Plantas tóxicas para cães e gatos

Plantas tóxicas para cães e gatos

Todo pet adora farejar as plantinhas no passeio e mesmo em casa. Seja para explorar aromas, comer ou se esconder no meio delas, é raro um cachorro ou gatinho que não se interesse por plantinhas e flores. Para eles é um ótimo enriquecimento ambiental farejar e colher informações nestes cantinhos. Porém, é obrigação do tutor zelar pela segurança e saúde do pet nesse momento. Isso porque há plantas tóxicas para cães e gatos e muitas delas estão na nossa casa e parecem inofensivas. Por exemplo, se você tem um Lírio da Paz em casa, saiba que para os pets ele pode não ser “tão da paz” assim! rs

Então, nesse post vamos te apresentar quais são as plantas tóxicas para cães e gatos! Vamos lá?

Plantas tóxicas para cães

Cães são curiosos e isso os faz se interessar por tudo o que é diferente. Seja pela forma, cheiro ou por apenas estar ao alcance deles, se puderem, eles vão farejar, lamber e, às vezes, comer. Então, em momento de ansiedade, irritação, tédio ou mesmo para coçar a gengiva (no caso de cachorros filhotes), as plantas podem ser um alvo perfeito para lambidas e mordidas. Por isso, embora manter plantas dentro de casa seja super positivo, pois elas melhoram a qualidade do ar, deixam o ambiente mais bonito e agradável, algumas espécies merecem nossa atenção por serem venenosas, em especial, para os pets, pois existem plantas tóxicas para cães. Separamos 9 plantas para você ligar o alerta, veja:

Antúrio

No topo da lista de plantas tóxicas para cães, temos o Antúrio! Uma planta muito usada no paisagismo para compor ambientes internos e externos, devido a sua beleza em cor e formato.Trata-se de uma planta de meia sombra e com preferência para lugares úmidos. Porém, é tóxica para animais, pois todas as partes dela possuem oxalato de cálcio, cujo princípio ativo causa problemas de saúde aos pets. Por isso, nunca permita que seu cachorro morda um antúrio.

Os sintomas de intoxicação são diarréia, vômito, asfixia, grande inchaço da boca inteira e da garganta e até fechamento de glote.

Azaléia

A Azaléia é uma planta fácil de se encontrar nas praças e parques, em especial em São Paulo. Aliás, é considerada flor símbolo da capital paulistana! Mas não é de se espantar, ela possui mais de 10 mil variedades da espécie com 7 cores de flores diferentes. Porém, apesar de linda e altamente popular, a azaléia possui Andromedotoxina no seu néctar que pode provocar problemas digestivos em cães e gatos, além de alterações cardíacas importantes. Então o ideal é manter os pets longe das Azaléias!

Bico de papagaio

Uma planta exuberante, de folhas vermelhas e símbolo de decoração natalina no Hemisfério Norte, o Bico-de-Papagaio é popular há milhares de anos e é usado para  produzir tinta, desde os astecas. Todavia, o que tem de bela para os humanos, também tem de perigosa para os cachorros e para nós também!

O líquido leitoso produzido por ela, ao entrar em contato com os olhos humanos causa inchaço, irritação e dificuldades na visão humana. Já para os cães, não só o látex leitoso, mas o simples toque da planta já causa conjuntivite e lesões na pele, dada a toxicidade do Bico de Papagaio. Por isso passe longe dessa planta pelo bem do seu cachorro.

Copo de leite

Embora seja surpresa para muitos, sim, o Copo de leite é uma das plantas tóxicas para cães. Ela tem origem na África do Sul e é super utilizada em ornamentação e ambientes internos. Porém, apenas de linda, delicada e com um ar inofensivo, o Copo de leite é nocivo aos cães, por provocar irritação na mucosa, dor severa e edema de glote

Isso acontece porque a planta libera oxalato de cálcio (o mesmo tóxico liberado pelo Antúrio) e saponinas que são substâncias tóxicas para os cães. Por isso, cães e Copos de Leite não devem conviver, ok?

Espada de São Jorge

Por um lado, a Espada de São Jorge tem todo um mérito científico para limpeza do ar em substâncias como benzeno e formol, além do seu valor religioso em várias crenças. Mas por outro, ela é uma das plantas tóxicas para cães, pois produz substâncias altamente tóxicas para animais e humanos, como glicosídeos pregnâncios e saponinas esteroidais, que se ingeridas provocam irritação da mucosa, dificuldade de movimentação e de respiração, em especial nos pets.

Espigadeira

A Espigadeira é uma planta arbusto grande com variação tonal das folhas, que vai do rosa ao magenta. Apesar de linda, ela esconde alta toxicidade não só para pets, como para humanos, podendo ser letal!

Os princípios ativos oleandrina e a neriantina são encontrados por toda a planta e, ao serem ingeridos, manifestam efeitos em sintomas comuns em cães e humanos como dores abdominais, pulsação acelerada, diarreia, vertigem, sonolência, dispnéia, irritação da boca, náusea e vômitos. Lembrando que os sintomas podem aparecer até 24 horas depois e levar ao coma e morte. Então, mantenha a família toda a uma boa distância dessa planta!

Lírio

O Lírio é uma flor muito comum em vasos e usada inclusive em rituais católicos. Mas apesar de lindo, está na lista de plantas tóxicas para cães e gatos, pois apenas o toque já provoca reações como irritação oral, e coceira na pele ou mucosas, irritação ocular, dificuldade para engolir e respirar, alterações nas funções renais e neurológicas. 

Tomate Verde

Apesar dos tomates vermelhos serem muito comuns na mesa do ser humano, as flores, folhas e o fruto ainda verde são muito perigosos e considerado uma das plantas tóxicas para cães e gatos! 

Isso porque o tomate verde produz uma toxina chamada alcalóide tomatina que provoca arritmias cardíacas, dificuldade de respirar, salivação abundante, diarreia e vômito nos cachorros. Porém, quando o fruto amadurece, a substância se torna inerte não fazendo mal.

Você pode conhecer mais sobre as frutas que cachorro pode comer nesse post!

Violeta

A violeta talvez seja a que mais nos surpreenda! Altamente usada para ornamentação e presente por sua delicadeza, embora inofensiva para os humanos, ela produz 3 toxinas que fazem muito mal para os cachorros quando consumida, em especial em grande quantidade. As substâncias violinha, ácido tânico e salicílico provocam gastrite, depressão circulatória e respiratória, além de diarreia e vômito nos cães.

Planta venenosa para gato

Os gatinhos também são curiosos e com uma habilidade a mais do que os cães: eles adoram saltar e subir nos lugares mais altos da casa. Então não adianta muito preservar aquela planta floral linda no alto, pois seu gatinho vai tentar chegar lá em cima de todo jeito e o risco continua eminente! Então, veja essa lista de plantas venenosas para gatos que merecem sua atenção para manter os felinos longe delas:

Lírio

Assim, como para os cães, os lírios são muito tóxicos para os gatinhos também. Toda a família do Lírio produz substâncias que danificam o fígado dos felinos, portanto não é uma boa flor para termos em casa, quando moramos com gatinhos.

Palmeira Sagu

Também conhecida como Cycas Revoluta, a palmeira Sagu tem todas as suas partes contaminadas por substâncias que a fazem tóxica para felinos, inclusive suas sementes! O consumo de Palmeira Sagu por gatos causa diarreia, depressão, convulsões e falha renal e por isso está no topo da lista das plantas venenosas para gatos.

Tulipas

As tulipas são flores plantadas a partir de um bolbo que renascem sempre que colocadas na terra. Porém, suas flores nascem com uma toxina nociva aos gatos e intrínseca à planta que provoca irritação gastrointestinal, hiper salivação, perda de apetite, depressão do sistema nervoso central, convulsões e anormalidades cardíacas.

Azaléia

Os gatos também não escapam do poder nocivo da Azaléia. Esta e outras plantas da família do Rododendro, possuem uma substância chamada grayanotoxin que a faz uma das plantas venenosas para gatos causando vômitos, hiper salivação, diarreia, fraqueza e depressão do sistema nervoso central. E mais, uma intoxicação mais grave com azaléia pode levar os gatinhos ao estado de coma e morte, devido ao colapso cardiovascular.

Amarílio

Apesar de muito comum nos jardins e praças, o Amarilio possui toxinas na flor que causam vômitos, diarréia, depressão, dor abdominal, hiper salivação, anorexia e tremores nos gatinhos.

Crisântemo

O Crisântemo é uma flor comum nas floriculturas, uma planta bastante forte e que suporte altas temperaturas e luz, por isso muita usada em funerais. Ela pertence à família das Compositae que contêm piretrinas que é tóxica para os gatos, provocando irritação gastrointestinal, hiper salivação, vômito e diarreia ao consumir as flores. Já o consumo de outras partes da planta causa depressão e perda de coordenação motora.

Lírio da paz

O lírio da paz pode não ser tão pacífico assim para os gatinhos. Ele produz oxalato de cálcio (assim como o antúrio e o Copo de leite) que causa irritação oral, hiper salivação, vômito, dificuldade em engolir, intenso ardor e irritação da boca, lábios e língua nos felinos. Portanto preserve o bem-estar do seu bichano não tendo lírio da paz em casa.

Schefflera

Essa folhagem tão comum nas casas e jardins públicos possui a mesma toxina do Lírio da paz. Os cristais de oxalato de cálcio provocam irritação oral, hiper salivação, vômito e dificuldade em engolir, bem como a sensação de queimadura e irritação da boca, lábios e língua.

E o neem, é tóxico? Já explicamos sobre isso nesse post, confira!

O que fazer quando o pet ingere uma planta tóxica?

Se seu pet ingeriu alguma dessas plantas tóxicas para cães e gatos nas últimas 2 horas, ou você não conhece a planta e não sabe se é venenosa, antes de levá-lo ao veterinário, você deve:

  • Limpar sua pele e pelo, não deixando sinal da planta.
  • Se possível, remova a planta da sua boca, antes dele engolir.
  • Observe o comportamento do animal, se ele vomitar reserve uma amostra para levar ao veterinário.
  • Se possível, leve a planta ou parte dela ao veterinário também.

Se os efeitos permanecerem, leve-o ao veterinário junto com  as amostras sugeridas acima. Lembrando que a identificação da planta é fundamental para um tratamento mais assertivo de desintoxicação do animal.

Para os cães, o uso de carvão ativado também ajuda contra intoxicação e envenenamento, podendo salvar a vida do animal. Mas entenda, o carvão retarda o efeito do tóxico para que você tenha tempo de socorrer, mas ele não resolve a intoxicação, ok? Levar o animal ao veterinário é fundamental!

Você sabia dos riscos de todas essas plantas tóxicas para cães e gatos? Então conta pra gente qual te surpreendeu mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *