Uma das grandes preocupações de rotina dos pais de cachorro está em afastar pragas de seus cães. Além da higiene, a preocupação com a saúde dos pets está acima de tudo e precisamos preservá-los, certo? Mas como proteger seu cachorro de pulgas e carrapatos? Existem algumas formas e vamos te contar tudo nesse post, a começar por quem são esses parasitas!
Carrapato
Carrapatos são animais aracnídeos ectoparasitas hematófagos. Existem mais de 800 tipos de carrapatos, mas o mais comum em cães são os carrapatos marrons, super resistentes à falta de alimento e produtos de limpeza, o que dificulta eliminá-los de casa quando há infestação.
O carrapato possui 4 fases de vida: ovo, larva, ninfa e fase adulta. Salvo o ovo, todas elas podem estar presentes no pet e se alimentam do sangue do animal. Porém ele não troca de fase hospedado no corpo do cão. Para isso eles constroem ninhos, que funcionam como esconderijos. E nesses ninhos, geralmente perto de onde o cão fica ou dorme, as fêmeas também depositam seus ovos.
Além de nojento, o carrapato pode transmitir sérias doenças que levam o cachorro à morte, se não tratado com rapidez. Por isso é tão importante mantê-los o mais longe possível de casa e dos nossos peludos, repelindo-os.
Pulgas
As pulgas são parasitas externos, um inseto que se alimenta de sangue de mamíferos e por isso se hospedam neles para picá-los. Embora minúsculas, elas causam muita coceira no cachorro, pois picam muitas vezes ao longo do dia para se alimentar, podendo causar alergias, queda de peso, anemia, além de abrir feridas que são portas de entradas para bactérias no corpo do cachorro. Outro problema sério das pulgas é que, ao ingerir uma pulga contaminada, ao se coçar ou lamber, por exemplo, o cachorro pode ser contaminado por Dipilidiose, uma zoonose que transmite para humanos também.
Quando encontramos uma pulga no cachorro, é importante saber que apenas a fase adulta se hospeda no animal e representa apenas 5% dos parasitas ao redor. As “pulgas jovens” e os ovos estão alojados no ambiente e correspondem a 95% dos insetos ao redor, se desenvolvendo para subir no seu pet. Então é hora de fazer uma bela limpeza com produtos específicos para dedetizar a casa e área externa.
Como proteger seu cachorro de pulgas e carrapatos:
Além de manter-se alerta para a limpeza da casa com produtos específicos para eliminar infestações (lembrando que esses parasitas são resistentes a produtos de limpeza comuns, por isso a necessidade de produtos específicos), você precisa prevenir o seu pet para que ele afaste naturalmente essas pragas. Para isso, existem 2 formas principais:
Pó de Neem para pulgas e carrapatos
A opção que mais recomendamos é o uso do pó de neem para pulgas e carrapatos se manterem longe do seu cachorro ou gato! Isso porque o pó de neem é um repelente natural de parasitas e por isso tem o poder de afastar as pragas mesmo antes delas se hospedarem no corpo do animal. Então a maior vantagem é que o pó de neem age antes da picada acontecer, eliminando a chance de transmitir qualquer doença ou de pulgas depositarem seus ovos na pele do pet.
O pó de neem protege seu animal de dentro para fora, pois ele é consumido diariamente para que se faça a manutenção da proteção, nutrição e imunização do organismo. Por isso seu pet está naturalmente protegido contra pulgas carrapatos, mosquitos e todo tipo de praga, além de ter seu sistema imunológico fortalecido para qualquer outro problema de saúde que exija recuperação ou cicatrização graças ao poder bioprotetor e bio-imunológico do pó de neem.
Além disso, o pó de neem tem mais uma vantagem frente aos remédio anti pulgas como um todo que é ser natural, feito a partir de uma árvore. Então ele não agride estômagos sensíveis, pets com organismo fragilizado com problemas de fígado, rins e gástricos ou pets atópicos, o que é uma vantagem incrível incrível e só quem tem um pet nessas condições sabe o alívio que é ter como proteger seu cachorro de pulgas e carrapatos e não prejudicar o estômago do pet, por exemplo, devido a quantidade de veneno presente dentro dos medicamentos.
Remédio para pulga e carrapatos
E a outra alternativa de remédio para pulgas e carrapatos vem da indústria farmacêutica veterinária. São os comprimidos palatáveis conhecidos como anti pulgas e que protegem também contra carrapatos. A vantagem desses compridos é que, como são fortes, eles conseguem proteger o cão ou gato apenas algumas horas depois de ser ingerido. Contudo, exatamente por serem fortes, eles podem agredir estômago e fígado do cachorro, causando outros problemas, em especial a médio e longo prazo.
Isso acontece porque o objetivo do remédio é matar os parasitas. Portanto, a quantidade de veneno presente em cada comprimido é grande, afinal esse produto precisa agir no organismo do pet por muito tempo, então não pode ter uma dose fraca de inseticida.
Outro problema é que, mesmo matando as pulgas e carrapatos, isso só acontece quando o parasita pica o seu cachorro ou gato. Pois é nesse momento que o inseto entra em contato com o princípio ativo do remédio e morre. Porém, a essa altura seu pet já foi mordido e se o parasita está infectado,o seu pet já pode estar correndo risco e precisando de tratamento rápido.
Por isso dizemos que existem 2 grandes diferenças entre proteger seu pet com pó de neem ou comprimidos antipulgas:
- O pó de neem é natural, então não agride seu cachorro. Pelo contrário, ele protege o organismo e fortalece o sistema imunológico do animal.
- O pó de neem tem efeito repelente e protege de dentro para fora (por isso sendo até melhor do que o óleo de Neem que, como é passado apenas pela pele e pêlo do animal, protege por fora e precisa de reaplicação caso o pet entre na água, por exemplo). Então ele não deixa que o parasita se hospede no corpo do cachorro. Enquanto o antipulga precisa que o parasita se aproxime, se hospede e dê a primeira picada para que o efeito do produto aconteça.
E então, ficou mais claro como funcionam os tipos de prevenção e como proteger seu cachorro contra pulgas e carrapatos?
Para conhecer mais do Suplemento Nutricional Pet a base de pó de neem, CLIQUE AQUI!