Dados científicos do efeito do neem para carrapatos e outros parasitas

neem para carrapatos e outros parasitas

Oi, Pessoal! Eu sou a Lilian, mamãe dos itimalias Snow e Ozzy, embaixadores da Total Neem, e hoje quero mostrar para vocês os dados científicos, que temos disponíveis, sobre o que a ciência diz sobre o efeito do neem para combater carrapatos e outros parasitas.

Cada vez mais, estamos buscando por produtos que protejam e aumentem a expectativa de vida dos nossos animais com segurança e saúde. Pulgas, carrapatos, mosquitos e vermes são parasitas que nos assustam e que podem provocar doenças graves em nossos pets, quando não protegidos de forma adequada. 

Carrapatos, verminoses e os riscos à saúde animal

Eles estão por toda a parte. Estão na grama que nossos animais amam passear, no ar de forma discreta e até em alguns alimentos que acreditamos ser seguros para os nossos pets. O perigo que esses inimigos representam para os nossos filhos de quatro patas é enorme e devemos ter muito cuidado para que sua saúde não seja afetada. Dentre os parasitas que devemos ter maior atenção, se destacam:

  • Carrapatos: são responsáveis por transmitir doenças perigosas como a babesiose que, em alguns casos, pode ser fatal. 
  • Vermes: prejudicam seriamente, absorvendo deles sangue e nutrientes essenciais para a manutenção da saúde. 
  • Pulgas: provocam coceiras e alergias que, se não tratadas da maneira correta podem levar a sérios problemas de saúde. 
  • Mosquitos: são grandes vilões, vetores de doenças severas como a leishmaniose, por exemplo.

Para a nossa felicidade, temos dados científicos que comprovam a eficácia do Neem (Azadirachta indica) no combate a esses inimigos e eu vou mostrar aqui o que já temos na literatura a respeito disso. Então, vem comigo estudar e ver o que a ciência diz sobre o efeito do neem para combater carrapatos e outros parasitas

O efeito do neem no combate a carrapatos

O uso de carrapaticidas químicos na pecuária, a longo prazo, faz desenvolver nos parasitas uma resistência à sua eficiência. Foi procurando alternativas aos produtos químicos que cientistas chegaram ao Neem. Além disso, os comprimidos carrapaticidas administrados em nossos pets já provocaram reações tóxicas severas em alguns deles. 

A atividade da azadiractina funciona como reguladora do crescimento de uma ampla variedade de insetos, e está mais relacionada com sua interferência no sistema neuroendócrino. Os hormônios da ecdise (que é a troca do esqueleto do inseto para seu crescimento), e o hormônio juvenil, são os principais hormônios envolvidos na regulação do crescimento. A interferência na síntese e liberação desses hormônios prejudica a ecdise, afetando especialmente larvas e ninfas de insetos, que dependem desse processo para se desenvolver e crescer. 

No estudo de OLIVEIRA e NETO, 2018, o óleo de neem mostrou-se eficaz reduzindo a quantidade de carrapatos dentro das quatro semanas de tratamento. Durante a aplicação do óleo de neem foi possível perceber a ausência das fêmeas ingurgitadas (alimentadas). 

O efeito do neem no combate às verminoses

O “controle” de verminoses em nossos cães é feita através da administração periódica de vermífugos, medicamentos que normalmente servem para efeito curativo e não preventivo. 

Alguns estudos com a nossa planta mágica (o neem), avaliaram sua real eficácia como anti-helmíntico, testando tanto extratos da folha, quanto da semente. Pietrosemoli et al. 1999, observaram o efeito das folhas secas em bovinos, havendo um controle efetivo na carga parasitária, sem afetar no ganho de peso dos animais. 

O efeito do neem no combate aos mosquitos

No que diz respeito à proteção contra mosquitos, o uso de coleiras repelentes é o mais adotado, Mas, além de produtos caros, elas podem desenvolver alergias e intoxicação em alguns animais. 

No estudo de Maciel et al 2010, conclui-se que o óleo das sementes de A. indica possui atividade inseticida sobre as três fases do mosquito (ovos, larvas e adultos) Lutzomyia longipalpis (mosquito responsável pela transmissão da leishmaniose) em laboratório. Esses resultados podem indicar que compostos originários da planta, como os limonoides, podem ser uma alternativa aos inseticidas químicos no controle do vetor da leishmaniose.

Neem promovendo a saúde animal

Como vimos nesses estudos citados anteriormente, vários cientistas já comprovaram a eficácia dos produtos originados da planta Neem e que não existem malefícios aos animais que as consomem porque além de natural, o pó de neem não apresenta toxicidade aos nossos animais. Vale aqui lembrar alguns dos benefícios do pó de neem para os nossos pets:

  • Combate pulgas e carrapatos;
  • Elimina vermes;
  • Hidrata os pelos e a pele;
  • Promove saúde bucal;
  • Alta imunidade;
  • Efeitos anti-inflamatórios e antialérgicos.

Confira mais sobre os benefícios do neem para os pets nesse post.

Bom, espero que este post tenha esclarecido as dúvidas sobre comprovações científicas do uso do Neem e sobre os benefícios que este uso traz para os nossos animais. Qualquer dúvida pode deixar aqui nos comentários ou falar diretamente com a gente lá no Instagram @snow.ozzy.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *