Suplementos Fitoterápicos Pet

Suplementos Fitoterápicos Pet

Já parou para pensar que nem sempre você precisa usar remédios farmacêuticos para cuidar da saúde do seu pet? É possível prevenir e tratar muitos problemas de saúde com alternativas fitoterápicas e homeopáticas que são muito mais benéficas para o organismo a longo prazo, como o neem, que é uma das possibilidades de suplementos fitoterápicos pet. 

Falamos bastante sobre o neem como fitoterapia pet em uma conversa muito rica com a médica veterinária dra. Ariane Vale, o tutor da família @mundo.bordercollie no Podcast Tudo Sobre Pet e vamos trazer alguns insights desse papo aqui, vem ver!

Fitoterapia veterinária

A fitoterapia veterinária busca alternativas naturais para cuidar da saúde do animal como um todo, evitando medicações farmacêuticas e seus efeitos colaterais e priorizando o uso de plantas e seus benefícios medicinais com eficácia comprovada. Pode parecer igual a homeopatia, mas a diferença está no foco de cada linha:

  • A fitoterapia foca no animal como um todo e em prevenção.
  • Enquanto a homeopatia tem foco em dor, visando reduzir esse desconforto.

Por muito tempo o ser humano fez isso, até o surgimento da indústria farmacêutica. E, se observarmos, os animais também fazem por instinto. Por exemplo, você já deve ter visto um cachorro comendo grama, certo? Pois bem, eles fazem isso porque a grama ajuda a limpar o intestino, então eles comem quando estão com desconforto intestinal.

A fitoterapia é mais comum no oriente, onde o uso de ervas para tratamento é bastante popular. Contudo, com a busca de uma vida mais natural e saudável, o uso de fitoterápicos tem crescido na medicina humana e veterinária.

O neem é um planta repleta de benefícios medicinais e por isso considerado a árvore do século. De origem indiana, o neem nasceu na divisa entre o ocidente e o oriente e tem levado prevenção e longevidade para o mundo todo.

Produtos fitoterápicos para cães

Veterinários adeptos a linhas naturais e veterinários integrativos cada vez mais recomendam o uso de fitoterápicos como o nosso Suplemento Nutricional Pet para prevenção e cuidado com os animais.

O mercado já tem uma gama de produtos fitoterápicos para cães, como:

  • Óleos essenciais para acalmar e baixar stress, como lavanda e valeriana.
  • Ervas calmantes e hidratantes para a pele, como neem e a camomila.
  • Uso de florais para trabalhar saúde e psicológico animal

Os produtos fitoterápicos para cães não fazem efeito na velocidade de uma medicação industrializada, exatamente por ser natural e não uma “bomba” química. Por outro lado, se levam mais tempo para o efeito esperado, eles geral quase nenhum efeito colateral, não criando problemas futuros, como gastrites ou problemas hepáticos e renais causados pela agressividade medicamentosa da indústria.

O neem é uma árvore com muitos benefícios comprovados para a saúde humana, animal e ainda benefícios para agricultura, tendo entre os mais populares:

  • Fator de repelência para insetos e parasitas, muito eficaz para evitar pulgas e carrapatos em animais domésticos e de grande porte, como gado bovino e cavalos.
  • Ação antiinflamatória e cicatrizante para cortes e feridas diversas.
  • Protetor gástrico muito eficaz para animais com estômago sensível.
  • Vermífugo eficiente na prevenção e combate, como mencionou o Gustavo no caso do seu border collie Ned, para o tratamento de Giárdia.
  • Poderoso higienizador bucal, eliminando placas de tártaro e prevenindo que novas se formem, como o Gustavo citou a experiência dele com os os 4 border collies da família.

Suplementos fitoterápicos

O nosso Suplemento Nutricional Pet é uma das possibilidades de suplementos fitoterápicos que você pode oferecer ao seu pet. Isso porque é feito unicamente com as folhas, pequenos gravetos e casca da árvore de neem e promove uma transformação na saúde do animal que impressiona.

O suplemento promove proteção de dentro pra fora, trabalhando desde o primeiro dia de consumo para eliminar inflamações, focos de fungos, protozoários, vermes e bactérias do organismo, nutrindo o animal com uma série de vitaminas e minerais e aumentando sua imunidade. Além disso, animais que consomem o neem passam a repelir insetos e parasitas, evitando muitos problemas e doenças provenientes de picadas.

O suplemento pode ser oferecido junto com a refeição do pet, com a dose recomendada para o peso do animal, sendo 1g para cada 20 kg do animal. Com o uso diário, os primeiros efeitos começam a aparecer em 10 dias de uso.

O mais interessante é que o neem é um suplemento fitoterápico que pode substituir medicações preventivas, como anti pulgas e vermífugos. Isso porque ele exerce a função de repelir insetos e parasitas para que se evite o contato e a picada. Além disso, o neem elimina vermes do organismo e cuida da saúde dermatológica da pele, como combate a fungos e bactérias que causam dermatites e tem ação cicatrizante para machucados e feridas diversas.

Chás fitoterápicos

Você sabia que podemos oferecer chás fitoterápicos para os pets? Pois bem, segundo a dra Ariane, alguns chás podem ser oferecidos para beber ou como compressas e ajudam muito para:

  • Chá de camomila: acalmar animais ansiosos e estressados. Além disso, a compressão de camomila acalma e hidrata a pele irritada ou inflamada
  • Chá de erva cidreira: ótimo para gastrite
  • Chá de neem: é anti-inflamatório, antifúngico, anti bactericida, aumenta imunidade, protetor gástrico, antivirótico, entre outros tantos benefícios.
  • Chá de boldo: muito eficaz para azia e vômito.

Você pode saber mais sobre os benefícios do chá de neem nesse post!

Veja mais sobre as orientações da dra Ariane para o consumo de neem e a experiência do Gustavo com seus 4 cães em 1 ano de uso suplementos fitoterápicos de neem no vídeo do podcast, assista:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.