Tudo sobre Schnauzer

Tudo sobre schnauzer

Olá pessoal! Meu nome é Riane, sou adestradora da @caoeequilibrio e mamãe de 6 peludinhos maravilhosos. Hoje vamos conversar um pouquinho sobre uma raça muito adorada e famosa por ser barbudinha e também é uma raça que já apareceu em A dama e o Vagabundo e faz parte da Turma da Mônica será que vocês adivinhem de quem estou falando? Sim, hoje vamos falar tudo sobre Schnauzer esses cãezinhos que são uma combinação de 50% muita energia e 50% de amor pelo tutor e que tem tamanhos e cores para todos os gostos. E então, vem com a gente?

Origem da raça schnauzer

Os Schnauzers são originários da Alemanha, seu nome derivado  da palavra SCHNAUZE, significa FOCINHO. É um cão da família dos terriers e foi reconhecido oficialmente em 1879 com o nome inicial de PINSCHER DE PELO DURO, alguns acreditam que a raça Schnauzer é fruto do cruzamento com cães da raça Pincher e Poodles. Em meados do século XIX, por serem ótimos Terriers, foram utilizados para caçar ratos e originalmente eram criados em fazendas alemãs.

Foram utilizados por muitos anos como cães de guarda, especialmente na Primeira Guerra Mundial. Mas antes mesmo disso eles foram utilizados para acompanhar as carruagens e servirem de alarmes para os perigos ao longo do caminho.

Já na Segunda Guerra Mundial a raça perdeu um pouco sua popularidade quando surgiu a versão miniatura, ainda que sua versão Standard seja considerada nos rankings como os mais inteligentes entre todos os tipos de portes. 

Após a Primeira Guerra Mundial e até os dias de hoje passou a ser um cão muito utilizado como cão policial, popularizou-se muito rapidamente no século XX, estando entre os 3 mais populares nos EUA. 

Cada um dos portes da raça (sendo divididos entre GIGANTE, STANDARD e MINI) foi obtido através de cruzamento de outras raças como o Affenpinschers, o Poodle, o Dogue Alemão e o Boiadeiro de Flandres, além da versão standard do próprio Schnauzer.

Padrão da raça

Quando surgiram os primeiros espécimes da raça, era permitido ter várias cores diferentes. Hoje em dia são reconhecidos apenas três tipos de pelagens: 

  1. Preta e branca (sal e pimenta);
  2. Prata e preta;
  3. Preta; 
  4. Branca;

Seus pelos são curtos e espessos em todo o corpo, com exceção da cabeça onde ele pode ser um pouco mais longo formando a conhecida barba. Seus olhos são ovais e bem escuros e sua cauda é alta. Enquanto suas orelhas destacam um comprimento médio, são altas e caídas para frente. Dono de uma cabeça longa e um focinho bem definido.

O Schnauzer pode ser encontrado em três portes, como mencionado acima, são eles:  

1. Mini : Pesando entre 5 e 7 kilos, suas medidas variam entre 30 e 38 cm.

2. Standard: Pesando entre 15 e 20 kilos, suas medidas variam entre 40 e 45 cm.
3. Gigante: Pesando entre 25 e 48 kilos, suas medidas variam entre 60 e 70 cm.

Temperamento da raça

Ter um Schnauzer em casa é ter um cãozinho muito protetor e territoria. Normalmente são companheiros ótimos e muito fieis, são verdadeiros cães de guarda para com seus donos, podendo ser bastante ciumentos e até reativos com desconhecidos ou qualquer um que possa ser um perigo para seu tutor.

Como é possível que um cãozinho tão protetor assim seja ao mesmo tempo tão dócil e, se habituado desde cedo, tão sociável com crianças e outros animais? Sempre corajosos e muito vigilantes, esses barbudinhos adoram uma brincadeira, são bastante ativos, e como legítimos terriers adoram brincadeiras de enriquecimento ambiental que envolvam caça, cavar e destrinchar. Não podemos esquecer que eles são ótimos cães alarmes, dotados de cordas vocais poderosas, os Schnauzers são conhecidos pelo seu latido ao avistarem perigo.

Características do schnauzer

Quando se pensa em Schnauzer podemos elencar algumas características físicas e comportamentais mais marcantes como:

  1. Protetor, podendo desenvolver posse de recursos. Por isso precisamos treinar desde cedo o comando larga;
  2. Inteligentes, são fáceis de adestrar;
  3. Uma raça bastante propensa a desenvolver problemas renais. Então é importante desde sempre incentivar que beba bastante água e se alimente de rações super premium e livre de corantes;
  4. Pelagem que necessita de escovação e tosa com certa frequência;
  5. Sociabilização desde cedo com pessoas e animais de diferentes características, idades e personalidades;
  6. Enriquecimento ambiental diário;
  7. Facilidade em aprendizado de atividades físicas como agility;
  8. Atividades ao ar livre;
  9. Necessidade de aprender a ficar sozinho. Por se tratar de um cãozinho extremamente apegado ao tutor é imprescindível que seja ensinado desde cedo que ficar sem seu “protegido” por perto não é algo ruim para que não desenvolva ansiedade por separação;
  10. Afetuosos.

E aí depois desse “aulão” sobre esses barbudinhos apaixonantes descobriu se essa é a raça para você? Já tem um cãozinho Schnauzer? Então me conta se ele tem alguma característica além dessas que contei para vocês aqui. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *