Óleo de neem é tóxico?

Óleo de Neem

O neem é uma planta originária da Ásia e possui um crescimento rápido, além da tolerância ao estresse hídrico e a solos pobres em nutrientes. O óleo de neem é extraído da prensagem a frio de sementes da árvore do neem. Mas afinal, o óleo de neem é tóxico? No post de hoje vamos responder essa dúvida e ainda falar sobre o óleo de neem como inseticidas e para os animais. Vamos lá?

Óleo de neem

A árvore de neem vive com média de 150 anos. Além disso, é muito procurada pelos seus benefícios terapêuticos e medicinais que são encontrados em suas sementes, casca e em suas folhas. O seu nome significa “o curador de todos os males”.

O óleo de neem é retirado dos frutos de sua árvore. São sementes que contém cascas que são retiradas e passadas por um processo de limpeza. Após isso, é realizada uma prensa nas amêndoas que são extraídas o seu óleo. 

Óleo de neem é tóxico?

De modo geral, o óleo de neem não é tóxico para nossos animais e plantas. Entretanto, é necessário ser usado nas dosagens corretas. 

Para as pessoas que querem utilizar o neem, mas tem animais em casa, não precisam se preocupar. Além disso, ele também não requer o uso de proteção individual.Também não é recomendado a sua aplicação misturada a outros tipos de inseticidas, pois isso pode torná-lo tóxico, devido à mistura.

A prova de que o neem não é tóxico, é que ele é utilizado para combater pragas e insetos de hortaliças, que são para o consumo humano, além de ser utilizado em animais para o controle de parasitas, como pulgas e carrapatos.

Óleo de neem: inseticida

A ação inseticida do óleo de neem já foi comprovada em mais de 500 espécies de insetos e ácaros, com ênfase em insetos pertencentes às espécies de lagartas, besouros, moscas, mosquitos, moscas-brancas, cochonilhas, percevejos, pulgões, tripes, pulgas, ácaros e carrapatos. Contudo, deve-se, em grande parte, a dois grupos de moléculas: os triterpenos e os limonóides.

A azadiractina é o triterpeno com maior atividade inseticida presente no óleo. A ação inseticida sobre os insetos deve-se à inibição da alimentação, ação repelente à oviposição, efeitos neuroendócrinos, inibição do desenvolvimento de insetos imaturos e pode causar a morte por intoxicação aguda.

O óleo de neem pode ser utilizado para o controle de pragas na agricultura orgânica e convencional. Contudo, para que se obtenha bons resultados, é necessário que técnicos e agricultores avaliem constantemente a infestação da população de insetos nas lavouras.

Óleo de neem para animais

Óleo de neem para o gado:

No gado, a maneira mais fácil de aplicação do óleo de neem é pulverizar o produto sobre o animal. A dosagem indicada é 1 litro de óleo para cada 100 litros de água.

Em casos de grandes infestações, deixe resíduos do óleo no pelo do bovino. Dessa forma, o parasita, ao sugar o sangue do animal, irá consumir o óleo e isso irá afetar o seu sistema nervoso, fazendo com que pare de se alimentar. Assim, o parasita seca e cai no solo.

Para pulverizar na pastagem, a indicação é 100 ml de óleo de neem para cada 10 litros de água. Além disso, a pulverização precisa ser feita em todas as áreas onde os animais afetados pelos parasitas transitam. 

Óleo de neem para cães

Já nos casos dos cães, a indicação é diluir o óleo de neem em água e aplicar em todo corpo do cão e repetir a cada 5 dias. Ao sair para um lugar com potencial alto de infestação como parques, é necessário aplicar o neem, inclusive entre os dedos, pois os parasitas adoram locais úmidos e quentes. Os banhos com shampoos misturados ao óleo e sabonete de neem também são eficientes.

Em casa, o ideal é utilizar aspirador de pó para sugar as formas imaturas de pulgas. Além disso, limpe o chão com pano e óleo de neem diluído em água. O neem é uma planta indiana, atóxica aos pets, que repele pulgas, carrapatos e formigas.

Quer saber mais sobre o assunto? Veja esse post sobre o que é e para que serve o óleo de neem.

E então, você já utilizou o óleo de neem? Nos conte aqui!

15 thoughts on “Óleo de neem é tóxico?

  1. luciana says:

    Oi, por favor, qual a proporção de óleo de neem para água? Quero passar no chão pois tenho piso de taco, sempre aspiro mas continuo achando pulga no meu gato. Obrigada

  2. José Antonio Alcântara says:

    Gostei muito da matéria, fiquei mais tranquilo e vou aplicar em minhas cadelas. A propósito, a intenção é afugentar o mosquito transmissor da leishmaniose.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *