Tártaro em Cães: Como prevenir?

Quem nunca percebeu umas manchinhas nos dentes dos cães ou um bafinho desagradável  quando eles se aproximam cheios de carinho? Pois bem, essas manchinhas são os famosos tártaros que causam não só o mau hálito como sérios problemas para a saúde animal. Por isso, nesse post vamos falar sobre tártaro em cães, como prevenir e tratar.

O que é o tártaro em cães?

O tártaro nada mais é do que placas bacterianas na boca dos pets. Estas placas ocorrem devido ao acúmulo de comida, assim como acontece com os dentes humanos. E a formação de tártaro em cães é quase que inevitável, pois a grande maioria dos pets não escovam os dentes e nem comem coisas que geram atrito para limpar os dentes.

O tártaro normalmente acomete cães e gatos com mais de 3 anos. E se forma em especial no espaço entre a gengiva e o início do dente, quando vemos que há uma mudança na coloração dental, ficando mais escuro, num tom amarronzado. E com o tempo esse tom vai escurecendo e a mancha vai aumentando. Isso acontece porque as placas bacterianas vão crescendo, caso não exista prevenção e limpeza dos dentes dos pets.

É possível diminuir a chance de ter tártaro escovando os dentes do cão pelo menos 1 vez por dia e oferecer alimentos que geram atritos, como ossos e petiscos.

Cães braquicefálicos e de porte pequeno possuem uma maior chance de apresentarem tártaro por conta da anatomia da boca. Cães com dente de leite também tem uma grande presença de tártaro.

Como identificar se meu cão tem tártaro?

Identificar que o pet tem tártaro é normalmente bem fácil, pois quando ele nos lambe ou nos aproximamos do focinho sentimos um cheiro um pouco mais forte. Aquele famoso bafinho de onça, que tanto incomoda, é um sinal que algo não vai bem com a saúde bucal do seu pet. Ao abrir a boca podemos ver a placa bacteriana normalmente começa nos dentes de trás e depois podemos ver na parte da frente, conforme o problema avança.

Se o caso for um pouco mais grave o pet pode ter dificuldade de mastigar, apresentar anorexia por conta de dores que apresenta quando se alimenta.

O tártaro é perigoso?

As placas bacterianas são perigosas sim! Pois podem além de causar dores na boca, gengivite e dificuldade de mastigação, ainda causam problemas em outras partes do corpo por conta das bactérias que migram. Assim, o tártaro em cães podem gerar complicações, ao ir para o coração causando endocardite, alterações renais, pulmonares e hepáticas.

Como prevenir o tártaro?

Embora tudo isso pareça um pouco assustador, é possível sim prevenir o tártaro em cães e gatos e isso se dá pela higiene bucal dos pets:

  • Escove os dentes diariamente, pelo menos 1 vez por dia.
  • Biscoitos que auxiliam a remoção do tártaro;
  • Rações e petiscos apropriados para o tamanho do animal e que causem atrito com o dente;
  • Leve o pet para check ups com o veterinário para avaliar a presença de tártaros e avaliar a saúde bucal do mesmo.
  • O uso do pó de neem como suplemento alimentar pet também é uma excelente maneira de prevenir o tártaro em cães e gatos.

Pasta de dente para cachorro tártaro

Quando falamos na importância de escovar os dentes dos pets, é fundamental ressaltar que existem escovas e pasta de dente para cachorro, tártaro se forma por falta de higiene bucal, então é preciso usar produtos certos para manter a saúde, sem machucar ou intoxicar seu cachorro.

As pastas de dentes humanas não são feitas para ingestão. mas o seu pet não fará o bocejo, por isso a pasta de dente para cachorro é própria para eles e não faz mal se ingerida. Além disso, possuem sabores palatáveis para eles, facilitando o processo de escovação de dentes.

É importante acostumar o pet a escovar os dentes desde filhotes, para que isso seja natural para eles. Mas caso seu peludo já seja adulto é possível inserir o hábito por meio de adestramento, caso ele não seja muito favorável a ideia!rs

Pó de Neem como prevenção de tártaro em cães

Um dos benefícios do pó de neem que compõem o Suplemento Nutricional Pet da Total Neem é sua contribuição para evitar a formação de tártaro em cães gatos, pois possuem Ninbina, Ninbidina e Quercetina que oferecem esse princípio ativo, evitando as placas e cuidando da saúde bucal do seu pet, apenas pelo consumo da quantidade adequada para o peso do seu pet, ao dia. Inclusive, por curiosidade, saiba que na Índia, os humanos usam o Galho da Árvore de Neem como escova de dentes, devido a proteção contra vários problemas bucais, tais como tártaro, gengivite e o mau-hálito.

Então, além de toda a ação antiprotozoária e repelente do Neem, ele ainda cuida da saúde bucal, mantendo a saúde e o hálito fresco. Veja NESSE LINK 5 ideias de como usar o neem com seu pet.

Limpeza de tártaro em cães é perigoso?

Quando a placa já existe é necessário realizar a limpeza dos dentes. Esse processo é bem parecido com a nossa limpeza, ela é realizada com um aparelho de ultrassom dentário e o animalzinho tem que estar sedado para poder ser realizado esse procedimento.

Como há a necessidade de sedar o pet, há um risco sim, como toda anestesia. Porém, se as medidas preventivas forem tomadas, como exames preparatórios, qualquer risco é minimizado. Lembrando que não fazer a limpeza e deixar o tártaro crescendo dentro da boca do seu animal é ainda mais arriscado, devido às complicações causadas pelas placas bacterianas ao ‘transitarem’ pelo organismo, além das dores e dificuldade de alimentação.

veja na imagem abaixo como funciona a formação do tártaro em cães e o aspecto visual de uma periodontite inicial, moderada e avançada.

Agora conta pra gente: você já identificou tártaro em cães por aí? Tem feito a prevenção?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *