Caspa em cachorro

A pelagem dos nossos cães é sempre motivo de preocupação quando algo de errado pode estar acontecendo já que faz parte da sua estética e, também revela, principalmente aos olhos de terceiros, o cuidado com higiene que temos com eles, não é verdade? Mas pode haver algumas situações que fogem do nosso controle apesar de todos os cuidados, como a Caspa em cachorro. Sou a Kelianne, mamain da @bellabeagleig, e vou te contar tudo sobre isso.

Existe caspa em cachorro?

Existem três camadas na pele dos cachorros: a epiderme, a derme e a subcutânea. A mais externa, epiderme, é a que fica seca, e é a que ajuda a reter a umidade. A estrutura da pele deve ser completamente intacta pois é uma barreira de proteção contra os microrganismos ambientais. Por isso, ela precisa estar saudável também. 

As células do nosso corpo estão em constante renovação e, com os cães, não é diferente. Na pele a renovação ocorre a cada 30 dias, mas esse processo é imperceptível, quando há acúmulo dessa pele morta caracteriza-se como caspa em cachorro. 

Entretanto, observar alguma caspa em cachorro é normal. Porém perceber muita caspa no corpo dele ou nos locais onde ele passa mais tempo, como locais onde ele deita ao longo do dia, camas e colchonetes pode ser um sinal de alerta. A caspa em cachorro pode ser de dois tipos: 

  • Seca: características de pele em descamação
  • Ou seborreia: umida e oleosa. Esta descamação da pele pode estar presente no corpo todo sendo o mais comum é que se manifeste no dorso, no pescoço e nas regiões com dobras.

Sinais de pele de cachorro com caspa

Além destas características, você pode perceber também que a pele do seu cachorro pode estar apresentando sinais de ressecamento como: locais com queda de pelo, vermelhidão ou manchas, sensibilidade, coceira, mordedura ou lambedura no local, descamações e ao toque pele áspera ou grossa, perda do brilho do pelo, etc.

Se perceber esses sinais na pele do seu cachorro, fique atento, pois pode haver algo a mais acontecendo. As principais causas podem estar relacionadas a:

  • Más condições de higiene e também de falta de escovação do pêlo: sujidade e umidade contribuem para a proliferação de micro-organismos, como fungos e bactérias que desencadeiam a caspa e outras infecções de pele;
  • Excesso de banho: a pele fica sujeita ao ressecamento e pode produzir ainda mais gordura propiciando o aparecimento da caspa;
  • Uso de shampoos e condicionadores impróprios para cães: produtos com pH inadequado para a pele dos pets, pode irritar a pele; 
  • Presença de Piolhos e ácaros: além de transmitir doenças, esses parasitas externos (ectoparasitas) causam a irritação da pele, provocando irritações e coceiras que levam à caspa;
  • Problemas comportamentais: cães estressados apresentam aumento da produção do hormônio cortisol, são mais propensos à diminuição da imunidade, o que interfere diretamente na proteção da barreira cutânea;

E ainda como causa, a caspa em cachorro pode ser secundária a problemas hormonais ou relacionados a doenças autoimunes.

O diagnóstico é realizado com a avaliação veterinária para identificar as características da caspa e direcionar o melhor tratamento para o seu cachorro. A manutenção da higiene com produtos adequados para cachorros é fundamental. No entanto, produtos específicos para tratar problemas secundários podem ser necessários e até mesmo medicações conforme a gravidade. 

O que é a seborreia em cães?

A seborreia é uma doença que se caracteriza pela alteração na produção de sebo nas glândulas sebáceas da pele do animal, podendo ser classificada em:

  • Seborreia seca se caracteriza pelo ressecamento da pele e da pelagem, podendo haver formação de caspas no cachorro por todo seu corpo ou em algumas regiões específicas
  • Seborreia oleosa onde além da oleosidade da pele e da pelagem, há  grande formação de crostas, que ficam grudadas no pelo causando intenso mau odor. 

Contudo, ainda há a Dermatite Seborreica que além da formação de caspa em cachorro observa-se oleosidade acompanhada de sinais de inflamação na pele, como vermelhidão local e coceira. 

As principais causas desta doença estão relacionadas a causas muito semelhantes da presença de Caspa em cachorro, incluindo: doenças inflamatórias de pele, infecções parasitárias, câncer, hipotireoidismos, diabetes, deficiência ou excesso nutricional;  falta ou excesso de banho e baixa umidade do ar, e também distúrbios na regeneração celular.

O diagnóstico é realizado com base no exame físico onde o médico veterinário identifica a alteração na pele, exames clínicos que envolvem a biópsia da pele, coleta do material para análise citológica e até mesmo identificação do agente infeccioso. Pois, grande parte das vezes o mau odor é agravado pela presença de bactérias alojadas na pele inflamada agravando ainda mais o quadro. Para completar a triagem diagnóstica, ainda pode ser solicitado exames de sangue com dosagem hormonal, glicemia e também de nutrientes do organismo.

O tratamento é realizado com banhos com shampoos com características desengordurantes que podem ocorrer até 2x na semana ou semanalmente que pode durar de 6 a 8 semanas pois, pode desaparecer com o tratamento inicial como também pode ter que ser controlada por muito tempo. 

O neem ajuda a combater a caspa ?

O neem pode cuidar especialmente da pele do seu cachorro de maneira integral pois, adotando este hábito como rotina suas propriedades chamadas de bioativos, podem lhe proporcionar grandes benefícios a curto, médio e longo prazo. Além de ser um produto 100% natural, o suplemento nutricional Total Neem é cultivado e produzido na fazenda em Minas Gerais, com zelo e muita dedicação.

As propriedades do neem auxiliam os cuidados e tratamento da caspa em cachorro e também da seborreia em cães, por meio dos efeitos e suas propriedades antibacterianas, anti sépticas, antiinflamatórias e fungicidas. Além de ser rico em vitamina E, essencial para a integridade da pele, e conter antioxidantes que combatem os radicais livres retardando o envelhecimento.

Portanto, neem e seus benefícios possuem resultados diretos nos dois principais problemas relacionados a caspa em cachorro reequilibrando a pele:

  • Trata a pele seca: possui propriedades regenerativas, devolvendo a umidade e restaurando  a pele.
  • Trata a oleosidade: retira a oleosidade da pele de maneira a tratar fungos, parasitas e impede que bactérias infectem o local causando maiores danos.

Além disso, o neem  também possui poder cicatrizante, por meio de suas propriedades antisséptica e antibacteriana. Por isso, o neem ativa o colágeno da pele, fechando as feridas e recompondo o tecido, nutrindo, regenerando e purificando a região agredida. Desta maneira, ele combate a formação da caspa em cachorro.

Shampoo para caspa em cachorro

Tanto na caspa em cachorro como na presença da seborréia em cães, faz parte do tratamento o uso de shampoo adequado para cães na higiene e manutenção dos cuidados e, por todas as propriedades presentes, o shampoo de neem possui indicação para uso durante todo este período. Pois, não possui contra indicações, é 100% natural, hipoalergênico e rico de todos os benefícios que a Total Neem pode proporcionar para a qualidade de vida do seu cachorro. Você ainda pode otimizar esse cuidado utilizando o sabonete líquido de neem, o condicionador e também o suplemento nutricional Total Neem.

Agora me contem, tinham ideia que cachorros também podem ter caspa? Já tiveram esse problema por aí?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *