Olá, pessoal! Eu sou a Fernanda, mamãe da @beaglecatharina, e como vocês sabem, nós moramos no Paraná, uma região onde o inverno é mais rigoroso do que no resto do Brasil. Por aqui as temperaturas já começaram a cair, e nessa hora surge sempre aquela dúvida: será que meu cachorro sente frio? Será que ele precisa de roupas, sapatinhos, mais cobertores?
Vamos entender um pouco melhor como um cachorro sente frio, e se sentem da mesma forma que os humanos?
TODO CACHORRO SENTE FRIO NO INVERNO?
Cachorro sente frio sim! Mas de uma maneira diferente da gente. Priemiro, a temperatura do corpo deles é de 38°C, enquanto a dos humanos é de 36,5°C. Além disso, eles possuem alguns mecanismos para lidar com o frio, como o pelo e o sub-pelo. O sub-pelo, para quem não sabe, é um tipo de pelo que algumas raças tem, é como se fosse um “segundo” pelo que é um pouco mais curto que o primeiro, e ele fica com duas camadas de pelo.
Existem várias raças de cachorro que suportam melhor o frio, porque seus corpos geram naturalmente uma quantidade maior do chamado sub-pelo, protegendo-os das baixas temperaturas. Alguns exemplos dessas raças são o Malamute do Alaska, o Husky siberiano, o São Bernardo, Chow Chow, entre outros.
Por outro lado, há pets que não tem tanta sorte. Por isso devemos evitar a sua exposição ao frio. Cachorros como o chihuahua, o bulldog francês, o yorkshire, ou o cão de crista chinês, são geralmente os mais vulneráveis ao frio no inverno. Isso porque são raças que tem pouco pelo ou o pelo muito curto.
Os filhotes e os cachorros idosos também são mais propensos a sentir frio. Se o seu amigo fizer parte de algum desses grupos, fica mais fácil saber se ele precisa ser protegido do frio. De qualquer forma, há como identificar se o cachorro sente frio, e é isso que vamos ver a seguir.
SINAIS DE QUE O CACHORRO SENTE FRIO
Os tremores são o principal indicador de que o cachorro está sentindo frio. Assim, se ele começa a tremer, é provável que ele esteja com frio. Além disso, se você notar que ele respira mais devagar que o normal, ou mesmo que tem dificuldade para respirar, é possível que ele esteja com frio e também resfriado.
Quando o cachorro sente frio, o nariz dele estará geladinho, as orelhas e as patas também estarão geladas.
O cachorro pode ainda apresentar movimentos mais lentos devido a rigidez muscular, causada por baixas temperaturas. Se o seu cão está mais cansado e dormindo mais do que o normal, isso também pode ser uma consequência do frio.
Se ao dormir, ele se contorce como se quisesse se cobrir com o seu próprio corpo, é porque ele está precisando de uma manta ou de uma roupa quente.
Se for o caso de uma raça sem pelos, o cachorro pode ficar com a pele muito ressecada, e por isso você deve tratá-la imediatamente para restaurar a vitalidade dela.
Pronto, agora você já sabe como detectar se o seu cachorro sente frio!
DICAS PARA PROTEGER O CACHORRO NO INVERNO
- Forneça um local adequado para dormir: se o seu cachorro costuma dormir no quintal ou área externa, é recomendado que você mude a cama para dentro de casa, para que ele não fique exposto ao vento e não adoeça. Mas se por algum motivo você não tem como colocá-lo dentro de casa, e tem dúvidas se ele tem capacidade de se adaptar ao inverno, saiba que isso depende das condições em que ele dorme. Se ele tiver uma casinha, uma cama ou manta que possa se enrolar, provavelmente ficará bem se o frio não for muito extremo, como pode acontecer aqui no sul. Portanto, a melhor opção é sempre dormir o mais protegido possível do frio.
- Dê a ele um cobertor: se você mora em um lugar como nós, onde a temperatura pode cair muito, dê ao cachorro um cobertor ou manta para que ele possa se cobrir se estiver com frio. Além disso, existem mantas e até tapetes térmicos que podemos usar para aquecer a cama. Se o seu cachorro sente frio e treme, e as mantas não estão sendo suficientes, verifique se a cama é feita com materiais isolantes.
- Compre roupas quentes: considere comprar roupas quentes para seu cachorro e colocá-las antes de sair para passear. Camisetas mais finas são excelentes para dias de temperaturas agradáveis, como no outono. Já os casacos mais grossos devem ser usados apenas quando as temperaturas estiverem baixas, para não gerar o efeito inverso e deixar o cachorro com muito calor.
- Faça os passeios em horários mais quentes: prefira horários onde a temperatura estiver mais elevada para sair com o seu cachorro.
- Os banhos podem ser mais espaçados: se seu cachorro costuma tomar banho semanal, diminua frequência quinzenal. E sempre cuide da temperatura do ambiente, para não causar um choque térmico.
> Saiba mais sobre banhos em cachorros no frio neste post!
RISCOS DA FRIAGEM PARA OS CÃES
As baixas temperaturas podem deixar os cães vulneráveis a diversas doenças, desde problemas respiratórios a viroses. A mais comum é a tosse dos canis, que como o próprio nome já diz, provoca tosse, espirros, secreção nasal e ocular, e prostração. A transmissão se dá por meio do vírus no ar, em secreções respiratórias, contato direto com um cachorro infectado e objetos contaminados. É uma doença que se espalha com uma certa facilidade, e pode evoluir para pneumonia. Mas pode ser prevenida com uma vacina anual, que embora não protega 100%, diminui muito os sintomas.
Quando o tempo está seco e com a proliferação dos carrapatos, a doença do carrapato – erlichiose – também passa a ser um risco. Ela provoca febre, prostração, perda de apetite e hemorragia. É uma doença que pode agir silenciosamente, mas que também pode ser prevenida, principalmente com nosso querido pó de Neem, que mantém os carrapatos longe dos nossos cachorros.
As patas do cachorro podem rachar por causa das baixas temperaturas, e até sangrar, por isso sempre cheque as almofadinhas das patas, mantenha elas limpas e veja se não há ferimentos, pois o contato com o chão gelado pode causar alguns problemas. Para isso, a Loção de Neem é sua aliada.
O cão pode apresentar hipotermia, sinais são inquietação, tremores, ansiedade e é ainda mais preocupante quando o animal para de se mover. Portanto, fique de olho se ele estiver com falta de apetite. Incentive-o a comer e beber água, para manter a imunidade alta.
CACHORRO DORME MAIS NO INVERNO
No frio todo mundo quer dormir mais, né? Com os cachorros não é diferente! Um filhote vai dormir mais, talvez até 16 horas ao dia. Já um cão adulto, dorme em média entre 9 e 11 horas por dia no inverno.
Eles fazem isso para diminuir o metabolismo corporal e concentrar suas energias na produção de calor para se manterem aquecidos. A maneira como eles dormem também ajuda no aquecimento do corpo: geralmente, quando estão com frio, eles dormem enroladinhos, parecendo uma bolinha ou croissant. Desse jeito, eles permanecem quentinhos nas baixas temperaturas.
E por aí, como seu cachorro se comporta no frio? Conta pra gente aqui nos comentários se ele gosta ou não de roupinhas, e como é a rotina de vocês no inverno.
Beijinhos e até a próxima!