Você já viu um cão coçando o ouvido, sacudindo a cabeça e, às vezes, até chorando ao coçá-lo? Se sim, fique atento, pois isso pode ser sinal de otite canina. Essa inflamação do conduto auditivo é um desconforto tanto para o pet quanto para o dono, pois leva a produção de cera de coloração alterada em excesso, coceira descontrolada e um cheiro forte. Quer entender melhor sobre a otite canina? Vem com a gente até o final.
Otite canina
A otite canina é uma inflamação que pode atingir o ouvido externo, médio ou interno do cão. Para entender como o organismo do pet funciona, é importante saber que vivem ácaros, bactérias e fungos naturais dentro da orelha e eles são importantes para o organismo. Porém, quando o cão está com a imunidade baixa, eles se reproduzem mais e causam o problema.
Existem raças de cachorro que são mais propensas a ter a otite, por conta das orelhas caídas, como é o caso dos cockers, beagles e bassets. Isso acontece, pois, a orelha tampa o canal auditivo e facilita o acúmulo de umidade, um prato cheio para as bactérias.
A otite canina pode ocorrer pela presença de vários tipos de micro-organismos. Quando atinge a orelha externa, a causa mais comum é o acúmulo de cera de ouvido ou infecção por bactérias e/ou fungos. Mas também pode haver entrada de corpos estranhos, como água, poeira, entre outros.
É importante saber que existe a possibilidade da inflamação ser pela presença de fungos e parasitas, como ácaros e carrapatos. É necessário prestar atenção aos sintomas que cão apresenta e levá-lo ao veterinário quando perceber essa dor ou desconforto no ouvido. Principalmente porque, quanto mais cedo tratar, menores serão as chances de complicação, como uma evolução para a otite média ou interna, que acaba tendo um tratamento mais complexo.
Ouvido inflamado
Os cães com alergias na pele possuem maior tendência a desenvolverem uma inflamação no ouvido, pois a parte interna da orelha também é coberta por pele. A higienização incorreta é outro fator que pode causar a otite canina, e estamos falando tanto do excesso quanto da falta de higiene. A limpeza em excesso pode remover as defesas naturais do organismo e deixá-los expostos. Enquanto uma limpeza que não seja cuidadosa preserva a sujeira e os corpos estranhos.
As causas de otite canina são classificadas em dois grupos. Primária, quando existe a presença de bactérias ou fungos, ocorre principalmente pela proliferação da própria flora do organismo e vai depender da predisposição e capacidade de resposta do sistema imunológico do cão. E secundária, que ocorre com a entrada de algum agente agressor, como água, por exemplo.
Remédio para otite canina
No mercado existem diversos medicamentos para o tratamento da otite canina. Porém, para que esse tratamento seja efetivo é necessário saber o que está causando a otite no cão. Por isso, a primeira coisa a ser feita é levar o cão ao médico veterinário para que seja feito o diagnóstico e assim, prescrever o tratamento ideal.
Normalmente, para o tratamento, são prescritas soluções otológicas que contenham antibiótico, antifúngico e anti-inflamatório em sua formulação. Alguns dos remédios para otite canina disponíveis são:
- Oto Cleam – esse na verdade é uma solução de limpeza, que, além de limpar o ouvido do cão, ainda remove sujeiras e odores desagradáveis. Ele pode ser usado de 1 a 2 vezes por semana conforme indicação.
- Otodem Plus – uma solução otológica e dermatológica, com ação antibacteriana, antimicótica, anti-inflamatória e antiparasitária, sendo ideal para o tratamento de infecções auriculares e cutâneas, supuradas ou pruriginosas de origem bacteriana, micótica e parasitária nos cães.
- Otomax – em forma de pomada de suspensão, é uma preparação otológica segura e eficaz, indicada para o tratamento de otite externa aguda e crônica nos cães, por resultado de infecções por fungos e bactérias. Além de apresentar ação anti-inflamatória.
- Pó de Neem – O Neem é um poderoso anti-inflamatório, ele possui antioxidantes que agem tanto na prevenção quanto na cura de inflamações no ouvido, em outros órgãos ou na pele. Além do mais, o nosso pó mágico possui outros diversos benefícios, para saber mais leia esse post sobre 10 benefícios do neem para os pets.
Otite canina grave
A otite canina tem como um dos principais sintomas a inflamação do conduto. Isso faz com que os cães se cocem em excesso, podendo causar feridas graves. Além do mais, se não tratada logo no início ou não for tratada corretamente, pode se tornar um caso grave, pois existe a possibilidade maior de evoluir para um comprometimento do sistema neurológico do cão, levando a perda de audição de maneira permanente.
Por isso, é necessário manter a higiene do seu cão em dia, utilizando algodão, pois o cotonete pode machucá-lo. Além de, sempre levar o cão em locais de confiança para tomar banho, tendo a certeza que os ouvidos estarão protegidos no processo. Ou quando der banho em casa, usar protetores auriculares e secar bem as orelhas após o banho.
Além desses cuidados, sempre verifique se não há nenhum cheiro ou secreção no local. Não deixe de procurar um médico veterinário caso seu cão tenha algum sintoma.
E então, você já sabia o que era a otite canina? Já teve algum caso com o seu cão? Conta pra gente.