Por que ração com corante faz mal?

Ração com corante faz mal

A escolha da alimentação adequada é primordial para cuidarmos bem da saúde e bem-estar dos nossos pets. Porém, sabemos que nem sempre é fácil entender quando um produto é benéfico ou não para os nossos pets. E uma das grandes dúvidas é sobre a escolha da alimentação e por que ração com corante faz mal. Afinal, parece apenas algo mais colorido e supostamente chamativo para atrair a atenção dos nossos pets, não é mesmo? Pois bem, vamos entender mais sobre isso, nesse post!

Por que ração tem corante?

Antes de entender o motivo de não ser saudável entregar alimentos com corante artificial para os nossos pets, é importante que você entenda o motivo da indústria usar de corantes na fabricação de alimentos pet, sobretudo a ração.

Desde crianças ouvimos por todos os lados que quanto mais colorido for o nosso prato, mais saudável ele será, certo? Pois bem, trazemos essa mensagem no subconsciente e buscamos aplicar tudo o que faz bem para nós, para a vida dos nossos cães e gatos. Afinal, queremos que eles tenham uma vida saudável e feliz ao nosso lado.

E claro que a racionalmente a gente sabe que alimentos industrializados para cães são coloridos artificialmente. Mas não pensamos nisso, apenas vemos um alimento colorido, chamativo, com uma embalagem que nos ilude com fotos de alimentos frescos e facilmente associamos inconscientemente àquela mensagem da infância de “prato colorido é prato saudável”.

Isso é apenas uma “jogada de marketing” do fabricante que atrai a nossa atenção com uma mensagem inconsciente e que nos induz ao erro. Sobretudo quando somos “pais de primeira viagem” e ainda estamos aprendendo sobre como melhor cuidar do nosso pet, é fácil nos deixar levar neste cenário. 

Até porque, essa mensagem das cores só serve para nós, humanos. Os pets enxergam as cores de um modo diferente e aqueles grãos coloridos não tem o menor sentido para eles e não atrai a atenção deles para que se alimentem melhor, como muitos pensam. Aliás, já falamos NESTE POST sobre como os cachorros enxergam, confira!

Então a dica aqui é: cuidado com os ingredientes da ração que escolher, busque se informar sempre e conte com o nosso blog para isso!  Agora sim, vamos entender o malefício real da ração com corante!

Por que ração com corante faz mal?

Você já parou para pensar sobre por que ração com corante faz mal? Se não, é preciso ter ciência que ração com corante ganha esse aspecto por meio do uso de produtos químicos. Isso porque são coloridas artificialmente e essa química é perigosa para a saúde dos nossos pets.

O corante artificial é rico em sódio e componentes químicos e sintéticos em sua formulação. Esses ingredientes geram problemas para o pet a curto e longo prazo:

  • Curto prazo: seu pet passa a ter queda drástica de pelos, problemas de pele (dermatites) e alergias sérias.
  • Longo Prazo: com o passar do tempo ele pode ter problemas renais bem complicados, exatamente pelo excesso de sódio.

E tudo isso apenas para dar uma aparência diferente para a ração. Afinal, o corante não agrega nenhum valor nutricional à ração, apenas estético. E ainda prejudica a saúde do seu peludo, a troco de nada! Então, se você tinha dúvidas sobre por que ração com corante faz mal, saiba que os motivos são esses: problemas com pele, pelo, alergias e trato urinário, afetando muito os rins do seu pet!

Como escolher a melhor ração?

Agora que você já sabe que o ideal é escolher uma ração sem corante, é importante saber também:

  • Busque entender a qualidade da proteína da ração, ela precisa ser nobre e não apenas vísceras e farinhas.
  • A porcentagem da proteína animal também é fundamental. O mínimo aceitável é 20%. 
  • Fuja de rações com conservantes, aromatizantes e corantes artificiais.
  • E sempre que possível, busque por linhas mais naturais de ração super premium!

Leia também o nosso post sobre como trocar a ração do seu cachorro neste link!

E conta pra gente, você já se enganou com produtos coloridos artificialmente?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *