Você sabia que aqueles mosquitos que ficam rondando o focinho do seu cachorro são muito mais perigosos do que chatos? Sim, picada de inseto em cachorro pode transmitir sérias doenças aos nossos cães, inclusive doenças graves, sem cura e que matam!
Por isso, neste post te apresentamos 5 doenças perigosas que seu cachorro pode contrair, devido a picada de insetos e como prevenir! Vamos lá?
Doenças do carrapato
Certamente você já ouviu falar da Doença do carrapato, né? Mas o que a maioria das pessoas não sabem é que, na verdade, quando falamos de doença do carrapato, estamos nos referindo às doenças (sim, no plural) que o carrapato pode transmitir.
Isso porque o carrapato é o que chamamos de vetor, como um portador de bactérias ou protozoários, que ele adquire de um animal doente na picada e passa para outro animal, quando o pica, levando a doença de um animal para outro, por isso chamamos de vetor. As 3 doenças possíveis são:
- Anaplasmose: Anaplasma é um gênero de bactéria com habilidade para parasitar as plaquetas do sangue do pet, ou seja, ela precisa estar dentro de uma célula sanguínea para sobreviver, gerando uma infecção sanguínea.
- Erliquiose: A erliquiose é uma infecção sanguínea provocada por uma bactéria chamada Ehrlichia canis, que afeta o sistema imunológico do seu animal, ou seja, os glóbulos brancos do sangue.
- Babesiose: A Babesiose é provocada por um protozoário chamado hematozoário, ou seja, ele se reproduz dentro da corrente sanguínea, gerando uma infestação de protozoário no sistema circulatório do animal. E para sobreviver ele se alimenta dos glóbulos vermelhos do sangue do pet. A doença é muito grave e se não for descoberta no início pode ser mortal.
Os sintomas são parecidos entre as doenças: febre, depressão, letargia, dores articulares, vômito, diarreia e até convulsões.
Para todas elas, basta uma picada para o seu animal ser contaminado, por isso, mais do que um carrapaticida que mata o carrapato quando este pica o cachorro, é importante manter o seu cão longe do carrapato. Isso porque após picar, mesmo que o carrapato morra, seu cão já pode estar em risco de vida.
Lyme
Embora também seja transmitida pela mesma picada de inseto em cachorro, o carrapato, a Doença de Lyme merece um tópico exclusivo, devido aos sintomas diferentes e, principalmente, a ter muitos cães assintomáticos!
Os principais sintomas da doença de lyme são:
- Falta de apetite,
- Apatia,
- Prostração
- Claudicação, ou seja, o seu cão passa a mancar, como cães com doenças ortopédicas a exemplo da luxação de patela ou displasia. Isso acontece porque 1 ou mais juntas incha e doi muito, logo, ele começa a mancar
- Inchaço dos Linfonodos
- Febre
- Lesões renais que geram outros sintomas subsequentes, como falta de vômito, emagrecimento e desidratação
- E em alguns casos, até alterações neurológicas
O diagnóstico de todas essas doenças do carrapato é feito via exames, como PCR e Sorologia que podem levar alguns dias para o resultado. Contudo, para Lyme, Anaplasma e Erliquiose, já há testes rápidos que alguns laboratórios e hospitais fazem com resultado no mesmo dia.
Leishmaniose
Também transmitida por picada de inseto em cachorro, a Leishmaniose tem como vetor o mosquito palha, sendo mais comum no Centro-Oeste e no sul do Brasil, embora esteja presente no mundo todo.
A Leishmaniose também é causada por um protozoário do gênero Leishmania, não tem cura e ainda pode ser transmitida para o seu humano (uma zoonose). Mas atenção: quem transmite não é o seu cachorro e sim o mesmo mosquito que pica o animal e transmite o protozoário a ele, pode picar o ser humano e nos transmitir a doença. Então, o risco não é do seu cão te contaminar, mas de um mesmo mosquito picar a ele e a você.
A doença ataca o sistema imunológico do animal, pois ataca as células fagocitárias que protegem o organismo deles, se liga a elas e se multiplica, se alastrando pelo organismo do animal, chegando inclusive ao fígado, baço e medula óssea.
Os sintomas mais comuns são:
- Unhas crescendo muito mais rápido
- Olhos com secreções, incômodo e piscando muito
- Orelhas com feridas
- Machucados que não cicatrizam
- Pele grossa, com excesso de queratina, devido a hiperprodução
- Infecção nas patas
- Aparecimento de nódulos e caroços
- Fezes com sangue
- Desidratação e vômito
A doença não tem cura, mas já há medicações que baixam a carga protozoária no organismo do cachorro, dando qualidade de vida para ele e reduzindo a probabilidade dele transmitir a doença também para possíveis mosquitos que picam ele novamente.
Contudo, em alguns lugares do Brasil, por ser um problema de saúde pública, ainda obriga a eutanásia desses animais.
Verme do Coração – Dirofilariose
Sim, até o verme do coração é transmitido por picada de inseto em cachorro! A dirofilariose é uma doença causada pelo verme do coração que chega ao organismo do pet por picada de mosquitos, sendo mais comum no litoral e lugares mais quentes, como no nordeste do Brasil.
Ao ser contaminado pelo verme, este entra na corrente sanguínea e vai parar do lado direito do coração, ali o verme se aloja e fica por cerca de 7 meses sem que o cão apresente sintomas. Porém, ali ele se desenvolve e em sua forma adulta pode atingir até 30 cm e passa a :
- Se reproduzir, jogando novas larvas na corrente sanguínea do cachorro
- E a entupir as veias sanguíneas, devido ao seu tamanho.
Os sintomas para desconfiar de dirofilariose são:
- Tosse frequente
- Cansaço excessivo, o cão deixa de querer passear ou se deita no passeio, não quer fazer atividades
- Urina escura
- Mucosa pálida
O diagnóstico acontece por vários exames de sangue, eletrocardiograma e Raio X, enquanto o tratamento varia de acordo com a quantidade de vermes e o quão o coração está comprometido ou não.
Miíase
Já ouviu falar de Miíase? Mais uma doença terrível, mas essa não é causada por picada de inseto em cachorro, e sim por larvas de inseto. A Miíase é uma infestação de larvas de mosca que se alimenta da pele do seu animal. Sim, as larvas passam a comer seu cachorro vivo, gerando feridas com infecções graves e até infecção generalizada!
Normalmente a Miíase acontece quando o cão tem uma ferida aberta (corte, machucado, dermatites avançadas, cortes cirúrgicos, mordidas etc). Então, se a mosca tem acesso a essa ferida, ela deposita seus ovos ali que eclodem e as larvas passam a consumir os tecidos do seu peludo.
Os sintomas são:
- Ferida aberta na pele
- Odor bem ruim
- Presença de larvas no ferimento
- Ferida inchada e que não se fecha, ao contrário, vai aumentando
- Dor ao toque
O tratamento é indicado pela avaliação do estado, pelo médico veterinário que pode ir desde medicação até procedimento cirúrgico.Já a falta de tratamento, leva o animal à morte.
Como evitar picada de inseto em cachorro
Mas sim, dá para prevenir tudo isso, mantendo moscas, mosquitos, carrapatos e pulgas bem longe do seu pet com produtos que geram a melhor proteção que é a repelência. Assim, ao invés de tratar infestação que se trata de tratamento com combate, a gente evita que insetos se aproximem do nosso animal, prevenindo problemas e preservando a saúde dos nossos pets!
Uma forma de manter todos esses insetos e parasitas bem longe do seu pet é o Repelente de Neem TotalNeem, que é feito com 2 plantas poderosas, com bioativos altamente eficazes na repelência: O Neem e a Citronela!
Basta aplicar o repelente de Neem contra o nascimento do pelo do seu pet no dia a dia, para regiões endêmicas, ou antes de sair de casa, para regiões com menor risco e sem contato com grama em casa (que costuma atrair maior risco para carrapatos) e pronto, seu pet estará protegido e com várias vantagens:
- Repelente 100% natural, com base em bioativos medicinais de plantas, sem uso de inseticidas.
- Uso tópico, aplicando na pele, sem a necessidade de consumir medicações que a longo prazo podem sensibilizar o estômago e fígado do seu pet.
- Hipoalergênico, podendo ser usado inclusive em animais atópicos.
Conheça mais sobre o Repelente de Neem aqui!
Como age o suplemento para combater pulgas e carrapatos , vermes e sarna?
Obrigado
Dennys
Olá, veja nosso artigo https://pet.totalneem.com/dados-cientificos-do-efeito-do-neem-para-carrapatos-e-outros-parasitas/
Em nosso site também temos diversos estudos publicados em https://pet.totalneem.com/estudos-sobre-neem/
Olá, veja nosso artigo https://pet.totalneem.com/dados-cientificos-do-efeito-do-neem-para-carrapatos-e-outros-parasitas/