13 Curiosidades sobre o neem indiano

13 Curiosidades sobre o neem

13 CURIOSIDADES SOBRE O NEEM

Volta e meia falamos aqui no Blog sobre como usar e os benefícios do uso diário do neem para mamíferos, tanto animais domésticos como para animais de grande porte, como gado bovino, suíno equino e ovino. Mas nesse post queremos te contar 13 curiosidades sobre o neem para dividir um pouco mais sobre porque somos apaixonados por essa árvore cheia de efeitos medicinais, nutricionais e cultivamos nossa Floresta de neem com tanto amor.

13 Curiosidades sobre o neem

Uso do Neem

  1. Antigamente muitos navios eram feitos de neem pela resistência e durabilidade da estrutura dessa madeira e por ser anti parasitas, como o cupim e a traça.
  2. Na índia, pela baixa renda da maioria da população, o galho de neem é usado como escova de dente.
  3. Por usar o neem como escova de dentes, a incidência de gengivite na população indiana é mínima. Bem como o mau hálito, que é tratado mastigando a folha do neem diariamente.
  4. A raiz do Neem, quando usada como carvão, dura 3x mais do que o carvão tradicional. E ainda é repelente e por isso afasta mosquitos dos churrascos.
  5. Nos EUA, muitas casas são feitas de madeira ainda e uma das madeiras utilizadas é o Neem, tanto pela resistência da madeira, como pelo acabamento e brilho dela, que é parecido com sua “parente’, o mogno afastando principalmente o cupim.

Neem contra o carrapato

  1. Sabemos que o neem vem da Índia e tem efeito carrapaticida. Curiosamente, um dos carrapatos que mais infesta o gado também tem origem indiana e alto poder de infestação/reprodução, pois cada fêmea gera até 4 mil ovos em 3 meses, que se transformam em larvas infestantes. Por isso é tão importante manter o consumo diário de Neem pelo gado para afastar essa praga.
  2. O neem é incrível e pode erradicar o carrapato do seu ambiente sem o uso de nenhum outro tipo de produto ou inseticida. Porém, isso não acontece de um dia pro outro, pois o ciclo do carrapato é longo. Logo, é preciso fazer uso diário religiosamente por pelo menos 8 meses para garantir que eliminou a praga completamente.

Benefício do neem para o gado

  1. Quando o Neem é usado em vacas leiteiras, estudos comprovam que a qualidade do leite aumenta, bem como a produção dele que cresce em cerca de 20%.
  2. O neem age no organismo por até 10 dias após ser ingerido pelo animal. Mas é FUNDAMENTAL que o animal doméstico ou de grande porte consuma diariamente para garantir a proteção de 100% contra parasitas, vermes e insetos.
  3. O neem tem 12 bioativos que agem no organismo do animal para protegê-lo.
  4. O uso do neem no gado, além de muito mais saudável do que produtos químicos, tem um custo incrível, são apenas R$20,00 por mês por cabeça de gado, calculado pelo valor de balcão em nosso site.

Cultivo do Neem

  1. O neem é tão especial que não há desperdício de nenhuma parte da árvore. Da raiz às folhas é possível aproveitar tudo não só para o bem-estar do agronegócio e dos animais domésticos, como também em mercados cosméticos e de saúde humana, como já mencionamos os efeitos para a saúde bucal.
  2. A árvore do neem é uma árvore de ambiente tropical. Nossa Floresta de Neem, em Minas Gerais, cresce num ritmo médio, porém com bioativos mais fortes no suplemento, devido ao solo favorável. Enquanto o crescimento em solos tropicais o crescimento da árvore é bem mais rápido, mas com bioativos um pouco menos intenso.

Conheça mais sobre o nosso pó de neem para Linha Agro e Linha Pet e experimente, com certeza você vai se apaixonar pelos efeitos do neem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.