Estudos sobre Neem

Compromisso com a ciência nas aplicações do Neem

Estudo

Controle de Carrapatos (2011)

…/ Métodos alternativos para o controle de pragas, que não o químico, menos poluentes e menos tóxicos ao homem começam a ser agora utilizados. Na busca de espécies vegetais que produzam substâncias potencialmente ativas no controle de pragas, destaca-se a planta Azadirachta-indica, popularmente conhecida no Brasil como “nim”, cujo principal composto é a azadiractina/…

Veja estudo de carrapatos com Neem - Fapesp
Estudo

Ação bio-inseticida (2003)

…/ embora em estudos anteriores a (National Research Council, 1992), tenha atribuído às sementes maior eficácia como inseticida contra S. frugiperda, resultados obtidos no presente trabalho com extrato das folhas
de nim também confirmam sua utilização como fonte pontencial de inseticida natural no controle dessa praga do milho. /…

Veja ação Inseticida Lagarta do Milho - Embrapa
Estudo

Neem no combate às verminoses (1999)

…/ O “controle” de verminoses em nossos cães é feito através da administração periódica de vermífugos, medicamentos que normalmente servem para efeito curativo e não preventivo. Alguns estudos com a nossa planta mágica (o neem), avaliaram sua real eficácia como anti-helmíntico, testando tanto extratos da folha, quanto da semente. Pietrosemoli et al. 1999, observaram o efeito das folhas secas em bovinos, havendo um controle efetivo na carga parasitária, sem afetar no ganho de peso dos animais. /…

Veja efeito do neem no combate às verminoses - Fac. Agron. (LUZ).
Estudo

Anti-oxidante e anti-inflamátorio (2015)

…/ O efeito de melhora de A. indica sobre o status antioxidante dos eritrócitos e marcadores de estresse oxidativo foram avaliados. Testes de função renal e hepática também foram realizados. /…

Veja ação anti-oxidante em cães - Pharmacognosy Res
Estudo

Anti-intoxicação por cobre em ovino com o Pó de Neem (2008)

No Pó de Neem da TotalNeem a dosagem diária recomendada é de 50 mg/kg de animal, com 25ppm de cobre, atingindo somente 1,25 mg/kg de cobre na corrente sanguínea das ovelhas, portanto não atingindo toxidade nem aguda, nem crônica que é de 4 a 6 mg/kg, conforme estudos, como o relatado pela UFRGS .

Veja ação anti-intoxidante em ovelhas - UFRGS
Estudo

Ação efetiva sobre a doença de Parkinson (2016)

…/ Azadirachta indica demonstrou exibir efeitos antioxidantes neuroprotetores e antiapoptóticos na doença de Parkinson. /..

…/ Fatores inflamatórios, atividade da acetilcolinesterase e níveis de expressão da proteína ciclo-oxigenase-2 foram também reduzidos significativamente pelo tratamento com Azadirachta indica. /….

Veja Efeitos neuroprotetores anti-oxidativos e anti-apoptóticos - UJS_China
Estudo

Neem no combate a Leishmaniose (2010)

…/A. indica (nim) possui atividade inseticida sobre as três fases (ovicida, larval e adulta) de L. longipalpis (mosquito palha) em laboratório. Esses resultados podem indicar que compostos originários de plantas, como os limonoides presentes no nim, podem ser uma alternativa aos inseticidas químicos no controle do vetor da LV(leishmaniose visceral)./..

…/ As leishmanioses estão entre as principais doenças causadas por agentes patogênicos transmitidos por vetores, sendo a Leishmaniose Visceral (LV) considerada a forma mais severa (SINGH, 2006). /….

Veja Atividades bio-inseticidas do Neem - RBPVet
Estudo

Neem no combate ao câncer da mama (2011)

…/Nesse artigo, revelamos várias neoplasias da área ginecológica que podem ser prevenidas e tratadas com a suplementação de A. indica. Esse agente natural pode não ser tão eficaz quanto os agentes quimioterápicos convencionais, mas seu potencial na prevenção do câncer é um fato e foi amplamente comprovado por diversos autores. Além disso, o uso deste fitoquímico na prevenção do câncer é muito atraente porque os extratos de neem estão amplamente disponíveis, não são caros e os efeitos adversos não foram comprovados./…

Veja Atividades anticancerígenas com Neem - Journal Cancer Biology & Therapy
Estudo

Neem na neoplasia canina (2013)

…/A oncologia é considerada uma área de grande relevância na medicina veterinária, e estima-se que as neoplasias constituam importante causa de óbito em animais de companhia (Souza et al., 2006). Estudos revelaram que 45% dos cães com 10 anos de idade ou mais chegam a óbito devido a complicações das neoplasias (Whithrow e MacEwen, 2007). Fatores como a nutrição com dietas equilibradas, vacinações que previnem precocemente doenças infectocontagiosas e avanços na medicina veterinária têm contribuído para a maior longevidade (De Nardi et al., 2002), a qual é apontada como principal razão para a crescente incidência das afecções neoplásicas nos cães (De Nardi et al., 2002; Rossetto et al., 2009)./..

Veja Estudo da neoplasia canina - UEM_Moçambique