Dicas para banho em cachorro

dicas para banho em cachorro

Oi Pessoal! Meu nome é Riane, sou adestradora da Cão e Equilíbrio, mamãe de 06 peludinhos lindos e hoje vou dar dicas para banho em cachorro. Sabemos o quão difícil pode ser dar banho em cachorro, não é mesmo? A grande maioria odeia esse ritual, afinal não faz o menor sentido para eles, não se trata de uma situação instintiva. Por isso é um processo que deve ser treinado. Vamos aprender?

Cachorro agressivo X reativo

Vocês já ouviram o termo cão reativo? Essa palavra está muito em pauta ultimamente e muita gente me pergunta a diferença entre um cachorro reativo e um cachorro agressivo. E estou aqui para dizer para vocês que nem todo cachorro reativo é agressivo, mas necessariamente todo cachorro agressivo é reativo. Ok Tia Ri, mas o que é um cão reativo? Um cão reativo é um cão que reage de modo exagerado a situações e gatilhos. Um cãozinho que foge desesperado do banho é um cão reativo, um cão que late desesperado quando sente a água tocando sua pele é um cão reativo bem como um cachorro que tenta morder e é agressivo na hora de ser escovado também é um cão reativo.

E na hora do banho qual a diferença no comportamento de um cachorro agressivo x reativo? Ambos os cachorros estão enfrentando um enorme desconforto, uma situação além do que ele pode aguentar naquele momento, a grande diferença é que um cão reativo pode se machucar tentando fugir e passar por aquela situação de modo extremamente desconfortável. Mas a grande maioria das pessoas acaba contendo ele ali mesmo e o obrigando a passar por aquele desconforto sem dó nem piedade e é aí que o cachorro reativo se torna um cachorro agressivo. Afinal, fugir, gritar, latir não funcionou, nos resta a linguagem da agressividade que, convenhamos, quase sempre funciona.

Como acalmar cachorro tomando banho

É importantíssimo que consigamos aprender a ler os sinais de desconforto dos nossos cachorros e, consequentemente, os profissionais que lidam com eles também deveriam saber. Afinal, quando alguém pisa no seu pé e você grita a pessoa pede desculpas, né? Infelizmente quando tratamos nossos pets eles emitem sinais de desconforto o tempo todo e são ignorados ou obrigados a permanecer nessa situação “ruim”. Existem algumas dicas legais de como acalmar cachorro tomando banho e vou dividi-las com vocês:

  1. Ajuste a temperatura para morno, isso faz toda a diferença no hora de dar banho em cachorro.
  2. Procure oferecer atividades de lamber, existem tapetinhos para isso. Afinal, lamber acalma.
  3. Ofereça petiscos de alto valor, mas se seu cachorro se negar a pegar, indica que você está forçando demais. Então dê dois passos para trás e respeite o tempo dele.
  4. Dê um passeio antes do banho.
  5. Se você não consegue dar banho em casa, no pet shop o desconforto do seu cachorro será muito maior, a diferença é que ele estará nas mãos de pessoas estranhas. Talvez ele não reaja por medo, mas o desconforto ainda existe. Então esteja perto dele, para que ele te veja e se sinta mais seguro.
  6. Faça exercícios e brincadeiras envolvendo água, gelo e secador durante a semana.

Banheira para cachorro agressivo funciona?

Quando levamos nossos pets para o banho e tosa precisamos enfrentar, ou melhor eles precisam enfrentar além de todos os medos e desconfortos, que um estranho pegue no colo para que possam ser colocados na banheira. Dai me perguntam: Riane, banheira para cachorro agressivo funciona? Ele fica mesmo menos agressivo? É importante que as pessoas entendam de uma vez por todas que não reagir não indica que o desconforto acabou, muita das vezes o cãozinho não está reagindo, mas está travado de medo, cedo ou tarde esse comportamento irá explodir em algum lugar. Sobre onde é o melhor lugar para dar banho no nosso cachorro, o que eu posso dizer é que o cão é quem vai dizer, existem cães que se sentem mais seguros e confortáveis dentro da banheira, já outros preferem o chão.

