Pode dar banho em cachorro no frio?

banho de cachorro no inverno

Inverno está chegando e muitas pessoas acham que não precisa dar banho em cachorro no frio. Mas na verdade isto é um mito! Assim como nós, eles se sujam e precisam ter a pele, pelo e partes íntimas higienizadas com certa frequência, independente da estação do ano. Contudo, tem cuidados especiais para que o cachorro não seja exposto a situações estressantes. Portanto, se atente às dicas deste post!

Banho com água gelada para cachorro?

A primeira grande dúvida é sobre água gelada para cachorro. Muitas pessoas pensam que a água gelada pode fazer mal ao pet. Mas se pararmos para pensar, na natureza eles não encontram água quente no rio que entram para caçar seu peixe, por exemplo. Então, não é bem esse o ponto.

Porém, no calor e principalmente no frio, a água gelada pode ser incômoda, irritando mais o pet que normalmente já não gostam muito de banho. Por isso recomenda-se a água quente, pelo conforto que ela proporciona durante o banho.

Além disso, para cães idosos e com dificuldade de troca de calor com o ambiente, como é o caso de cães braquicefálicos, a água fria em dias frios pode sim levá-lo a hipotermia, ou seja, a baixa temperatura corporal. E isso pode ser grave sim!

Cuidados com o bem-estar do pet durante o banho em cachorro no frio

Alguns cuidados são importantes para manter a higiene e bem-estar emocional durante o banho em cachorro no frio, veja só:

  • Água morna é mais confortável e assusta menos o pet. Assim ele se mantém tranquilo, evitando episódios de fuga, stress e reatividade.
  • Jatos leves de água, que entram em contato com a pele de forma agradável também colaboram para que o cão relaxe e tenha uma experiência positiva. Isso porque um jato forte que bate na pele de forma dura como um esguicho, pode ser agressivo e assustador.
  • Use produtos naturais no seu pet, sem parabenos e químicas que podem ser agressivas e causar dermatites no pet. A linha de Banho e higiene pet da Total neem é totalmente natural e desenvolvida com todo cuidado para proporcionar apenas limpeza e saúde ao seu pet, confira aqui!
  • Respeite o tempo de ação de cada produto, isso colabora para que o banho seja mais eficaz e leve mais tempo para necessitar de outro banho.
  • Seque muito bem seu pet com ar morno! Não use o secador muito quente, para não assustar, ferir a pele e nem ressecar pele e pêlo do animal. Também não use ar frio, pode ser incômodo e gerar hipotermia no animal.
  • Durante a secagem, você pode espalhar um pouquinho de Loção de Neem na pelagem dele. Ela vai ajudar a prevenir parasitas e a escovar com maior facilidade.
  • Por fim, logo após o banho, evite que seu pet seja exposto ao vento frio. Isso porque após um banho gostoso e quentinho, se for exposto a friagem, temos o risco de um resfriado, como acontece com nós, humanos!

O Ambiente do Banho para Cachorro

Para que o pet se sinta confortável no banho e que você possa zelar pela segurança dele, é fundamental que o local seja:

  • Fechado para evitar fugas.
  • Confortável e reconhecível, para que ele se sinta seguro ali.
  • Com piso o menos escorregadio possível.
  • Tenha recursos de diversão para que ele tenha recompensas positivas e boa experiência no banho. Por exemplo, leve para o banho brinquedos de nylon, vinil e bolinhas para que ele se divirta.
  • Seja amigo do seu pet e interaja com ele no banho. Para isso, converse com ele, faça carinho, massagens durante a aplicação dos produtos e recompense o bom comportamento com petiscos.
  • Por fim,busque ter um banho rápido! Quanto menos tempo exposto à água, melhor para o pet que não gosta de banho, sobretudo para banho em cachorro no frio.

Quer mais dicas sobre banho? Confira esses posts:

E confira o nosso Kit de Banho e cuidados com pêlo e pele do seu pet, NESTE LINK.

Agora conta aqui, você dá banho em cachorro no frio?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.