Oii pessoal! Eu sou a Lelê mamãe da Kiwy, uma shihtzu muito fofa, que se alimenta de Alimentação natural crua há 2 meses. Então, nesse post vamos conversar um pouquinho sobre AN, a famosa Alimentação natural para cães que ultimamente está fazendo sucesso no comedouro de vários cães e gatos rsrs. Quero reforçar que antes de fazer qualquer tipo de dieta, consulte o veterinário de maior confiança e de preferência especializado na área!
Alimentação Natural X Comida Caseira
A Alimentação Natural é bem diferente de uma comida feita em casa, a mesma que nós, humanos, comemos!! AN não é arroz, bife e feijão. Isso porque tem todo um contexto e estudo, veja as diferenças:
Alimentação Natural:
- É um cardápio elaborado só para o pet
- Tem de 2 a 7 variações do cardápio em um só mês.
- Os ingredientes são 100% naturais
- Existem várias opções de modalidade
- Necessita de acompanhamento de um Veterinário especializado em nutrição animal
- Tempo, espaço, estudos e dinheiro para manter a alimentação natural para cães.

Comida Caseira:
- Dieta nada balanceada
- Alimentos divididos com o consumo humano
- Sem suplementação correta
- Pode acontecer de ser oferecida com temperos proibidos para o pet, porque o humano pode consumir aquele certo alimento/tempero.
- Mais prático, porém nada saudável!
Não confunda comida de humano com alimentação natural para cães, por favor! Entende que a comida caseira não é saudável? Isso porque você está dando restos de comida para o seu animal e isso pode causar sérios problemas no futuro, sabia? Veja alguns deles>
- Falta de suplementação que gera deficiência nutricional.
- Intoxicação alimentar causada por ingredientes simples da cozinha humana, como cebola.
- Fraqueza e anemia canina.
Além dessas causas, inúmeras doenças podem ocorrer por falta de algum nutriente não encontrado nos alimentos caseiros. Nem tudo que você come o seu pet irá comer também, tenha senso rs!
Modalidades
Na AN temos alguns tipos mais conhecidos e alguns nem tanto, aqui vou falar as 3 principais:
- Crua sem ossos! São com carnes e vísceras cruas e não entram ossos nessa dieta, os legumes e carboidratos podem ser cozidos ou crus.
- Crua com ossos! Também conhecida com o nome BARF (Alimentos crus biologicamente apropriados). Esta dieta também contém carnes e vísceras cruas e ossos crus também.
- Alimentação natural cozida! Como o próprio nome já diz, ela é 100% cozida e não contém ossos. Isso porque os ossos não podem ser oferecidos cozidos, defumados e nem assados! Somente crus, o que não é o caso dessa dieta.
Vantagens da Alimentação natural para cães
- É totalmente natural! Livre de conservantes, transgênicos, alimentos com índice glicêmico alto e suplementação incorreta.
- Você sabe o que seu cão está comendo! Na ração não, pode ter muitos ingredientes ruins e você não faz ideia e estão incluídas na alimentação industrializada, mas nunca na Alimentação Natural
- Cachorro feliz! Eles amam mais a Alimentação natural, porque esse era o tipo de comida que eles comiam, como os lobos, os antepassados deles. Além de deixar ele experimentar novos alimentos, bemmmm mais saborosos do que a ração!
- Pelagem linda e macia! Além do Neem que você pode adquirir nesse link com o cupom KIWY, que ajuda na pelagem, uma boa alimentação também influencia isso!!!
- Carinho e amor! Você prepara a comida no seu pet e não tem coisa melhor do que isso. E mesmo que você compre a AN pronta você vai proporcionar uma vida incrivelmente saudável, coisa que muitos pets não tem.
- Dentes sem tártaros! As modalidades que contém peças inteiras, como a barf, tem ossos, e isso ajuda a limpar os dentes do cão.

Cuidados necessários
A Alimentação Natural exige sim uma organização do tutor. Então, antes de pensar em começar a dieta natural você tem que ver se cumpre os requisitos para fazer a AN. Ah, e quais são? Tem vários porém os principais são:
- Tempo e paciência! A alimentação natural é um preparo demorado entre ir ao mercado fazer as compras, o congelamento profilático caso for crua, o preparo da comida, pesar as quantidades e congelar tudo para oferecer durante os dias!
- Espaço! Muitos começam a AN nem sabendo se irão ter espaço no freezer para congelar tudo. Como aqui em nossa casa o congelador é pequeno, fazemos 14 porções que dá no total para 1 semana. Tem gente que faz para 15 dias, 20 dias, 1 mês até 3 meses. Isso vai do seu espaço mesmo!
- Condições financeiras! Nem sempre a ração vai ser mais cara do que a AN e sabe porque? As carnes são umas das coisas com o maior preço no mercado e acaba saindo mais caro. Porém também depende da espécie do animal da carne. Mas sempre é bom ver se você irá ter condições financeiras para sustentar a dieta do seu animal.
- Organização! Principalmente se a alimentação for crua é importante ter um planner, caderno, agenda ou até mesmo um calendário para ver quando precisará preparar mais porções, compras e o congelamento profilático! Muitos fazem até planilha para comparar o preço de cada mês e ver qual cardápio sai mais barato.
E é isso galera, espero que vocês tenham gostado de saber mais sobre a alimentação natural!! Qualquer dúvida que tenha ficado, pode deixar aqui nos comentários do blog ou mande direct pelo insta da @frutinhakiwy, ok? Lembrando que antes de fazer qualquer mudança na alimentação do seu animal consulte um médico veterinário especializado em AN! Beijinhos!