Neem multiuso: Saiba porque o neem é considerado a árvore do século

neem é considerado a árvore do século

Sempre falamos sobre os benefícios do Neem, tanto medicinais, químicos e até os industriais. Além disso, o Neem ainda gera renda para várias famílias que vivem em pequenas propriedades agrícolas. Por isso, nesse post iremos falar sobre o Neem multiuso: Saiba porque o neem é considerado a árvore do século. Vamos lá?

Neem multiuso: Saiba porque o neem é considerado a árvore do século

O Neem foi declarado como a “Árvore do Século XXI” pela ONU graças aos seus benefícios ambientais e medicinais milenares. Ele é uma das plantas mais pesquisadas pela ciência nos últimos 20 anos e a Azadirachta Indica, o princípio ativo mais importante da árvore, é a matéria prima natural e atóxica com maior potencial em mercados relevantes e em crescimento como agropecuária, saúde e bem-estar.

O Neem tem capacidade para suportar condições extremas de calor e poluição da água. E ainda melhora a fertilidade do solo e reabilita terras degradadas. 

Existem alguns problemas que a humanidade vem enfrentando por conta de irresponsabilidades perante o meio ambiente, como poluição, extinção de animais, catástrofes climáticas e efeito estufa. E, com isso, a busca por recursos naturais que sejam renováveis e menos impactantes tem sido uma prática incessante. Uma das descobertas sobre o Neem é que essa árvore tem o potencial para amenizar danos ambientais e sanitários em âmbito global, podendo ser usado de várias maneiras em diferentes tipos de produtos. O próprio pó de neem, o nosso Suplemento Nutricional Pet, tem benefícios que vão muito além do pet!

Por exemplo, a sua madeira é resistente e a sua semente, casca e folhas podem ser utilizadas na fabricação de utensílios, pesticidas, repelentes, fármacos, cosméticos, além da vantagem de ser de baixo custo. Para saber mais, leia esse post de 13 curiosidades sobre o neem indiano.

Uso do Neem

Medicinal

O Neem é considerado eficiente na prevenção e cura de diversas doenças. Segundo um artigo publicado pelo departamento de bioquímica da Universidade Estadual de Maringá e as literaturas a respeito dos efeitos farmacológicos e médicos observados no corpo humano pelos extratos de várias partes da planta de neem.

As folhas, solúveis em água, possuem atividades curativas, anti úlcera, anti-inflamatória, anti sépticas e hipolipidêmica, que agem no controle dos níveis de colesterol e são hepatoprotetoras. Além disso, os extratos das folhas de neem, aplicados no creme dental, podem reduzir a placa bacteriana e têm bons efeitos no tratamento de gengivites e periodontites.

No extrato da casca de neem, foram observadas ações gastroprotetoras e inibição da ulceração gástrica. Além disso, estudos ainda apontam que o extrato da casca pode ser um forte aliado no tratamento de diabetes. Contudo, os extratos das folhas e sementes do neem também funcionam como repelente natural.

Indústria de cosméticos

Na cosmética, os benefícios do neem vem através de seu óleo, que pode ser utilizado para a fabricação de shampoo, óleo para os cabelos, tônico capilar, óleo fortalecedor para as unhas e sabão. 

Agropecuária

A pasta de neem vem sendo empregada na Índia, nas culturas de arroz e cana de açúcar desde 1930, visando o combate à Diatraea saccharalis, considerada uma das principais pragas da cana de açúcar, e contra o cupim. Além disso, o neem podem afetar mais de 400 espécies de insetos, alguns aracnídeos e alguns fungos.

Popularmente, pode-se dizer que o uso do neem atua contra piolho, pulga, carrapatos e pernilongo. A torta (material que resta após a extração do óleo do miolo das sementes de neem) tem uso variado, como fertilizantes, pesticidas naturais e na produção da ração animal, possuindo função vermífuga. Para saber mais, leia esse post sobre o impacto do neem no agronegócio.

Benefícios sociais

A árvore do neem, por sua alta resistência, se adapta facilmente a diversas situações. Ela produz muitos frutos e as suas folhas são vastamente utilizadas para extração de compostos e aplicáveis a diversos setores, como por exemplo, o farmacêutico, o industrial e o químico. Por conta de suas diversas possibilidades de uso, é destacada a relevância da árvore neem na zona rural também na geração de emprego e renda ao pequeno agricultor, além dos diversos benefícios descritos.

Neem e o meio ambiente

Por ser de fácil adaptação às condições semi-áridas,a árvore de neem consegue se desenvolver em diversos tipos de solo, de norte a sul do Brasil. Contudo, são resistente às altas temperaturas e à seca, a árvore de neem pode alcança os 10 metros de altura em poucos anos, além de produzir os seus primeiros frutos entre 2 e 5 anos após o seu plantio. As flores do neem também agradam às abelhas no processo de polinização.

O óleo de neem prensado a frio, de acordo com o registro de biopesticidas da EPA, não afeta abelhas, aves, plantas ou seres terrestres como minhocas, por exemplo. No entanto, ele é ligeiramente tóxico para organismos aquáticos. As categorias para medir o potencial tóxico de um elemento, segundo a EPA, varia de 1 a 4, sendo 4 o nível que apresenta menor perigo. O óleo de neem se encontra nesta categoria, indo para 3 em alguns casos de possível alergia dermatológica.

E então, você já sabia porque o neem é considerado a árvore do século? Para que você utiliza o neem no seu dia a dia? Nos conte aqui nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *