Comida Natural para Cães

Alimentação natural

Oi, pessoal! Eu sou a Elayne, médica veterinária e mamis do trio mais lindo do instapet @abcdospoms. Neste post vamos conversar um pouco sobre comida natural para cães e o uso do Suplemento em pó, da Total Neem. 

Comida Natural Para Cães

Há alguns anos a comida natural para cães vem sendo cada vez mais difundida e pesquisada pelos tutores. Isso se deve ao fato dos pais de pet estarem mais atentos à saúde dos seus bichinhos e sabemos que uma base para uma vida saudável é uma alimentação adequada. 

Se você está chegando por aqui agora e não sabe nada sobre o que é Alimentação ou Comida Natural, sugiro que leia esses artigos aqui antes de dar continuidade por aqui:

O que é Alimentação natural

Como Realizar a Troca

Agora que você já sabe um pouco mais sobre comida natural para cães e suas modalidades, vou explicar um pouco sobre a transição da ração para a AN. Esta é uma etapa muito importante, pois é um tempo que damos ao organismo para se adaptar a uma nova dieta.

Alguns cães passam por essa fase sem problema nenhum! Mas sabemos que existem cães que são mais sensíveis e podem desenvolver alguns sintomas como:

  • Fezes amolecidas; com muco ou coloração diferente;
  • Gases;
  • Coceiras;
  • Vômitos;
  • Disbiose;
  • Gastrite;
  • Colite;
  • Duodenite

Por isso, o probiótico é um grande aliado nessa etapa! Ele dá suporte a flora intestinal e ajuda a diminuir esses sintomas citados acima.

A transição da comida natural para cães feita pelo meu trio de spitz alemão, durou 15 dias. Mas já vi algumas pessoas conseguirem fazer em 7. Por isso, conversem sempre com seu veterinário nutricionista de confiança para entender qual o melhor caminho para o seu pet.

Fui orientada por uma colega veterinária nutricionista a fazer dessa forma: 

  • Dias 1 e 2: 80% de ração e 20% AN
  • Dias 3 a 5: 70% de ração e 30% AN
  • Dias 6 e 7: 60% de ração e 40% AN
  • Dias 8 e 9: 50% de ração e 50% AN
  • Dias 10 e 11: 40% de ração e 60% AN
  • Dias 12 a 14: 20% de ração e 80% AN
  • Dia 15: 100% AN. 

Essa recomendação foi seguida à risca! Por isso, não tive nenhum tipo de problemas durante a transição alimentar. Além disso, é importante lembrar que toda suplementação necessária para a dieta feita com comida natural para cães deve ser iniciada após a transição e de forma também gradativa.

Benefícios do Neem na AN

Por ser um produto de origem 100% natural, sabemos que o suplemento em pó de Neem (mais conhecido como pó mágico) pode ser acrescentado no dia a dia da comida natural  para cães.

O Neem é famoso por ter uma grande ação repelente, afastando ectoparasitas (ácaros, pulgas, carrapatos e moscas); também tem grande ação parasitária; age no sangue favorecendo a imunidade.

O pet que se alimenta com AN tem a tendência de acumular mais tártaro nos dentes. Então aí vemos mais uma ação incrível do neem, pois ele age protegendo o esmalte dos dentes com ação bactericida eliminando as bactérias que formam o tártaro e causam aquele bafinho… além de aliviar sintomas de gastrite inibindo a produção de secreção gástrica, diminuindo refluxo e vômitos.

Quer saber mais sobre as ações do neem em benefício da saúde do seu pet? Confira 10 benefícios do neem nesse post.

Cuidados Na Alimentação Natural 

Preciso alertar de antemão que o tutor que escolhe fazer comida natural para cães precisará de tempo para preparo das porções, espaço no freezer para armazenamento e alguns cuidados. No meu caso como optei em fazer a AN crua com ossos sigo alguns protocolos:

  • Higienização para o preparo com a limpeza das mãos com o sabonete de neem.
  • Desinfecção da mesa com o Neem multiuso.
  • Congelamento profilático das porções de acordo com a origem da proteína. Por exemplo, o frango precisa de 24 horas em temperatura de -18 C.

Na modalidade de alimentação natural cozida, existem algumas empresas que podem preparar o cardápio para você e enviar já congelado! Deixando tudo mais prático e na hora de servir a AN basta acrescentar os suplementos e pó mágico de neem.

Outro cuidado que os cães que consomem AN precisam é:

  • Visitas frequentes ao veterinário para realizar check ups de acompanhamento da saúde.
  • Principalmente para saber se será necessário alguma mudança na dieta; alguma vitamina ou mudar alguma suplementação. 

Essa é a minha experiência de comida natural  para cães e o pó mágico do neem! Particularmente pude perceber que eles são muito mais felizes comendo “comida de verdade”, é mais fácil manter eles no peso adequado. Além disso, vi uma diminuição significativa no volume de fezes, devido ao uso de suplementos pude notar uma melhora incrível na pele e pelos que estão sem sombra de dúvida muito mais macios e brilhosos. 

Espero que tenham gostado de saber mais sobre a modalidade que escolhi fazer para o meu trio! Se ficou ainda alguma dúvida, basta deixar seu comentário aqui ou podem me procurar também no direct do Instagram.

Lembrando que AN é coisa séria! Não é carne/frango, cenoura e muito menos restos do seu almoço! Procure um veterinário nutricionista para ter um cardápio bioapropriado ao seu pet! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *