As férias chegaram e, com elas, as viagens, certo? Quem tem cachorro, como eu, com certeza não gosta de deixá-lo sozinho em casa. Caso o seu destino seja a praia, esse post é pra você: Vamos falar sobre cachorro na praia?
Já parou para se perguntar se podemos levar cachorro na praia ou quais as condições para isso? Eu sou a Débora, sou mãe da Nala, uma das embaixadoras da Total Neem e neste post vamos falar um pouco sobre o passeio do cachorro na praia.
Pode levar cachorro na praia?
Infelizmente, em muitas praias os animais de estimação ainda são proibidos ou aceitos com muitas restrições. O município pode ou não permitir a entrada de cachorro na praia. As praias que liberam a circulação de animais podem estabelecer algumas regras, como apresentar a carteirinha de vacinação ou exigir que o cachorro fique no colo do dono o tempo inteiro.
Em muitas praias brasileiras não há fiscalização e é muito comum ver cachorros passeando pela areia ou brincando no mar. Porém a Lei existe e a multa, aliás, pode ser bem salgadinha, viu?
O Brasil ocupa a segunda posição no ranking mundial de animais de estimação, a maioria das famílias brasileiras possuem pelo menos um pet, sendo o cachorro o preferido do brasileiro. E todos nós já sabemos que a posição que os pets ocupam na vida das pessoas mudou. Isso porque cada vez mais são considerados como parte da família, e passaram a nos acompanhar em momentos de lazer. É só ver o aumento crescente de lugares pet friendly por todo o país.
Em algumas cidades como Florianópolis (SC) existe um movimento formado por pessoas que buscam conseguir a permissão para que os cachorros acessem as praias. O movimento conta com orientação e apoio de diversos profissionais e grande apoio popular. Porém esbarra ainda em dificuldades legais e burocracia. Mas não é impossível, por exemplo, Santos (SP) já conseguiu a permissão para que os pets acessem as praias.
Bom, visto tudo isso, bora saber os cuidados necessários para um dia tranquilo na praia.
Cuidados com o cachorro na praia
Antes de passear com cachorro na praia, é necessário tomar alguns cuidados especiais para garantir o nosso bem estar:
- Socialize seu cachorro com antecedência: Passear na praia é muito divertido e benéfico para cachorros. Mas para isso, é importante que ele esteja acostumado a conviver com outras pessoas. Cachorros que não estão acostumados a passear na praia podem ficar estressados e ansiosos.
- Atente-se ao sol e temperatura: Prefira horários de menor calor para levar seu cachorro à praia, como antes das 11h00 e após às 16h00. Não apenas pelo risco de câncer de pele, mas também pelas chances aumentadas de ele sofrer com insolação e queimaduras nos coxins, dada à temperatura elevada da areia. Cachorros braquicefálicos requerem atenção redobrada, pois podem sofrer hipertermia com mais facilidade.
- Utilize protetor solar pet: Para proteger o cachorro contra queimaduras solares, aplique o protetor solar nas áreas menos cobertas pela pelagem, como no focinho e abdômen e não esqueça de reaplicar após um mergulho ou a cada 2 horas.
- Esteja com a carteirinha de vacinação em dia: Mesmo que o município não exija a apresentação da carteirinha nas praias, é importante que ela esteja atualizada, com todas as doses de acordo com o cronograma estabelecido pelo veterinário.
- Proteger o cachorro contra ectoparasitas: é fundamental que seu cachorro esteja protegido contra pulgas e carrapatos. Lembrando que os repelentes próprios para cachorros diminuem o risco de serem picados por insetos transmissores de doenças graves, como a dirofilariose (conhecida como doença do coração).
- Leve água, comida e cata-cacas: antes de sair de casa, prepare uma mala com tudo que o seu cachorro precisa para o dia, como água fresca e ração. Leve saquinhos para recolher as fezes e evitar problemas com os outros banhistas. Afinal, ninguém merece ficar numa praia suja!
Praias Pet Friendly
Cidades como Rio de Janeiro e Natal já permitem a circulação de cachorros na praia. Enquanto no Estado de São Paulo, Santos foi a 1ª cidade que conseguiu essa liberação junto a prefeitura. Essa conquista veio em função do aumento das buscas por locais pet friendly. Afinal de contas, cada vez mais os cachorros estão fazendo parte do nosso dia a dia.
O que nós tutores precisamos ter em mente é: Não é porque a praia é pet friendly que seu cachorro pode fazer o que bem entender. Na maioria das praias, existem algumas regras sobre os locais e horários onde os cachorros podem circular. Nós somos os responsáveis por eles, inclusive por recolher as fezes e mantê-los sob controle em locais públicos.
Nada é mais divertido que ver o cachorro brincando na areia e no mar. Mas lembre-se: respeite os limites do seu cachorro. Cuidado para não sobrecarregá-lo fisicamente, o que pode trazer algum problema para a saúde dele. A viagem deve ser para que vocês se divirtam e também relaxem juntos.
E aí, gostaram de saber mais sobre cachorros na praia? Então comente aqui se você já foi e qual foi a sua experiência.