Tudo o que você precisa saber sobre unhas de cachorro

Olá! Eu sou a Claudia, mamãe do Thor, um Golden retriever de 2 anos, brincalhão e cheio de energia para viver, gosta muito de passear ao ar livre e correr pela grama. Mas para que ele continue vivendo esses momentos felizes, é preciso estar atento a alguns cuidados básicos super importantes, e um desses cuidados é o corte das unhas do cachorro. Vem comigo que separei algumas dicas para você manter o corte das unhas de cachorro em dia. 

Como cuidar das unhas de cachorro? 

Antes de falar sobre como cuidar das unhas do cachorro, é importante entender um pouco mais sobre a anatomia das unhas do cachorro. Os cachorros possuem dez unhas dianteiras e oito unhas traseiras, isso de acordo com a quantidade de dedos em cada pata. Esse número pode variar em caso de cães que possuem má formações genéticas, as quais o fazem ter menos ou mais dedos. Conhecer a anatomia da unha canina e entender quais são os cuidados que a estrutura requer vai possibilitar cuidar corretamente das garras e poder apará-las sem causar estresse no animal. Por isso, abaixo reunimos algumas informações importantes sobre as unhas de cachorro que você precisa saber para fazer a manutenção correta. 

  • As unhas do cachorro cumprem um papel importante na anatomia das patinhas, além de funcionarem como um mecanismo de defesa do animal, elas atuam na sustentação dele ao se movimentar. 
  • As unhas do cachorro são compostas basicamente de duas partes: O sabugo é uma rede macia de vasos sanguíneos que suprem a unha com nutrição e fluxo sanguíneo, uma estrutura altamente sensível. 
  • A unha canina é uma estrutura externa e rígida , que é composta por uma proteína conhecida como queratina, que é a mesma composição das unhas humanas. 

Cortador de unhas de cachorro e o passeio 

A primeira coisa que você precisa saber antes de cortar as unhas do seu amiguinho é escolher o cortador de unhas de cachorro ideal para isso. Nesse caso, utilize apenas itens feitos exclusivamente para uso veterinário. Existem alguns tipos de alicates para cortar as unhas do cachorro,os mais comuns são: 

  • Cortador estilo guilhotina – para cortar as unhas, posicione a ponta da unha de forma perpendicular ao orifício do aparador. Ao pressionar as hastes do cortador, duas lâminas se uniram na vertical, cortando a unha. 
  • Cortador estilo alicate – Esse modelo tem o formato parecido com o de uma tesoura. Para cortar a unha com ele, basta posicionar a unha entre as lâminas e apertar. Por ser mais simples de usar, este é um dos modelos mais utilizados pelos tutores.

Cortar as unhas do cachorro é simples. No entanto, é um procedimento que precisa de bastante cuidado, atenção e paciência. Os cachorro com unhas mais rosadas facilitam a localização do limite para cortar as unhas, já os cães com unha preta a dificuldade de localizar a veia é maior. Nesse caso, recomendamos usar uma lanterna para enxergar o limite do sabugo. 

O passeio é um ótimo aliado em relação às unhas! Isso porque uma vez que ao passear diariamente muitos cães acabam por fazer o lixamento automático de suas unhas ao passear no asfalto. Portanto cães que passeiam todos os dias costumam ter o tempo de corte mais prolongado em comparação a cães que passeiam pouco, ou que estão sempre no colo de seus tutores. 

Além disso, se a unha do seu cão cresce demais, mesmo ele passeando e lixando as unhas e tendo corte regular, vale conversar com seu veterinário! O crescimento exagerado das unhas pode ser um sinal de doenças como a Leishmaniose.

E se a unha quebrar? 

Caso você não se atente ao período de corte das unhas do cachorro pode acontecer de as unhas do seu amiguinho ficarem engatadas em colchas, por exemplo quando vai subir na cama, ou até mesmo enroscar em roupinhas na tentativas de tirá-las. 

Também pode acontecer de ela quebrar devido a um trauma, como, por exemplo, se algo cair sobre a patinha dele. 

Se notar que a unha do seu cachorro está quebrada, sem sangue, retire a parte quebrada com auxílio de um cortador de unhas para pet. Já no caso de haver sangramento, pegue um gaze e coloque no local. Pressione até que o sangramento pare. Depois disso, a retirada da parte da unha quebrada pode ser feita com o uso do cortador. No entanto, quando pega a porção irrigada ou quando o tutor encontra a unha quebrada na raiz, o animal está sentindo dor. Por isso, o procedimento nem sempre pode ser feito em casa. O mais indicado nesses casos, é levar o seu cachorro ao médico veterinário, para que o especialista avalie e faça o procedimento na clínica. 

Unhas longas e problemas ortopédicos

O corte regular das unhas do seu cachorro é a maneira mais fácil de prevenir muitas lesões crônicas e agudas para o seu animal de estimação. 

As articulações são uma ligação contínua de ossos em todo o sistema esquelético no qual tudo está conectado, portanto, tudo afeta tudo. Quando aplicado ao sistema musculoesquelético, isso é conhecido como “cadeia cienética”. O fim desta cadeia cinética em cães e a unha. À medida que as unhas dos pés se alongam, os ângulos em cada articulação começam a mudar ligeiramente da pata para cima, em direção a coluna vertebral, causando um efeito de achatamento no pé. 

Isso cria lesões nos planos articulares, nas extremidades e, por sua vez, pode causar dores nas articulações e artrite. Isso não apenas altera o centramento das articulações e potencialmente leva a alterações degenerativas, mas também transfere para a marcha do cão. 

Quanto mais longas as unhas, mais plana a pata e menos as articulações podem ser alinhadas na posição ideal. Esse desequilíbrio faz o animal pensar que está sempre subindo uma ladeira criando uma alta atividade dos flexores do quadril. Isso faz com que a extremidade traseira trabalhe mais do que o necessário em uma superfície plana, e os músculos começam a compensar em todo o corpo.  Caso se torne um problema crônico, com o tempo o animal formará um arqueamento para cima da região lombar (coluna lombar).  Em geral, levando ao aumento da rigidez e da dor, e aumentando o risco de lesões. Portanto, podemos dizer que cortar as unhas do cachorro com regularidade, não só é um caso estético, mas também uma forma de manter a saúde do seu cachorro em dia. 

E então, você já sabia toda a importância do corte regular das unhas? Escreva aqui nos comentários se você costuma cortar as unhas do seu cachorro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *