacterianas e anti-inflamatórias. Mas você já ouviu falar do chá de neem? E hoje, vamos falar sobre o que o chá de neem pode oferecer à nossa saúde. Vamos lá?

Chá de Neem

O chá feito com as folhas de neem tem ação antisséptica e anti-inflamatória. Além disso, ainda ajuda no combate à úlcera e no controle dos níveis de gordura no organismo. A ação cicatrizante do neem ajuda a combater problemas na pele como acne, erupções cutâneas e feridas.

Chá de neem: para que serve?

O chá de neem tem sido tradicionalmente usado para uma variedade de benefícios à saúde, incluindo:

  • O controle de natalidade, pois diz-se que baixa a contagem de espermatozóides nos homens e enfraquece o revestimento uterino nas mulheres;
  • Purificação do sangue;
  • Tosses, resfriados, alergias e outras doenças do trato respiratório;
  • Saúde gastrointestinal, particularmente com relação a náuseas, vômitos e dores abdominais associadas à infecção;
  • Inflamação, pois o neem é um poderoso agente anti-inflamatório;
  • Distúrbios do fígado;
  • Desintoxicação geral;
  • Eliminação de parasitas. Particularmente os parasitas intestinais, vermes e lombrigas;
  • Embelezamento e tratamento da pele;
  • Melhora a digestão, pois as folhas do neem são ricas em fibras. 20% das fibras contidas nas folhas, possuem proteínas que são essenciais ao nosso corpo, como gordura, cálcio e aminoácidos.

Chá de neem para diabetes

Uma das funções do magnésio é regular a reação da insulina aos níveis de açúcar no sangue, colaborando para manter esses níveis de açúcar sob controle e razoavelmente constantes. E para que seja absolvido esse nutriente, uma boa opção é o chá de neem.

Além disso, o magnésio torna as células mais sensíveis a insulina, de modo que esse aspecto do metabolismo é beneficiado. Por isso, o magnésio é muito indicado para a prevenção da diabetes e para o tratamento da doença.

O potássio contido no chá de neem regula os níveis de açúcar no organismo e ajuda na absorção de nutrientes. Por isso, ele é um mineral muito importante para os diabéticos, pois evita picos ou a falta de açúcar. Ao regular a produção de insulina, o potássio auxilia na perda de peso também, pois a insulina ajuda o organismo a acumular gordura.

Chá de neem para emagrecer

Os benefícios do chá de neem para a nutrição se dão através do seu papel na absorção de outros nutrientes. Minerais como cálcio, sódio, potássio e fósforo, bem como diversas vitaminas, são melhor absorvidos quando o corpo está bem suprido de magnésio.

Esse benefício pode ser atribuído à capacidade do magnésio de ativar várias enzimas, substâncias necessárias para a quebra dos nutrientes durante a digestão. Dessa forma, a ingestão adequada do magnésio cria um efeito benéfico em cadeira sobre a nutrição geral.

Quando há deficiência de cálcio no organismo ocorre um desequilíbrio e os tecidos de gordura começam a inchar, podendo desencadear um aumento de peso. Entretanto, o chá de neem é rico nesse nutriente. A ingestão dele faz com que o organismo crie uma espécie de barreira, fazendo com que toda a gordura da comida não seja absorvida pelo organismo.

Além disso, quando o corpo está hidratado, o volume de sangue aumenta e melhora a circulação. Consumir o chá de neem, que é rico em água, evita que o organismo retenha sódio, que é o responsável pelos inchaços.

O chá de neem em contato com a água do estômago, as fibras solúveis se transformam em um gel, ajudando no processo de emagrecimento, pois irá garantir saciedade e, por consequência, evitando que a refeição seja exagerada. Elas também tornam a digestão mais lenta, mantendo a fome controlada por mais tempo.

Você também pode ler sobre o uso do neem em hortas caseiras.

Você já conhecia esses benefícios? Já tomou? Nos conte aqui nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *