Maio Amarelo e o transporte de cachorros em carros

Oi pessoal! Sou a Bruna, mamãe do Chow Chow Chop do @chop_chow e neste post vamos falar sobre Maio Amarelo e a segurança no trânsito, um assunto super importante e relevante principalmente nos dias de hoje! Então vamos aprender um pouquinho mais sobre essa conscientização neste mês e a relação dela com nossos pets? 

O que é Maio Amarelo?

A campanha do Maio Amarelo nasceu em 2014, para tratar sobre a segurança viária e com o objetivo de reduzir os acidentes e mortes no trânsito, chamando assim a atenção da sociedade quanto ao alto índice de mortes e feridos no trânsito de todo o mundo.

O movimento vem para nos conscientizar sobre as responsabilidades e riscos do trânsito, e fugir das falácias cotidianas, discutindo o tema e trazendo assim mais informações aos condutores, pedestres, etc.

Mas por que Maio e por que amarelo?! Em 11 de maio de 2011, a ONU (Organização das Nações Unidas) determinou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Com isso o mês de Maio tornou-se referência mundial para as ações de conscientização realizadas no mundo todo. Enquanto  o Amarelo, é porque a cor, assim como nas sinalizações de trânsito, significa ATENÇÃO. 

Segurança no transporte de cachorros em carros:

Assim como para nós humanos, existem leis de trânsito que precisam ser seguidas quando o assunto é o transporte dos cachorros e gatinhos também. E, se não andarmos de acordo com a lei, estamos sujeitos a multas. 

Para estar na lei é necessário seguir algumas regras, como: 

  • Não carregar o animal no banco da frente, sempre no banco traseiro.
  • O pet não pode estar solto no carro, deve usar cinto de segurança 
  • Também é proibido levar o cão na parte externa do carro, e em porta malas, etc.
  • O número de animais dentro do carro também tem um “limite” tendo em conta que cada cinto de segurança Pet só possui 3 possibilidades de encaixe, ou 5 no caso dos automóveis com 7 lugares. 

Se sua pergunta é se pode transportar, viajar com seu cão, a resposta é que pode sim. Mas desde que estas regras que citei acima, entre outras que variam muitas vezes de estado para estado, sejam seguidas! 

Como estamos no Maio Amarelo, aproveito para lembrar que além da segurança deles ser tão importante quanto a nossa, temos que pensar sempre no próximo, evitando ao máximo incidentes e negligências na hora de dirigir! 

Jamais deixe seu pet com a cabeça para fora da janela, nem do teto solar, não preciso nem falar sobre o transporte de cães no colo do motorista, não é?! Além de ser proibido por lei é muito perigoso. Isso porque pode causar distração do motorista, caso o cão tenha alguma reação que atrapalhe o condutor e o controle do veículo, gerando assim possíveis acidentes! 

Existem diversas formas de zelar pela segurança dos nossos pets, no mercado encontramos diversos tipos de cintos, cadeiras, caixas de transporte e capas de carro para garantir cada vez mais o bem estar deles. Assim eles ficam seguros e nós também! 

Cinto para cachorro viajar

Quem nunca quis, ou já viajou com seu cão?? Tenho certeza que muitos assim como eu tem uma vida corrida, com várias viagens e passeios em que gostamos e incluímos nossos cachorros! 

E não há problema nenhum em levá-los conosco desde que estejam devidamente equipados com o cinto de segurança adequado para pets e desde que sigamos as regras de trânsito e dicas do maio amarelo! 

O cinto de segurança para cachorro pode ser encontrado facilmente em veterinárias e até mesmo online! O preço é super acessível, acredito que a partir de 15,00 encontramos ótimas opções que suprem a necessidade exigida para a segurança dos peludos. 

Ao viajar com um cão (ou mais), devemos nos atentar ao número total de passageiros, já que o cinto deles ocupa o espaço do cinto de um passageiro humano, assim é muito importante fazer esse cálculo antes de tudo, tendo em conta que o cão conta como um passageiro, que deve andar no banco traseiro devidamente assegurado. 

Geralmente os cintos podem ser presos no peitoral do cão, no mesmo local da guia. Mas sempre teste se tudo está no lugar, e se a peiteira não está grande o suficiente para sair do corpo do cachorro no caso de grande impacto! 

Além do cinto, que é indispensável, existem outros aparatos para facilitar nossa vida na hora de viajar com os pets, como capas de proteção para bancos, “cadeiras” para acomodar melhor os cães e as caixas de transporte. Tudo isso é um investimento em segurança no trânsito que precisamos nos atentar e o Maio Amarelo vale para termos atenção e verificar se nososs recursos pet de trânsito estão em dia, certo?

Espero que tenham aprendido bastante e que ponham em prática as dicas e regras para mantermos um trânsito mais seguro para humanos e cachorros! Aproveite o Maio Amarelo e envie esse texto pra um amigo, assim ele também fica sabendo de tudo sobre o transporte seguro para nossos peludos! 

Me conta o que achou! E se tiver qualquer dúvida manda mensagem lá no Instagram @chop_chow pois respondo sempre que possível!!

Até a próxima. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *