Uma das grandes polêmicas no cuidado com cachorros é a escolha da alimentação ideal. Muitos entendem a ração como um alimento completo e ideal. Enquanto outros preferem investir em alimentação natural, que não tem nada a ver com restos de comida. Mas então, o que é alimentação natural, ou AN? Vamos te contar tudo sobre ela nesse post!
Alimentação natural para cães
Alimentação Natural para Cães é uma dieta balanceada para cada indivíduo e criada com ingredientes frescos, cozidos ou crus. Esse tipo de alimentação substitui a dieta processada, ou seja, que passa por processos industriais como as rações secas e úmidas. E por isso também possui todos os nutrientes que o cachorro precisa para se desenvolver e manter-se saudável em todas as fases da vida.
Por isso chamamos de alimentação equilibrada, pois ela precisa ser pensada e criada de acordo com as necessidades do seu pet, por um veterinário nutricionista que vai acompanhar a saúde do seu pet de perto. Então oferecer alimentação natural para cães é algo sério e bem elaborado, passando longe de restos de comida humana ou improvisos na cozinha, e podendo variar entre cozida, crua sem ossos e crua com ossos.
Composição da Alimentação Natural
Os cachorros são animais carnívoros, por isso precisam que sua dieta tenha predominância em proteína animal. Aliás, isso faz com que a escolha das melhores rações passem pelo filtro da porcentagem de proteína animal de qualidade contida em sua fórmula, sendo o ideal acima de 20% e algumas alcançando até 90%.
Além da proteína, a AN ideal deve manter um equilíbrio entre proteínas, gorduras de boa qualidade, carboidratos, fibras, vitaminas, minerais e água. Para alcançar os níveis ideias de todos esses componentes, o nutricionista cria uma receita com ingredientes nobres que deve ser seguida a risca, desde o preparo até a quantidade oferecida para o cão. E ainda é necessário fazer a suplementação para garantir que a alimentação está entregando tudo o que o seu cachorro precisa, como prebióticos e probióticos que garantem a saúde intestinal canina.
Você pode também suplementar tanto a alimentação natural para cães como a ração, com pó de Neem para garantir mais algumas propriedades naturais que vão manter o seu peludo saudável e livre de insetos e pragas como pulgas, carrapato e mosquitos, graças à ação repelente e anti pesticida presente no Suplemento Nutricional de Neem, saiba mais sobre ele NESSE LINK.
Benefícios da comida natural para cachorro
Embora muitos considerem a Alimentação Natural como modismo, é importante lembrar que há milênios os cães se alimentam de comida, em especial dietas bem carnívoras. Enquanto a ração industrializada está presente no mercado há cerca de 60 anos, sendo as primeiras fórmulas criadas nos EUA, na década de 1940.
Então, comida natural para cachorro, como nome diz, é natural para a espécie e por isso traz muitos benefícios como:
- Alta palatabilidade, afinal é refeição fresca, com sabor e textura de comida de verdade.
- Fezes firmes e com menos odor, garantidos pela proteína de alta qualidade.
- Pelo brilhante, mesmo sem banhos tão frequentes e hidratação.
- Organismos mais hidratado, pois enquanto a ração possui apenas 10% de umidade, a comida natural para cães oferece de 60 a 80%.
- Maior resistência à doenças, afinal, ele não consome nenhum tipo de conservantes, corantes e aditivos químicos, apenas alimento fresco.
- Um cão com mais vitalidade, cheio de energia e animado com a refeição, sem riscos de enjoar da alimentação.
- Ajuste de dieta para cães com problemas de saúde, podendo melhorar sua condição.
Porém, nem tudo são flores e há alguns preços a se pagar para que o seu cão consuma comida natural:
- AN pode sair um pouco mais cara do que a ração oferecida, não só pelo custo da receita em si, como também pela necessidade de acompanhamento veterinário.
- Você precisa ter tempo para cozinhar e se dedicar a isso, ou entender que terá um investimento maior na compra da dieta.
- Com a receita pronta, é preciso se organizar para ter espaço no freezer. Pois é preciso congelar as porções diárias de alimento e isso ocupa bastante espaço.
- Essa escolha também demanda tempo para idas ao veterinário com mais frequência, tanto para consultas como para os exames periódicos.
Mas se isso não for um problema para você, as vantagens podem ser compensatórias.
Alimentação natural serve para todos os cães?
Embora tenha o nome de “natural” muitas pessoas ainda tem dúvidas se esse tipo de dieta é indicada para todos os cães. Mas sim: alimentação natural serve para todos os cães, independente do porte, idade ou condições de saúde. isso porque ela é individualizada, sendo criada uma dieta para cada cachorro de acordo com suas peculiaridades e restrições por saúde.
Algumas doenças inclusive apresentam melhora com o consumo de comida natural, é o caso da diabetes, alergias de pele, alergias alimentares, doenças renais, gastrite, cardiopatia e problemas de trato urinário e intestinal. Porém, a dieta de um cardiopata ou diabético será diferentes de um cão renal crônico ou de um cão saudável. Por isso a transição da ração para um alimentação natural deve ser feita com acompanhamento de um veterinário nutricionista, com base em exames periódicos e seguindo a risca a dieta prescrita.
E então, ficou mais claro como funciona a alimentação natural para cães? Conta pra gente como é a dieta do seu pet e se você já tentou suplementar com pó de neem!