Entretanto uma situação que é unânime de desconforto é pegar no colo, então uma das minhas indicações quando levamos um cachorro agressivo a um pet é que opte por um estabelecimento que tenha escadas nas laterais da banheira. Desse modo a aproximação será bem menos invasiva e seu pet terá a sensação de que a escolha foi dele de subir e entrar na banheira. Além de ser um local mais seguro e agradável (devido à altura) para quem está dando banho.

Shampoo a seco para cachorro

O Shampoo a seco é um ótimo aliado na vida de quem tem cachorro. Aliás, o último lançamento da Total Neem foi uma loção de neem que pode ser usada como shampoo a seco, se você não conhece vale muito a pena.  Às vezes se o pet está com um cheirinho desagradável, mas não ao ponto de precisar de um banho total, acabamos fazendo o uso do shampoo a seco que ele supre bastante essa necessidade. Mas e do ponto de vista comportamental? O shampoo a seco pode servir para um excelente exercício de dessensibilização para cães que odeiam água e secador.

Quando vamos apresentar o banho para um cachorro ou ensinar um cachorro que não gosta de banho não podemos em hipótese nenhuma simplesmente jogá-lo na banheira e ligar o jato de água diretamente nele. Deste modo você pode causar uma péssima primeira impressão ou expor seu cãozinho a uma situação muito mais difícil do que ele está preparado, já pensou nisso?

Quando inicio o treinamento de puppy class (adestramento para filhotes) preciso que meu aluninho interaja várias vezes com a água, que goste daquele estímulo. Mas é claro que não podemos deixar esse filhote molhado todos os dias. Então o shampoo a seco pode nos auxiliar nisso. Aí vão algumas dicas para preparar um filhote para seu primeiro banho com o shampoo a seco ou cães que não gostam de tomar banho:

  1. Comece deixando o spray no chão, coloque petiscos ao redor;
  2. Dê várias borrifadas no ar e recompense seu pet por estar próximo;
  3. Borrife no ar, em cima do seu pet e recompense com algo bem gostoso, ou brinque com ele;
  4. Dê algumas borrifadas durante o passeio, especialmente se estiver muito calor;
  5. Ofereça uma recompensa continua como um brinquedo recheado ou uma orelha bovina e comece a borrifar na pelagem;
  6. Agora que ele está confortável com o banho a seco, aumente a pressão das borrifadas;
  7. Após todo esse processo, você pode apresentar o secador;
  8. Comece jogando petiscos pelo chão e o ligar o secador;
  9. Vá passando vários jatos de longe no seu cãozinho enquanto ele come algo delicioso;
  10. O banho a seco permite que você faça esse processo rapidamente diferente do banho normal, logo é bem mais fácil seu cãozinho associar positivamente inicialmente.

A grande diferença entre um cãozinho que está aprendendo o que é um banho para um cão que já tem um preconceito instalado sobre o processo é que um cão adulto que já acha o banho algo ruim esses passos acima levarão muito mais tempo. Portanto, tenha paciência, faça um pouquinho por dia e logo logo seu pet estará amando o processo de banho. Me contem aqui embaixo quais técnicas vocês utilizaram para dar banho em cachorro, estou curiosa! 🙂

2 thoughts on “Dicas para banho em cachorro

  1. Helena Faria Bergo says:

    Adotei um cão de 5 anos que foi resgatado de maus tratos.Nos primeiros dias ele rosnava quando eu olhava pra ele e quando fiz carinho na cabecinha me mordeu.
    Agora melhorou mas ainda não tenho coragem de fazer carinho na cabeça e escova lo. Ele parece um poodle, está precisando de banho e tosa. Um adestrador disse que ele pode melhorar de 50 a 60% . Me parece que ele tem facilidade de aprender.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *