Como limpar a caixa de areia de gato

caixa de areia de gato

Existem muitos jeitos de usar e de como limpar a caixa de areia de gato. Então vamos te contar alguns aqui. Lembrando que é importante não usar produtos tóxicos, que podem fazer mal à saúde do seu gato. Além disso, higienize com regularidade e tentar mantê-la o mais limpa possível, gatos não gostam de lugares sujos. Para a limpeza, o ideal é usar ingredientes naturais e inofensivos, como bicarbonato de sódio, vinagre, ácido cítrico e até mesmo bolinhas de argila que podem ajudar a diminuir a umidade. 

Limpeza da caixa de areia de gato

Para limpar a caixa de areia de gato você pode usar uma pá pequena própria para retirada de fezes de gato. Elas vêm com a parte de baixo vazada para a areia escorrer e somente o cocô ser retirado.

As fezes podem ser jogadas no vaso sanitário, ou recolhidas, isoladas e devidamente descartadas. Depois, remexer a caixa é importante para manter a areia sempre arejada e para que o gato não se negue a fazer suas necessidades lá e acabe fazendo em outro lugar. 

Cada fabricante de areia indica uma certa quantidade a ser despejada no recipiente para que não fique cheiro no local. Mas em média 5 cm de areia é ideal, já que camadas muito grossas não conseguem inibir o cheiro forte das fezes e da urina.

Existem vários modelos de caixa de areia de gato, você pode encontrá-las em lojas de pet e apresentar para seu gato. Assim ele decide qual mais gosta. Nada é uma regra, ainda mais quando falamos de gatinhos! Portanto, o que vale é ensinar o bichano a fazer xixi e cocô no lugar certo.

Aliás, tem dicas sobre xixi no lugar certo para cães, neste post do Vetex.

Trocar a areia

O ideal é que troquemos a areia toda semana, para que o gato se sinta limpo e confortável. Trocar a areia e limpar a caixinha são cuidados essenciais para a saúde deles e da nossa. Podemos usar luvas para recolher as fezes e a urina, para não entrarmos em contato com os dejetos. 

No processo de limpeza, um erro comum é o uso de fragrâncias, com o intuito de deixar o ambiente mais agradável. Porém, não é legal usar perfumes e desodorizantes de caixas de areia, pois os gatos não gostam de cheiros fortes e isso pode inibi-los a usar a caixa. 

Ao invés disso, recomenda-se o uso de bicarbonato de sódio como eliminador de odores! Isso porque ele não incomoda os gatos e funciona de forma segura. Deve-se colocar um pouco de bicarbonato bem espalhado no fundo da caixa e se achar necessário coloque as vezes por cima da areia para prevenir o cheiro e amenizá-lo se o mesmo já estiver presente. 

E quando fazer a troca? As bolinhas de argila são um truque útil que ajuda a saber a hora de tirar toda a areia, já que elas absorvem toda a urina, e, quando ficam molhadas é sinal de que a areia precisa ser trocada por completo. Algumas areias formam torrões de urina o que facilita a limpeza e a retirada da excreta. Mas as que não formam necessitam de uma troca mais frequente em todo o seu conteúdo.

Esterilização da caixa

Para limpar completamente a caixa pode-se usar o vinagre, água quente com o nosso Sabonete Líquido de Neem que ajudam na eliminação dos cheiros fortes. Todos esses componentes podem ser deixados na caixa por meia hora para agir e depois retirados é só colocar a areia de sua preferência.

A caixa vai permanecer com um cheiro mais agradável, tanto pela ação do vinagre que inibe odores, como pelo aroma leve e natural do Neem e da Citronela presentes no Sabonete Líquido. Assim seu bichinho vai se sentir mais confortável. A esterilização pode ser feita uma vez ao mês, não há necessidade de fazê-la toda a semana assim como a troca de areia. Lembrando que tudo pode ser adaptado a sua realidade e a seus gostos e de seu gato.

Lugar adequado para caixa de areia de gato

É interessante que a caixa de areia de gato fique longe dos recipientes de comida e água, para que ao cavar o gato não acabe jogando areia na comida. Afinal, os gatos são muito limpos por instinto e não comeriam do lado da sua caixa de areia.

Pequenas observações:

  • Experimente várias opções de areia, assim seu gato escolhe qual gosta mais.
  • Espere a caixa secar, após a lavagem, para colocar a areia. 
  • Pense em uma caixa de areia de gato fechada se o gato fizer muita bagunça ou tiver mais de um gato em sua casa. 
  • Se tiver mais de um gato em casa, troque a areia mais vezes por semana e higienize com vinagre e sabonete com maior frequência também.

E você, tem algum truque? Comente tudo aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *