CACHORRO SOLTANDO MUITO PELO, O QUE FAZER ?

Cachorro soltando muito pelo

A pelagem dos cães faz parte da beleza e nos chama muito atenção quando vamos escolhê-los, além de ser completamente apaixonante cada um com suas características; diferentes cores, texturas, longos, curtos, padrão ou não. Mas quando vemos o cachorro soltando muito pelo, nunca sabemos se é normal ou quando procurar ajuda profissional. Sou a Kelianne mamain da @bellabeagleig uma beagle bicolor de 8 anos e vou tirar algumas dúvidas de vocês nesse texto.

Principal função do pelo

Os cachorros são animais homeotérmicos. Ou seja, mantém a sua temperatura corporal sempre constante e, assim como outros mamíferos, dependem de estruturas que os ajudem, sendo a pelagem um dos mecanismos que atuam na conservação da temperatura. Além disto, a pelagem possui outras funções:

  • Proteção: atua como uma camada extra entre o ambiente externo e a epiderme; ajuda a diminuir a incidência de picadas de insetos e contribui para evitar feridas em acidentes mais leves, protege a pele de raios ultravioleta além de prevenir queimaduras e o câncer de pele. 
  • Isolante térmico: os pelos e as glândulas sebáceas formam um isolante térmico e diminuem a troca de temperatura com o ambiente, mantém a temperatura corporal sempre constante sem sobrecarregar o metabolismo.
  • Impermeabilização: as glândulas sebáceas anexas aos folículos pilosos presentes na pelagem, liberam sebo a fim de lubrificar a pele, formando uma camada impermeabilizante  protegendo a pele  contra a umidade.

Cachorro soltando muito pelo é normal ?

Os pelos de um cão crescem o tempo todo, assim como os cabelos nos humanos, este ciclo se renova cada vez que para de crescer e se rompe, independente se é curto ou longo, passando por 3 fases: crescimento (fase anágena), repouso (fase telógena) e queda. 

Desta maneira, alguns cães soltam mais pelos que outros dependendo da raça ou do tipo de pelo e, ao contrário do que muitos imaginam, cachorros de pelo curto soltam muito mais pelos que os de pelo longo, pois o ciclo de renovação dos pelos ocorre mais rápido.

Os cachorros que mais soltam pelo são: Pug, Chihuahua, Bulldog Francês, Bulldog Inglês, Beagle (sei muito bem disso!), Yorkshire, Pastor de Shetland, Golden Retriever, Labrador, Pastor Alemão, Husky Siberiano, Dálmata, Chow Chow e Pequinês.

O cachorro soltando muito pelo pode acontecer por mudanças no clima: os cães geralmente perdem pelos uma ou duas vezes por ano durante as principais mudanças sazonais. No verão a pelagem começa a ser renovada, preparando o cachorro  para os dias frios,  no outono, chega a pelagem mais densa, que ajudará a proteger os animais no inverno, nesta época os pelos do cães tendem a ficar muito mais no corpo por questões de sobrevivência para mantê-los aquecido e protegido do frio. Já na primavera, é comum que o troque para uma pelagem mais fina, para estar preparado para o verão e assim ocorre sucessivamente ao longo do ano.

Outro ponto importante é que a queda dos pelos também pode ocorrer independente da condição de saúde, em determinados momentos da vida do cachorro como na fase idosa, no cio das fêmeas e na gestação. Entretanto, é preciso ter atenção a qualquer mudança muito brusca no padrão do cachorro soltando muito pelo associada a outros sinais, como vou te explicar a seguir. 

Cachorro se coçando muito e pelo caindo, o que fazer ?

Agora que você já sabe a função do pelos e também alguns critérios de normalidade,  quando o cachorro soltando muito pelo também está se coçando, existem algumas condições associadas que agravam esta situação.

O estresse é fator importante para a perda de pelos, pois o cão ansioso pode perder mais pelo do que um cão equilibrado. Por isso, se faz necessário identificar quais fatores de estresse estão presentes no ambiente, além de avaliar se pode se tornar mais grave quando inclui outros sintomas, como lesões na pele ou coceira excessiva. Tal condição pode ser melhorada com a troca de rotina do cão, com a introdução de enriquecimento ambiental e até mesmo com o hábito de realizar passeios diários.

No entanto, alterações no estado de saúde como: infestação de parasitas, como pulgas, piolhos ou ácaros, pode causar perda de pelos excessiva; alergias na pele como a Dermatite, Micoses e certos tipos de infecções por fungos, doenças imunes e câncer podem causar perda de pelos também assim como alterações hormonais. Outros tipos de alergia como alimentar e medicamentosa também.

Tais condições como: rarefação dos pelos; queda localizada de pelos; prurido; lesões na pele e descamação precisam ser consideradas de maior gravidade e, faz necessário avaliação do seu veterinário de confiança para serem tratadas adequadamente.

Dicas para evitar perda de pelo em cachorro

A partir de uma observação cuidadosa da pelagem do seu cão, você pode prevenir problemas mais graves. No entanto, a avaliação cuidadosa do médico veterinário é que chegará a um  diagnóstico preciso dando início ao tratamento mais indicado. 

Dependendo da origem do problema, o tratamento para cachorro soltando muito pelo pode incluir:

  • Mudanças na alimentação ofereça somente rações de qualidade para o cachorro soltando muito pelo, de preferência do tipo premium ou super premium; ou pode ser necessário até mesmo a introdução de alimentação natural;
  • Uso de produtos hipoalergênicos para cuidados diário e banho como a linha pet Totalneem que possui efeitos antioxidante e antiparasitário, anti bacteriano, anti-infecções, anti-inflamatório, antivirótico, antifúngico além de repelente efetivo de centenas de insetos e ação bio-inseticida para parasitas.
  • Escove o pelo do pet com regularidade com a ajuda de uma rasqueadeira ou escova adequada para o tipo de pelo do seu cachorro ou gato. Isso ajuda a remover os pelos mortos, evitando que eles caiam pela casa;
  • Controle regular de ectoparasitas, evitando infestações por pulgas e carrapatos e você pode fazer isso introduzindo o suplemento nutricional pet TotalNeem diariamente pois além de ser 100% natural o custo é muito mais baixo que as outras opções disponíveis no mercado além da procedência e qualidade garantida. 

Por fim, para evitar ver seu cachorro soltando muito pelo, se houver um ambiente controlado com enriquecimento ambiental, passeios diários para gasto energético, local livre de insetos, parasitas, boa condição de saúde e higiene, e para os que necessitam de tosa, realização adequada com o clima e tipo de pelagem, você não terá sérios problemas.

Agora me contem, você tem muito problema com quedas de pelo do seu cachorro? Já aplicou algumas destas dicas?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *