Tudo sobre passeio com cachorro

Tudo sobre passeio com cachorro

Precisamos concordar que a hora do passeio sem dúvida é um dos momentos mais esperados pelo nosso cachorro! Mas você sabe toda a importância que esse momento tem? Então segue nesse texto que vou te contar tudo sobre passeio com cachorro.

Olá, meu nome é Gustavo e sou o tutor da família do @mundo.bordercollie, com 4 Border Collies que amam muito passear!

Antes de tudo, vamos combinar algo aqui? Toda raça de cachorro precisa de passeios diários na sua rotina. Repense isso 3x antes de ter a responsabilidade de cuidar de um.

Gosto de frisar isso, pois é comum vermos pessoas designando algumas raças como “raças que não precisam de passeio” e isso é um absurdo. Não importa qual raça ou o tamanho do cachorro, passeios são de extrema importância para a socialização, saúde e vínculo com o tutor.

Por que fazer passeio com cachorro?

Independente do que você leu sobre cachorros nos livros e na internet, você só vai conhecer a personalidade dele no convívio diário, se ele é mais elétrico ou mais calmo, se ele gosta de farejar ou brincar, se ele é mais ou menos sociável com outros humanos ou pets.

Um bom momento para entender melhor seu cachorro e criar vínculo com ele, sem dúvida nenhuma é a hora do passeio. Por isso, o passeio com cachorro é uma socialização dele com você também, onde você vai conhecê-lo em seus instintos naturais, fora do ‘cativeiro’ que é a nossa casa, explorando o mundo e tendo a sua companhia nesta aventura diária!

Benefícios do passeio com cachorro

O passeio tem dezenas de benefícios, dentre eles:

  • Queima calorias e previne a obesidade canina – Fique atento se seu cachorro tem tendência a engordar, passear auxiliará a manter o controle do peso;
  • Socialização com humanos e outros animais – Principalmente se a rotina de passeio for colocada desde que o cachorro é filhote, o ajudará a se acostumar com outros animais, humanos, barulhos e cheiros. Isso o ajudará a não desenvolver comportamentos agressivos no futuro;
  • Diminuição na ansiedade e estresse do animal – Sim, animais também podem ter ansiedade como os humanos e uma alternativa para evitar isso é uma rotina de qualidade, incluindo passeio com cachorro.

E o benefício mais importante de todos: Deixa eles felizes!!

Cuidados antes e depois do passeio

Primeiro de tudo, tenha uma coleira de boa qualidade para o porte do seu cachorro e certifique-se que está bem justa. Afinal não queremos que ele se solte e lembre-se de sempre levar algum saquinho ou jornal para pegar as fezes dele, é extremamente desagradável quem não faz isso.

Procure sair sempre em horários em que o sol esteja mais fraco para não queimar as patinhas do cachorro no asfalto, em caso de dúvida, coloque a sua mão ou pé no chão antes de sair, se tiver quente para você, está quente para ele também.

Respeite o limite do animal, passear mais tempo do que ele aguenta pode prejudicar sua saúde. Lembre-se de hidratá-lo nos passeios e, em caso de exercícios de alta intensidade, procure dar água ou alimentar apenas depois de 1 hora, para dar tempo dele acalmar e relaxar o estômago e evitar problemas, como torção gástrica.

Gosto de sempre passar repelente de Neem neles antes de sair, principalmente se for uma área com bastante mato. Isso ajuda a dar aquela proteção extra contra pulgas, carrapatos, sarnas e mosquitos.

Segurança no passeio pet

Como mencionado no tópico anterior, o primeiro ponto de segurança do passeio é a coleira! Isso porque é bem comum vermos cachorros fugindo, pois a coleira arrebentou ou porque estava muito folgada.

Particularmente, não sou fã de sair em lugares públicos com cachorro sem coleira, confio nos meus e eles são treinados. Mas também sei que existem muitos fatores de distração que podem fazer eles se dispersarem em algum momento. Agora, se você é desse perfil que anda com cachorro sem coleira, procure lugares de pouco movimento e barulho e se atente às regras do local, independente se seu cachorro for super dócil e sociável.

Se for passear de carro com seu cachorro lembre-se de comprar coleiras com encaixe do cinto de segurança, além de estar na lei, garante proteção ao seu cachorro em caso de qualquer freada brusca ou acidentes. Outra dica que eu deixo aqui é nunca deixar a janela totalmente aberta para seu cachorro! Eu sei que é bonitinho ver ele pegando vento com a cabeça do lado de fora. Mas, além de perigoso, tem muitos casos de cachorros que acabam pulando para fora com o carro em movimento depois de verem algo que chamou sua atenção.

Onde passear com seu pet

Procure lugares que você conheça bem, que sejam tranquilos e que tenham uma boa estrutura para pets, com cercas adequadas ao porte do seu animal.
Moro no estado de SP e já frequentei dezenas de parques por aqui, vou dar uma breve dica de alguns que eu gosto:

  • Parque da Independência (Ipiranga) – O local do famoso museu da independência tem uma grande área de lazer, com pequenas trilhas para você aproveitar. Na parte de baixo, onde fica a rampa para o monumento, tem um espaço de grama do lado direito que as pessoas soltam seus pets. Esse espaço não é cercado e como tem muito barulho de bicicletas, skates e pessoas brincando de bola, eu nunca fiquei muito seguro de soltá-los.
    Mas sem dúvida é um local bonito e excelente para fazer passeios.
  • Parque Villa Lobos (Alto de Pinheiros) – Boa estrutura para estacionar seu carro, bastante espaço para passeios e conta com espaço cercado para pets, dividido em cães de pequeno porte de uma lado e de médio e grande do outro. É um excelente espaço para deixar seu cachorro interagir com outros e brincar sem que atrapalhe as pessoas em torno. 
  • Parque Ibirapuera (Moema) –  Sem dúvida nenhuma o maior e mais conhecido parque de São Paulo. O que não falta aqui é espaço para deixar seu cachorro solto ou fazer longas caminhadas com ele do lado.
  • Parque Cemucam (Cotia) – O parque conta com muitas trilhas para você aproveitar com seu cachorro. Mas não conta com espaço pet e é proibida a circulação com cachorros sem coleira.

Tem algum outro parque que você gosta de ir com seu cachorro e na sua cidade? Compartilha com a gente, quem sabe a Totalneem não faz um post de guia de parques com as indicações dos comentários?

2 thoughts on “Tudo sobre passeio com cachorro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *