Como limpar as patinhas do cachorro?

limpar as patinhas do cachorro

No dia a dia já é muito importante limpar as patinhas do cachorro na volta do passeio, bem como conferir a pelagem. Assim evitamos que eles tragam hóspedes indesejados como pulgas e carrapatos. Mas em tempos de coronavírus, a higiene geral precisa ser reforçada para que os nossos peludos não sirvam de transporte e suporte para o vírus adentrar em nossos lares.

Sabemos que cães e gatos não pegam Covid19, como já explicamos detalhadamente NESSE POST. Embora exista coronavírus que afeta os pets, não é o mesmo vírus que acomete os humanos e causam problemas diferentes também, chamada de coronavirose canina e para os pets há prevenção por meio de vacina, combinado?

Mas como limpar as patas na volta do passeio? Conheça as possibilidades nesse post!

Como limpar as patinhas do cachorro depois do passeio?

Nesse momento, o ideal é ficar em casa. Mas também sabemos que muitos cães não se acostumam em fazer suas necessidades em casa ou não tão rápido assim. Por isso é importante ter passeios rápidos com os cães para esses efeitos. Entretanto, a volta para casa precisa ser cautelosas para pets e humanos e assim evitamos a contaminação.

No caso dos cães é recomendado que se limpe muito bem as patinhas na volta para casa e para isso há algumas indicações:

#1 – Água e sabão

O mais indicado na volta para casa é lavar as patas dos cães com água e sabão. A espuma do sabão desenvolve a camada de gordura que protege o vírus e faz com que ele fique inativo, evitando contaminação.

Por isso, assim como nós, que ao chegar em casa devemos lavar BEM as mãos com água e sabão, o mesmo deve ser feito com as patinhas dos pets: lave bem e seque direitinho entre os dedos e por baixo, para evitar dermatite úmida por fungos.

#2 – Álcool Gel 70%

Há uma polêmica na internet sobre poder ou não usar álcool gel 70% nas patas dos animais. Mas a verdade é que sim, de modo geral, você pode limpar as patas do cachorro com álcool gel. Por si só, o álcool não gera danos à saúde do pet. Mas há 2 cuidados importantes que devem ser observados:

  • Alguns cães podem ter algum tipo de alergia ao álcool. Isso acontece com qualquer substância química, não só com os cães como com os humanos também. Mas não é uma regra.
  • O álcool pode ressecar as patinhas do pet se for usado com frequência, assim como acontece com as nossas mãos se usamos muitos produtos químicos. Por isso, fique alerta.

#3 – Lenço umedecido

Algumas pessoas preferem limpar as patas dos cães com lenços umedecidos. Porém, é importante salientar que, se o lenço não tiver produtos antissépticos potentes, ele vai apenas tirar o excesso de sujeira das patinhas, mas não vai desinfetar contra o coronavírus. Então o problema vai estar apenas mascarado, mas o risco ainda será eminente.

Observe bem o produto que você usa! Além de não afetar a saúde do pet, ele precisa proteger a sua saúde também. Assim, ficaremos todos bem! 🙂

Cuidados após a limpeza

O excesso de lavagens das patas e também de uso de álcool gel para limpar as patinhas do cachorro, pode sim ressecar as patinhas. Por isso é importante estarmos atentos a maciez e hidratação dessa região e garantir o cuidado com as patas.

Há produtos hidratantes próprios para pets no mercado, alguns bastante naturais, e eles podem ser excelentes para esse momento. O uso de hidratante vai garantir a textura das almofadinhas, proteção, maciez e bem-estar ao pet. Aliás, não só das patas, mas alguns cães também precisam de hidratação nos cotovelos e até na trufa (o nariz do cão). Nesses casos há produtos específicos para serem usados no focinho, ok?

O consumo do Suplemento de Neem colabora muito na proteção, maciez e hidratação de toda a pele e pêlo dos cães. E isso inclui as almofadinhas das patas, cotovelos e nariz. Além de ser algo natural, o suplemento tem multifunções, protegendo seu pet de dentro para fora, sem agredir o organismo e permitindo que você faça a higiene adequada do seu pet.

E você, como tem cuidado da higiene e proteção em casa e dos pets?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.