Se tem uma coisa que a grande maioria dos cachorros AMAM é o famoso petisco! E o mercado é vasto com petiscos para cachorro de todos os tipos, formatos, sabores e qualidade também. Mas nem sempre sabemos como escolher o melhor petisco para cachorro, não é verdade?
Pois bem, nesse post vamos te dar dicas bacanas de observar para fazer compras assertivas e funcionais! Vamos lá?
Como escolher o petisco para cachorro?
A missão nem sempre é simples e muitas vezes vamos pelo tamanho do pacote ou preço. Mas tem dicas de como escolher o petisco para cachorro e oferecer a guloseima certa na hora certa para o seu filho de 4 patas.
A primeira coisa a ser observada é a qualidade do petisco. Porque é muito importante oferecer algo nutritivo que vai agregar na dieta do nosso pet e que seja o mais natural possível Afinal, não vale a pena investir em algo que não passa de um “fast food” sem valor para ele. Então sempre busque por:
- Petiscos Naturais: seja em lojinhas que preparam petiscos ou fazendo receitinhas em casa com ingredientes saudáveis e super nutritivos para o seu pet. Você pode inclusive fazer o download gratuito dos nossos Livros de Receitas Pet, confira:
- Petiscos super premium: são muito mais nutritivos e costumam ter ativos mais naturais. Outra dica é buscar por petiscos livres de corantes artificiais que não acrescentam em nada ao seu cachorro.
Petisco para cachorro
Existem petiscos bem pequenos e outros grandões. Petiscos macios e outros bem crocantes. E ainda há petiscos recheados, petiscos de formatos diferentes e sem contar a diversidade de aromas disponíveis.
Nada disso é à toa! A riqueza de formatos, texturas, crocância, palatabilidade e aromas gera enriquecimento ambiental para o seu pet. Isso faz com que momentos de carinho e, principalmente de treinos de adestramento positivo tenham uma motivação diferente, sempre que adquirimos ou preparamos uma certa variedade de petiscos para o nosso cachorro. Além disso, quando ele reconhece pelo olfato aquele petisco que é o queridinho, ele sabe que é melhor atender aos pedidos do seu tutor o quanto antes, para receber aquela recompensa deliciosa.
Outro ponto importante é adequar o formato e tamanho do petisco para o porte do seu pet. Cães pequenos precisam de formatos menores ou que sejam fáceis de quebrar. Enquanto raças de porte grande e gigante consomem facilmente algo maior ou mais resistente, sem necessariamente engordar por isso.
Bifinho para cachorro
Algo que raramente é negado por um cachorro é um saboroso bifinho, certo? Por isso, mais do que nunca é importante estar atento aos bifinhos super premium, para não oferecer petiscos de baixa qualidade, ricos em sódio e fracos em proteína, que podem gerar problemas futuros ao seu cachorro.
Fora isso, há bifinhos com sabores e aromas diferentes de frutas, proteínas e até com pegada veggie. Muitas vezes, no treino de comandos novos, o bifinho é um ótimo atrativo e incentivo para o seu pet se esforçar em aprender. Pois além de muito cheirosos, são extremamente palatáveis, tornando-se irresistíveis e isso faz deles um ótimo reforço positivo canino.
Para isso, corte o bifinho em pedacinhos bem pequenos e vá oferecendo aos poucos, a cada vez que o pet acerta um comando ou atitude esperada. Assim ele recebe várias recompensas sem comer demais. Lembrando que o recomendado pelos veterinários é que o petisco não substitua mais do que 10% da alimentação diária do seu pet. Daí a importância de fracionar os petiscos para brincadeiras, treinos ou mesmo mimos quando fazem aquela carinha fofa para pedir mais um pedacinho!rs.
Petisco para cachorro filhote
E os filhotes, também podem comer petisco? Sim, há petiscos para cachorro filhote com linhas criadas especialmente para essa fase da vida que são crocantes na medida certa, com tamanhos apropriados para cada porte e balanceados nutricionalmente para os peludos novinhos.
Porém, ainda assim, é importante saber que o ideal é que os cães só conheçam os petiscos ao completar 3 meses de vida. Até essa idade, o recomendado é que, após o desmame, ele coma apenas ração para filhote, para ter uma base alimentar bem específica, o que gera pontos positivos em sua saúde pela vida toda.
Dicas de como escolher petisco para o cachorro
Agora que já falamos um pouco dos principais petiscos, formatos e idade para consumir, veja só essas dicas práticas que vão te ajudar a fazer boas compras de petiscos para o dia a dia do seu cachorro:
- Petiscos mais crocantes ou bem pastosos são bons para rechear brinquedos e praticar Enriquecimento Ambiental Alimentar.
- Opções com crocância moderada são ótimos para serem fracionados e entregues como recompensa para o pet em treinos do dia a dia.
- Bifinhos são recompensas muito funcionais para treinos de comandos e lições novas. Pois o aroma e sua extrema palatabilidade ajudam muito a estimular o cachorro a focar.
- Petiscos grandes são melhores para cães grandes.
- Já os formatos menores colaboram com o porte pequeno.
- Petiscos macios ou de leve crocância são ideais para cães novinhos e idosos, com mais dificuldade em mordidas.
- Devemos evitar o petisco com alta quantidade de sódio e corantes artificiais.
- Petiscos bem aromáticos são bacanas para dar como aperitivo antes da refeição, para abrir o apetite de cães que não tem tanta fome e são mais ‘chatinhos’ para comer.
- Se puder, opte por petiscos naturais! Além de mais nutritivos, você ainda pode inserir o Suplemento Nutricional Pet na receita, para que o seu pet consuma brincando e se protegendo ao mesmo tempo!
E então, quais dessas situações mais se encaixam na realidade do seu pet? E quem gosta de fazer receitinhas de petisco para cachorro em casa?