Efeitos colaterais do neem

Neem causa diarreia e vômito?

Se você já pesquisou um pouco sobre o pó de neem ou outro produto à base desse ingrediente por aí, pode ter encontrado alguns possíveis efeitos colaterais do neem que costumam assustar na primeira impressão. Por isso, nesse post vamos te explicar quais são os efeitos colaterais do neem para animais domésticos e também de grande porte e o que, na prática, eles fazem no organismo do animal.

O que é Neem?

Se você é novo por aqui ou na busca de informações e ainda não sabe bem o que é o neem, vamos te situar! O neem é uma árvore chamada Neem Indiano e, como o nome indica, com origem na região da Índia, onde essa árvore é muito comum nas ruas.

Esta árvore é centenária e tradicional na Índia pelos benefícios fitoterápicos que ela oferece e já fazem parte da cultura medicinal indiana. Contudo, com a evolução das pesquisas científicas feitas com o Neem, a identificação dos seus 12 bioativos e a eficácia deles na saúde animal, humana e nos benefícios oferecidos para a agricultura, o neem passou a ser considerada a Árvore do Século!

Desta árvore se extrai principalmente as folhas e frutos para a produção do pó de neem. E dele o extrato do neem, que é o óleo que o neem oferece para a formulação de muitos produtos como dermocosméticos humanos e pet, repelentes, aromatizante de ambiente, multiuso de neem entre outras possibilidades.

Contudo, o neem oferece uma madeira de lei muito forte e útil para muitas construções. Inclusive por muito tempo era utilizada na construção de embarcações, pois era considerada uma das melhores madeiras pela resistência e durabilidade da estrutura dessa madeira e por ser anti parasitas, como o cupim e a traça.

>>> Saiba mais curiosidades sobre o neem nesse post!

Efeitos colaterais do Neem

Primeiro é importante saber que nós, na TotalNeem, temos todo o cuidado com a plantação da nossa Floresta de Neem no estado de Minas Gerais, sendo a fazenda certificada pelo MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), para a total garantia da qualidade da nossa matéria prima e produto oferecido. 

E agora que você já entendeu o que é o neem e a sua relevância no cenário científico, mediante cada descoberta com estudos e comprovações de seus benefícios, vamos entender os efeitos colaterais do neem mencionados na Internet?

Neem é tóxico?

A primeira coisa que assusta o tutor, agricultor e o fazendeiro é a possibilidade do neem ser tóxico para os animais ou para quem for consumir a produção agrícola. Contudo, essa é mais uma das frases fora de contexto que se usa na Internet como forma de atacar um produto ou alguém.

Isso porque, sim, o neem tem seu fator de toxicidade com muitas plantas consumidas por humanos e animais. Porém, o grau tóxico do neem é tão baixo que se torna completamente irrelevante se preocupar, lembrando que não deve ser oferecido a filhotes com até 60 dias!

Por exemplo, um gatinho ou cão de até 20kg deve consumir diariamente 1g de Pó de Neem TotalNeem ao dia. Esta é a dose ideal diária para o animal desse porte ter todos os benefícios do neem. 

E quando ele pode se intoxicar com o neem? A partir de 40X a dosagem recomendada. Então, o cão ou gato que precisa consumir quase 1 pacote inteiro de 50g do nosso Pó de Neem para começar a ter algum efeito. Veja a regra abaixo:

  • Para cada 20 kg do animal, ofereça 1 g de pó de neem diário, independente da espécie.
  • Animais que consomem o pó de neem regularmente podem ter sua dose dobrada em caso de doenças com tratamento veterinário em curso e precisam de reforço de imunidade proporcionado pelo neem
  • A intoxicação por neem só tem alguma chance de acontecer a partir de 40X a dosagem diária de acordo com o peso do animal.

Já na agricultura, o extrato de neem deve ser diluído conforme orientação da embalagem e, desse modo, não há risco de intoxicação no consumo do alimento. Assim os efeitos colaterais do neem são apenas os benefícios de uma plantação sem uso de agrotóxico sintético.

>>> Saiba mais sobre a toxicidade do óleo de neem aqui.

Nem causa diarreia e vômito?

Alguns pets podem apresentar efeitos colaterais do neem um pouco assustadores para os tutores. Isso porque a depender da saúde do pet, ele pode ter episódios de vômito e diarreia nos primeiros dias de uso e esses sinais podem levar alguns dias para desaparecer preocupando muito os tutores.

Mas se o neem é cheio de benefícios para a saúde animal, porque ele faz vomitar e causa diarreia? A questão é que ao primeiro olhar esses sinais são vistos como ruins, quando na verdade é o neem agindo a favor da saúde animal. E ok, parece estranho, mas veja:

  • Em geral, periodicamente usamos algum comprimido vermífugo com nossos pets com objetivo de prevenir ou eliminar vermes. Contudo a medicação é eficaz para uma gama de vermes para a qual ela foi formulada, mas nenhum vermífugo tem a capacidade de atingir todos os tipos de vermes.
  • O neem tem bioativos diversos que podem atacar tipos de vermes diferentes no organismo do animal, desde vermes com alojamento gástrico, intestinal e até o temido verme do coração.

Assim, aquele animal que parecia saudável e começou a vomitar ou ter diarreia do nada após o uso do neem, está apenas sofrendo as ações do neem em combate a vermes. A depender da infestação, da imunidade do animal e da resistência dos tipos de vermes presentes no organismo, é comum que o pet sofra com esses efeitos por alguns dias até que o neem consiga eliminar toda a infestação.

Nesse período, a recomendação é não interromper o uso do neem, hidratar bem o pet e oferecer alimentação leve, para facilitar a digestão nesse período.

E aí, tem mais algum efeito colateral que você já ouviu falar? Comente aqui e a gente te ajuda a esclarecer!

4 thoughts on “Efeitos colaterais do neem

    • José Carlos Villamagna Aguilera says:

      Olá Marcia!
      Verifique nas fezes se consegue identificar parasitas, pois no inicio da utilização eventuais contaminações por parasitas internos, tentam sobreviver, ocasionando vômitos.
      Em até duas e três semanas esse ciclo se normaliza, eliminando esse invasores indesejáveis! Dai por diante seu pet estará protegido por dentro!
      Permanecemos as ordens para quaisquer esclarecimentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *