Muitos cães têm problemas de pele e alergia, e deixam seus donos muito preocupados, pois o que parecia apenas uma coceirinha acaba virando um problemão. Por isso vamos te explicar o que é dermatite canina e o que fazer para melhorar isso.
Dermatite canina, o que é?
Dermatite é a inflamação na pele dos cachorros, que pode ocorrer em qualquer raça, mas é bem comum em cães de pelagem espessa e longo ou nos que tem muitas dobrinhas. Esses lugares são ambientes perfeitos para a proliferação de fungos e bactérias que causam as famosas dermatites caninas.
Esses problemas dermatológicos são cada vez mais comuns em consultórios veterinários, e mesmo não sendo doenças que causam a morte, eles afetam muito a vida do animal.
Assim como a gente, a pele dos cães também é responsável pela proteção do organismos, com bactérias e fungos. Quando a nossa flora está em desequilíbrio, essa proteção fica vulnerável, causando algumas doenças, inclusive a dermatite.
Mas a dermatite não ocorre apenas por apenas fungos e bactérias, elas podem ter outras causas como alergias, lesões na pele, produtos químicos, genética e lambedura excessiva.
Sintomas
Dermatite em cães são bem comuns, mas muita vezes ela é confundida com outras doenças. Por exemplo a cinomose que se manifesta com pequenas bolhas, ou mesmo sarna comum que causa vermelhidão na pele, por isso devemos estar atentos.
Em caso de:
- pele seca
- pele escamosa
- falhas no pelo
- coceira ou moder constante em uma região
- perda de pelos
- inchaço
- pele muito vermelha
- pelo com pus ou grumos
- Procure um veterinário de confiança para fazer o diagnóstico correto.
Causas da alergia em cachorros
Existem muitas causas para o cachorro ter dermatite canina, mas sabemos que cães com sistema imunológico enfraquecido podem estar mais vulneráveis para adquirir a doença. Já cães saudáveis, bem alimentados são muitas vezes imunes.
Causas mais comuns
- Pulgas e carrapatos: estes parasitas podem causar doenças que já conhecemos como doença do carrapato, mas também podem deixar a pele vulnerável para entrada de fungos e bactérias, que vão desencadear a dermatite. Em alguns casos o pet tem alergia à saliva da pulga, que pode causar dermatite também.
- Fungos e bactérias: principal causa de dermatite infecciosa, que pode ser transmitida em petshops por material contaminado ou banho e secagem incorretas.
- Produtos: isso pode acontecer por usar shampoo, perfumes e material de limpeza da casa não adequados.
- Alimentação: muitos cães tem alergia a proteína do frango ou gado. E elas estão presentes nas fórmulas da maioria da rações.
- Atopia: uma tendência genética de desenvolver alergia. Esses cães são alérgicos a muitas coisas e acaba ficando difícil achar a causa do problema.
- Hormonais: alguns problemas endócrinos podem levar a dermatite canina, pois desregulam o sistema hormonal, manifestando na pele, deixando-a cheia de manchas, grosseira e sem pelo.
Tratamento
Quando suspeitamos de problemas na pele do nosso cachorro devemos levá-lo ao veterinário para ter um diagnóstico correto.
Ele vai fazer exames como o de raspagem da pele. O veterinário pega essa amostra e coloca no microscópio para identificar se existem agentes causadores da dermatite, como sarna ou mesmo ácaros.
Outros exames podem ser feitos como cultura, para identificar qual a bactéria presente, testes hormonais ou mesmo biópsia da pele. Tudo isso para eliminar as causas mais comuns e conseguir um real diagnóstico.
O que pode ser simples e rápido ou mesmo muito demorado, pois a dermatite canina está associada a diversos problemas, como genética ou mesmo outra doenças como já falamos aqui.
Dessa mesma forma o tratamento também pode ser mais complicado pois ele depende muito da sua causa.
Alguns tratamentos comuns são o uso de medicamentos para combater fungos e bactérias e medicação que alivia a coceira e a inflamação da pele.
Prevenção
A melhor prevenção é cuidar bem do seu animalzinho. É muito importante levar seu pet com frequência ao veterinário, usar produtos ideais para a pele dele na hora do banho, dar um tempo maior entre um banho e outro e lembrar de secá-lo muito bem, olhando todas as dobrinhas.
Escolher uma ração super premium também vai ajudar a pele ficar mais saudável e a imunidade ficar mais alta. Isso evita que seu cachorro pegue doenças mais facilmente incluindo dermatite.
Evitar que seu peludo seja hospedeiro de pulgas e carrapatos, usando produtos que previnam isso, como com pó de Neem que tem propriedades naturais que vão manter o seu cachorro longe de insetos e pragas como pulgas, carrapatos, mosquitos, fungos e ácaros, graças à ação repelente e anti pesticida presente no Suplemento Nutricional de Neem, saiba mais sobre ele NESSE LINK.
Além de tudo isso, deixe a casa limpa, e use produtos mais adequados aos pets. Principalmente quando for limpar locais que o cachorro transita ou mesmo o banheirinho dele. Hoje existem desinfetantes a base de vinagre, ou mesmo produtos que você pode adquirir em petshops.
Você vai gostar de ler também: Dicas para ter cachorro saudável.
Já sabia o que era dermatite canina? E o que estava causando coceira no seu cachorro? Conta pra gente sua experiência.