Uso do pó de Neem para o Gado

Uso do pó de neem para o Gado

Olá pessoal! Eu sou a Bruna, mamãe do @chop_chow e hoje eu vim aqui contar um pouco sobre nossa experiência de uso de pó de neem para o gado, lá na fazenda. Então vem comigo para saber como iniciamos e como funciona hoje!

Inicialmente estávamos preocupados por não conhecer muito bem o produto e sua forma de utilização, pois tudo era novo para nós, e nossa infestação de carrapatos era cada vez maior utilizando os produtos sintéticos para o gado. 

Conhecemos primeiramente o pó de neem através de uma ação da Academia da Matilha, com a Total Neem, onde começamos a entender o que o pó de neem poderia trazer de benefícios para o Chop, logo pesquisando no blog da Total Neem sobre a apaixonante árvore, neem indiano, percebemos que poderia ser utilizado no gado, o qual por sua vez estava sofrendo com infestações de ectoparasitas e endoparasitas. Porém uma grande dificuldade foi convencer o pessoal por aqui que usar o pó de neem seria uma saída muito eficaz e produtiva por aqui. E mais, que seria melhor do que os produtos sintéticos.

Primeiros dias de uso do neem para o gado

Nos primeiros 15 dias do uso do neem para o gado ficamos preocupados, e nos surgiu uma série de dúvidas sobre o neem. Afinal era uma nova visão sobre a pecuária, tínhamos dúvidas como:

  • Está funcionando?
  • Pode ser usado em todos animais?
  • Quais parasitas estão sendo atacados?
  • Vai causar problemas para a apicultura que praticamos junto com a pecuária?
  • Quando vou perceber as mudanças?
  • O carrapato cria resistência?
  • Qual sal usar?
  • Usar sempre? 
  • Quais os benefícios que vou perceber?

Todas as dúvidas foram sendo tiradas através do blog da Total Neem e através de conversas com o tio José Carlos, proprietário da Total Neem. Conversas às quais nos serviram para entender muito melhor o que é o pó de neem, como ele age, como ele é produzido e como um produto 100% natural pode nos trazer uma quantidade de benefícios  no uso do neem para o gado que nem poderíamos imaginar!

Segundo mês do neem para o gado

No começo do segundo mês já começamos a acreditar no potencial do pó de neem. Pois demoramos devido o medo na parte financeira, muito prejudicada devido às perdas que foram acontecendo durante o uso de venenos (carrapaticidas). 

Neste mês decidimos parar de utilizar produtos sintéticos para controle de carrapatos e verminose, pois sentimos que não precisava mais. A partir deste momento a nossa vida mudou, pois o manejo com o gado já era muito mais simples e eficaz.  

Começamos a perceber os benefícios do uso do neem para o gado iam aparecendo com o passar do tempo:

  • As vacas que estavam fracas devido a infestação de carrapatos e vermes, começaram a engordar, sinal para nós que o neem estava fazendo efeito.
  • Animais que nunca estavam bem, passaram apresentar atitudes de animais saudáveis.
  • Animais mais calmos, percebemos também que o gado estava mais contente no campo.
  • As vaquinhas brincavam indo para o saleiro, comer o pó de neem.
  • Fomos percebendo que problemas como bicheiras (miíase) não apareciam mais, devido a ação cicatrizante do neem!

Terceiro mês com o pó de neem

Quando chegou ao terceiro mês de uso, começamos a perceber que teríamos que nos adequar ao uso do pó de neem. Isso porque inacreditavelmente, ele sozinho nos ajudaria a transformar nossos animais livres de parasitas que tanto as incomodam.

Nesse momento, percebemos que poderíamos investir dinheiro em outras coisas da pecuária ao invés de gastar com venenos. Então começamos a investir em cochos melhores, em pastagens, em um sal de melhor qualidade, assim começamos a ter uma nova visão da pecuária, pois já estávamos a ponto de desistir da atividade. Afinal, as infestações eram tão grandes que tínhamos que banhar o gado de 15 em 15 dias, com venenos que não faziam bem para o gado, e nem para nós que manipulamos os produtos.

Quarto mês de uso do pó de neem

Nesse momento estamos passando pelo quarto mês, onde já podemos dizer que o pó de neem transformou nossa vida! O neem trouxe uma qualidade de vida para nós e para os animais com a diminuição de manejo, que nos possibilitou fazer outras coisas que não tínhamos tempo de dar atenção, devido o excesso de manejo ineficaz, por conta de resistência criada por parte dos carrapatos e vermes aos produtos sintéticos.

Hoje podemos trazer os animais para os saleiros com satisfação, porque não existe mais a preocupação com ineficácia de banhos antes usados.

Cenário atual com o uso do neem

Hoje andamos no campo com imensa satisfação decorrente dos resultados do pó de neem para nossa criação de gado. Inclusive já estamos usando nas nossas ovelhas e cavalos, pois hoje olhamos a pecuária de outra maneira, uma pecuária mais justa, com os animais e com o planeta, uma pecuária sustentável. 

Em Resumo o Pó de neem e Total Neem, mudaram nossas vidas e nosso modo de cuidar dos nossos negócios e animais! Sempre pensando no melhor para saúde e bem-estar dos mesmos e do Planeta! Espero que nossa experiência tenha sido útil de alguma forma e que quaisquer dúvidas e adendos que tenham surgido durante a leitura do texto, não hesitem em mandar mensagem no Instagram @chop_chow ou @pio.neem!

2 thoughts on “Uso do pó de Neem para o Gado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.