Cuidados com Cachorro no calor

Cuidados com cachorro no verão

Olá, eu sou a Bruna, mamãe do Chop, @chop_chow. E sendo mãe de um Chow Chow preciso e tomo vários cuidados especiais com ele no verão! Aliás, durante o verão precisamos ter cuidados redobrados com todas as raças de cachorros! Mas nas mais peludas ou cães braquicefálicos, os cuidados são maiores. Então hoje vou falar mais sobre o assunto e dar umas dicas bem legais  de cuidados com cachorro no calor! Continuem lendo para saber mais! 

Cachorro sente calor?

Se você já se perguntou se cachorro sente calor, a resposta é SIM! Assim como nós, os cachorros também sofrem com os fortes calores do verão. Eles demonstram isso através:

  • Língua pra fora
  • Respiração mais rápida e ofegante 
  • Sentir sede com mais frequência 
  • Salivação em excesso (babar) 
  • Ficar mais quieto 

Todos esses sinais ocorrem, pois o organismo do pet tenta manter a temperatura ideal de várias formas! O ideal para evitar o mal estar do cachorro no calor é passear em horários adequados, como pela manhã bem cedo e após as 18 horas da tarde. Isso porque nesses horários não tem o sol forte! Pois até mesmo o calor da calçada/asfalto pode causar queimaduras e machucados graves nos coxins (almofadinhas) do cachorro. 

Outros comportamentos típicos dos nossos cachorros no calor é deitar com a barriga no chão frio, procurar locais mais frescos para dormir. Isso mostra como ele precisa se refrescar e você pode ajudar oferecendo um tapete gelado, por exemplo.

Além disso, seu cão pode gostar de deitar em locais mais úmidos. Por exemplo, o Chop ama deitar no box do banheiro, principalmente após alguém tomar banho, já que sempre fica um restinho de água!. Essas são algumas formas que os cães encontram de se refrescar e manter sua temperatura corporal estável e você precisa se atentar para oferecer esses locais frescos.

O que é Hipertermia? 

Um dos mais importantes cuidados com cachorro no calor é quanto a hipertermia. Quando as atitudes e os mecanismos disponíveis para aliviar o calor não resolvem, os cachorros podem sofrer de HIPERTERMIA. Isso acontece quando a temperatura corporal está muito elevada, mas é diferente de febre.

A hipertermia é o aumento da temperatura do corpo e aumento da taxa metabólica com aceleração da frequência respiratória. E como consequência da incapacidade do organismo de dissipar o calor. 

Os sintomas são progressivos, e da língua pra fora, respiração ofegante, salivação excessiva e apatia que comentei acima, podem evoluir para vômitos, diarréias, taquicardia e até confusão mental e andar cambaleando! Por isso, o ideal é sempre ajudar a refrescar seu pet nos primeiros e mais comuns sintomas! 

Muitos tutores entendem que um dos cuidados com cachorro no calor é a tosa, que ajuda a refrescar e evitar a hipertermia. No entanto, esse cuidado precisa ser avaliado de acordo com a raça.

Isso porque o pelo dos cachorros de pelagem dupla (com subpelos) funciona como um isolante térmico! Por isso, em cães com esse pelo volumoso, duplo e denso, como o chow chow e outras raças, não é recomendado tosar!

Tosas com máquina principalmente, podem piorar muito o calor e muitas vezes, por consequência, causam queimaduras em alguns tipos de pele se expostas por muito tempo em sol quente! Além disso, o subpelo protege o cão da temperatura externa, seja ela fria ou quente, e ajuda o cachorro a regular sua temperatura interna. Então não se preocupe: o pelo denso não deixa o cão com calor e sim o contrário, os ajuda a manter a temperatura ideal! 

Como refrescar seu cachorro no calor

Existem várias maneiras de ajudarmos nossos peludos a se refrescar e que são cuidados com cachorro no verão que fazem muita diferença. Por isso vou contar algumas coisas que faço e dão super certo:

  • Manter o pet em lugar fresco e, se possível, com sombra e vento. Nesses casos ventilador e ar ajudam muito.
  • Não faça exercícios com o cão em momentos muito quentes do dia. Deixe-o descansar! Manter exercícios, principalmente de alta frequência, aumenta as chances de fadiga e, por consequência, as chances de hipertermia. 
  • Ofereça bastante água fresca e coloque cubos de gelo para ajudar a refrescar! E leve água para o passeio.
  • Utilizar tapetes gelados. O Chop ama tapete gelado, usa muito no calor e você encontra facilmente online ou em pet shops!
  • Se estiver em praias e locais com água, deixe o pet se molhar, se ele mostrar interesse. Mas não force, se ele tiver medo.
  • Nunca deixei seu pet preso no carro, nem por 5 minutinhos, pode ser fatal.
  • Mantenha o cão no peso ideal. Cães acima do peso têm mais dificuldades no calor.

O importante é conhecer seu peludo e observar sempre qualquer sintoma que ele demonstre! Já que não podem falar, devemos estar sempre atentos e ter cuidados com cachorro no calor para manter a melhor qualidade de vida possível! Qualquer sintoma mais grave, contate seu Veterinário o mais rápido possível! 

Então por hoje é isso! Espero que tenham gostado e que as dicas ajudem de alguma forma! Qualquer dúvida mande mensagem no Instagram @chop_chow, sempre respondo o quanto antes! E não esqueça de compartilhar esse post com outros tutores! Até a próxima! Beijos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *