Banho de cachorro em casa

Banho de cachorro é sempre um dilema em casa e cheio de decisões, né?

  • De quanto em quanto tempo dar banho?
  • Banho em casa ou no pet shop?.
  • Quais produtos utilizar?

Bem, a distância entre banhos varia muito conforme a raça e atividades físicas do pet. Isso porque pets que correm e  brincam muito na terra, por exemplo, têm mais necessidades de banhos do que aqueles mais urbanos ou caseiros. Mas se você optar por dar banho em casa, temos dicas de como fazer com produtos 100% naturais e eficientes. Vamos lá?

Banho de cachorro em casa

Banho de cachorro não é algo complicado e basta entender um pequeno passo a passo e ter os produtos certos para viver esse momento de cuidado e higiene com seu pet cãozinho em casa, de forma econômica, segura e eficaz!

Passo 1: Escovação canina

Comece escovando seu cachorro. Aliás, esse passo deve estar no dia a dia dele, pois quanto mais você escova seu pet, menos banho ele precisa e mais bonito será o pelo dele. A escovação remove os pelos mortos e as sujidades mais grosseiras, promovendo saúde à pelagem. 

Para uma escovação ideal, comece pela cabeça e vá em direção a cauda e priorize escovar antes no sentido contrário ao nascimento do pelo para remover os pelos mortos de cães com pelo longo e grosso. Não tenha pressa, escove com calma e carinho, pois é também uma massagem que tranquiliza o animal para o banho. Além disso, é um bom momento para abrir os pelos e verificar como está a pele do animal.

Passo 2: Hidratação com a Loção de Neem

Foto: Instagram @arthur.pastoralemao

Após a escovação, borrife a loção de neem nas mãos e espalhe por todo o corpo do pet, massageando bem. Ela vai hidratar o pelo e a pele do pet, ajudar a desinfetar possíveis lesões e agilizar o processo de cicatrização. 

Passo 3: Preparando o banho

Enquanto a loção de neem age no pelo do pet, busque um local tranquilo, separe a toalha, sabonete, shampoo e condicionador de Neem para o banho de cachorro. Prefira água morna para o banho, pois isso ajuda a ativar os efeitos dos produtos como um todo. Mas em dias de muito calor vale água mais fresca. Com tudo pronto, é importante proteger as orelhas do pet com bolas de algodão impermeável para evitar que a água entre no ouvido, podendo causar Otite Canina!

Passo 4: Hora do banho de cachorro

Comece molhando bem o cachorro e se certifique de umedecer todo o pelo e pele do cão. Depois aplique o Sabonete Líquido de Neem no seu pet, sendo:

Foto: Instagram @arthur.pastoralemao
  • Comece pelo pescoço e massageie formando espuma até a cauda.
  • Depois aplique o sabonete e lave bem as pernas e patas, inclusive entre os dedos e os coxins.
  • Agora lave as partes íntimas, virilha, barriguinha e todas as dobrinhas.
  • Para o focinho, tenha mais cuidado, evite a área dos olhos.
  • Deixei o sabonete agir por uns 5 minutinhos.

Agora é só enxaguar direitinho e repetir o processo aplicando o Shampoo para Cachorro de Neem: espalhe e massageie todo o corpo do animal, deixe agir por 5 minutos e enxágue.

Pelo e pele bem lavado, arremate o banho de cachorro aplicando o Condicionador de Neem, para hidratar, fechar as fibras do pelo e deixar o pet ainda mais lindo e macios. Para isso:

  • Aplique uma quantidade mediana por todo o dorso do animal e calda.
  • Depois aplique no peito e patas.
  • Já para a barriguinha, como há bem menos pelo, a quantidade pode ser reduzida.

Deixei agir por 5 minutos e enxágue muito bem! Este é o último enxágue e você precisa estar muito atento para não sobrar resíduo de produtos no cão. Em caso de enxágue incompleto, o cachorro pode apresentar coceiras, por incômodo do produto seco em sua pele, ok?

Passo 5: Secando o cachorro

Para finalizar o banho de cachorro, é hora de secar o seu peludo!

  • Primeiro passe uma toalha para tirar o excesso de água e diminuir o tempo de secagem.
  • Para cães de pêlo curto ou menores, você pode se arriscar a secar com secadores de cabelo humano. Mas para cães maiores e de pelagem mais densa, aconselha-se a secar com um soprador pet, pela facilidade e potência do aparelho. Isso porque um secador de cabelo até vai secar, mas pode demorar muito tempo e talvez o seu pet não tenha paciência para isso.
  • Após passar a toalha, direcione o jato morno do secador contra o sentido dos pelos e com a ajuda de um pente, vá escovando e secando até ter o pet com pelo e pele 100% secos. E isso inclui barriguinha, patas e entre os dedos, não se esqueça!

Fim do banho? Você ainda pode finalizar com um perfume próprio para cachorro. Mas cuide para escolher uma fragrância suave para o seu pet e não irritá-lo, ok?

Shampoo para cachorro

Indicamos que você use o Sabonete líquido e o Shampoo de Neem durante o banho de cachorro em casa. E talvez você acha demais, não é? Mas acredite: isso fará com que o banho do cachorro dure mais tempo, pois o sabonete tem maior concentração de Citronela que além de perfumar seu pet e ser um poderoso repelente natural para insetos (inclusive o mosquito da dengue), ela fará com que aquele cheirinho corporal do cão não muito agradável, demore para se manifestar, um fator que chamamos de anti odor ou desodorante natural. Assim, o banho dura muito mais tempo, economizando tempo, produtos e a paciência do seu pet, caso ele não seja muito fã de banhos.

Já o Shampoo para cachorro completa a limpeza do cachorro e tem uma espuma muito mais hidratante para os fios, completando a higiene do sabonete e a hidratação da loção, enquanto retira a loção aplicada lá no começo do banho. E o condicionador arremata o banho garantindo suavidade, pelos desembaraçados e proteção de neem.

Shampoo antipulgas

E o shampoo antipulgas, será que precisa? Precisa, mas nesse caso ele é o próprio sabonete e shampoo de neem! Isso porque o neem tem poderosos bioativos que repelem e elimina parasitas e protozoários, afastando e eliminando pulgas e carrapatos do seu pet, além de deixar o fator repelente no corpo deles, para afugentar esses bichinhos malvados no passeio. Então, não se preocupe, seu kit de neem fará todo o trabalho no banho de cachorro:

  • Limpa
  • Hidrata pelo e pele do animal.
  • Remove e previne de pulgas e carrapatos
  • Desinfeta e cicatriza lesões na pele.

E você, já adquiriu seu kit de banho Total Neem? Clique aqui e garanta o seu!

One thought on “Banho de cachorro em casa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *