Tudo Sobre Beagle

Tudo sobre beagle

Olá, eu sou a Fernanda, mamãe da  @beaglecatharina, e hoje vamos falar sobre uma raça muito famosa e que tem uma certa fama de terrível: vamos conversar sobre o beagle! Vamos entender melhor o que acontece na cabecinha deles, e também algumas dicas preciosas para você manter o seu beagle muito bem equilibrado. Então, vamos lá saber tudo sobre beagle?

Origem do Beagle

O  beagle é originário do Reino Unido, uma raça bastante antiga. Suas origens podem ser atribuídas a Xenofonte, um escritor grego, historiador, e militar, que no seu tratado sobre a caça, fala sobre um cachorro que poderia ser muito bem a primeira menção à raça beagle.

Mais tarde, no século XVIII, e após uma seleção mais intensa de cães de caça, nós encontramos o beagle de bolso, um cachorro que hoje já está extinto. Mas era muito popular no seu tempo, criado por personalidades distintas, como a Rainha Elisabeth I e o Rei Henrique VIII. Eles caçavam em matilha, com os homens a pé ou a cavalo, atrás de lebres, chacais, e porcos selvagens. A matilha perseguia e encurralava o animal, latindo muito, aguardando o caçador chegar para abater sua vítima. 

O beagle que nós conhecemos hoje, começou a ficar popular em 1840, quando foi exportado para os EUA como cão de caça. Embora só lá por 1870 ele passou a ser considerado cachorro doméstico e, em 1884, foi aceito oficialmente pelo AKC  como raça, e começou a se espalhar pelo mundo.

Padrão da Raça

O padrão que nós conhecemos hoje é descendente do foxhound, um grande cachorro caçador. E o beagle trata-se de um dos cães mais bonitos e harmoniosos da atualidade. 

Esta é uma raça muito robusta, proporcional e musculosa, de ossos largos e um peitoral que chama atenção. Eles tem uma cabeça comprida e retangular, com aparência forte e ao mesmo tempo delicada. A altura até a cernelha fica entre 33 e 41 cm. Enquanto seu peso é em torno de 8 a 16 kg.

As cores que um beagle pode ter são divididas em 2 ou 3, sempre com tons de branco, marrom e preto. O pelo do beagle é muito macio e não precisa de um cuidado excessivo. Por isso, uma ou duas escovações semanais, e banhos a cada 15 dias são suficientes. 

O beagle possui o rabo sempre para cima, com a pontinha branca. Essa característica ajudava os caçadores a identificarem a posição dos cães no meio da vegetação enquanto farejavam. 

As orelhas do beagle são grandes, caídas, e muito macias, sendo muito gostoso de fazer carinho nelas. A morfologia das suas orelhas predispõe a ter o interior úmido e então a sofrer de ácaros. Por isso é recomendado limpá-las semanalmente com uma gaze estéril. 

Temperamento do Beagle

Muitas pessoas desejam ter um beagle apenas pela sua aparência física, já que eles são muitos fofos desde filhotes até a idade adulta. Mas quando tomamos uma decisão tão importante quanto a de adotar um cachorro, nós precisamos conhecer o seu comportamento. E o beagle não é um cachorro indicado para qualquer família. 

Essa raça é um dos cães mais dóceis e brincalhões, quando estão equilibrados. Super companheiro, o beagle consegue divertir muito uma casa.

Eles são cachorros muito ativos, com forte instinto caçador, e um caráter bem independente. São cães inteligentes, impulsivos, e fáceis de estimular outros cachorros. Então, o beagle pode se encaixar com uma família ativa, que faça excursões, e adore esportes caninos. 

Eles também podem ser ideais para uma família que tenha crianças um pouco mais velhas, que gostem de brincar com os cachorros e passar algum tempo fazendo atividades. Porém,  já não são tão indicados assim para famílias que são mais calmas e sedentárias. 

Quando o beagle é bem socializado, ele pode ficar com outros cachorros e gatos. Mas quando nós falamos de pequenos mamíferos exóticos ou aves, aí é preciso monitorar o seu comportamento, devido ao seu instinto aguçado de caça. 

Dentro de casa, tenha sempre brinquedos interativos para distrair e ocupar o tempo desse cão tão enérgico. O gasto de energia física e mental do beagle é fundamental para manter o equilíbrio canino e a casa em ordem! rs

Características da raça

Por ser um cachorro tão ativo, é aconselhável fazer entre 3 e 4 passeios diários com eles, onde ele possa cheirar, relaxar e interagir com outros cachorros. Mesmo assim, é recomendável que o beagle receba uma sessão de exercícios moderados diariamente. Pode ser interessante praticar corrida, se inscrever em um clube de agility, praticar obediência e habilidades caninas em um centro de treinamento, ou simplesmente fazer um passeio em algum lugar que tenha mais estímulos. 

Naturalmente, pelo alto nível de energia do beagle, é essencial que nós aprendamos a realizar exercícios de calma e relaxamento para compensar essas atividades diárias intensas.

O beagle é um cachorro super inteligente, e para educá-lo corretamente nós precisamos fazer o uso de reforço positivo. Quando ele é filhote, nós precisamos ensiná-lo a controlar a mordida, a fazer xixi no local certo, e a socializar com todo tipo de pessoas e animais. Mais tarde, na fase adulta, nós precisamos iniciá-lo na obediência básica, que é fundamental para sua segurança e para uma boa convivência. 

E para mantê-lo mentalmente ativo, nós podemos iniciar o beagle em atividades caninas, esportes e atividades variadas.

Não há dúvidas de que ele é um excelente cachorro de rastreamento: o seu incrível olfato é capaz de detectar drogas, explosivos, e até pessoas perdidas. Por esse motivo, o beagle é muito difícil de adestrar, pois ele entra em trabalho de faro o tempo todo, e nesse momento não consegue nem escutar a gente direito. 

{“source_sid”:”793D5DFD-437E-4E0D-BDDE-DA2CA7BFC2D5_1604435960987″,”subsource”:”done_button”,”uid”:”793D5DFD-437E-4E0D-BDDE-DA2CA7BFC2D5_1604435960704″,”source”:”share_action_sheet”,”origin”:”gallery”}

Saúde do Beagle

No geral, a saúde da raça é muito boa. Mas como qualquer cachorro, o beagle precisa seguir um plano de medicina preventiva, através de consultas veterinárias e check up periódico para ajudar a detectar qualquer problema de saúde imediatamente.

É aconselhável visitar o veterinário a cada 6 meses, embora em cachorros de esportes seja mais aconselhável realizar essas consultas a cada 3 meses. Além disso, o calendário de vacinação e desparasitação deve ser seguido, com a manutenção do pó de nem na rotina diária do pet, para evitar parasitas, vermes, manter a alta imunidade, além de todos os benefícios do neem para cães.

É essencial prestar bastante atenção na alimentação também. Isso porque essa raça tem tendência à obesidade. A qualidade e a quantidade certa de alimentação devem ser prioridade, para melhor saúde dele. 

Algumas doenças mais frequentes do beagle são otite e obesidade, estenose pulmonar, várias doenças oculares, como a  catarata e glaucoma, surdez, ataxia, inversão sexual, e epilepsia.

O beagle geralmente é uma raça bem saudável, que pode nos acompanhar por entre 12 e 16 anos.

Você já sabia que o beagle era esse cachorro tão incrível? Se você é um apaixonado por beagle, não deixe de conferir o instagram da Catharina!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *