Atum para cachorro e gatos

Atum para cachorro

Nos desenhos animados sempre vemos os gatinhos comendo peixe, o que não acontece com os cães. Será que ambos podem comer peixe como atum? Dia 2 de maio é comemorado o Dia Mundial do Atum, por isso, vamos entender mais se podemos dar atum para cachorro e gatos?

Dia Mundial do Atum

A data foi em 2011 para celebrar a pesca sustentável do atum. Os países adeptos assinaram o Acordo de Nauru, e tem como objetivo conectar o desenvolvimento sustentável da pesca, a conservação da espécie e o uso sustentável do atum por todo o mundo. Em 2016 a ONU reconheceu a data e passou a comemorá-la em sua sede de Nova York, após o aumento do preço do peixe, dado a baixa na pesca sustentável do atum, constatada pela FAO, em 2015.

O Atum é um peixe encontrado em quase todo o oceano. Por isso é um dos alimentos mais populares vindo do mar, além de seu alto valor nutricional para humanos e animais, como nossos cães e gatos, sendo ingrediente de várias rações e petiscos. Mas será que podemos oferecer a carne de atum propriamente dita para os nossos pets?

Pode dar atum para cachorro?

Sim, podemos oferecer atum para cachorro, desde que seja como um petisco eventual e não como alimento principal. Por isso, sempre lembre que o petisco não deve ultrapassar 10% da alimentação diária do pet.

O Atum é uma proteína animal de alto valor nutritivo com vitaminas B3, B6, B12 e D, minerais diversos como selênio, fósforo, ferro, zinco e magnésio. Além disso, é rico em Ômega 3 e 6, possui baixa caloria e ajuda a reduzir os níveis de colesterol e triglicérides no sangue.

Você pode oferecer atum para cachorro, desde o fresco até o atum em lata. Contudo, atente-se a essas dicas:

  • O Atum fresco, se for oferecido cru, deve passar por rigoroso processo profilático antes para evitar qualquer tipo de contaminação vinda da carne que pode desencadear doenças graves, como salmonelose e coccidiose. Por isso é essencial que o peixe fresco, seja atum ou qualquer outro, seja congelado por no mínimo 7 dias a temperatura de -8ºC.
  • Se pretende cozinhar, é mais seguro! Você pode fazer receitinhas de petiscos, patês e recheios para os brinquedos de enriquecimento ambiental para o seu cachorro.
  • O atum em lata está liberado, mas dê preferência para os enlatados de conservação em água (e não em óleo) e com baixo teor de sódio, para preservar a saúde do seu pet.

Gato pode comer atum?

E os gatinhos também podem entrar na festa? Sim, o gato pode comer atum, mas as restrições para os felinos são maiores comparado aos cães. Isso porque o atum em lata não é uma opção indicada para os gatos, devido ao teor de sódio que pode gerar problemas hepáticos e renais nos gatos que são predispostos a disfunções renais por natureza.

Por isso, se desejar oferecer atum para gatos, saiba que:

  • O atum deve ser de pesca de boa qualidade, evitando contaminação de mercúrio, que gera problemas de saúde nos felinos.
  • Se for fresco, deve ser de uma pesca muito recente e pode ser oferecido cru.
  • Se for congelado, não ofereça cru. Nesse caso, é melhor cozinhar o atum num ponto de “mal passado” antes de oferecer ao seu gatinho.

De todo modo, o gato pode comer atum, mas em pequenas quantidades e de modo eventual. Embora os gatinhos sejam apaixonados por peixes, o excesso de qualquer pescados na dieta felina gera deficiência de vitamina B1.

Receita com atum para pets

Já que podemos oferecer atum para cachorro e gatos como petiscos, que tal uma receitinha bem gostosa de biscoito de atum permitido para cães e gatos?

Ingredientes:

  • 190 gramas de atum em lata conservado em água não drenado (contendo aquele caldinho)
  • 1 xícara de fubá de milho ou farinha de arroz
  • 1 xícara de farinha de trigo integral ou polvilho doce
  • 1 colher de chá de salsinha picada
  • 1/3 de xícara de água
  • 2g de Suplemento Nutricional Pet TotalNeem.
  • Para os gatos: 1 colher de chá de catnip picado

Preparo:

  1. Misture todos os ingredientes em um recipiente e amasse até formar uma massa homogênea que descole das mãos
  2. Numa bancada, abra a massa até ter 0,5cm de espessura, para fazer um biscoitinho fino e crocante.
  3. Corte a massa no formato que preferir e acomode os biscoitos em uma assadeira forrada com papel manteiga.
  4. Asse por 20 minutos ou até dourar em forno pré-aquecido à 180ºC

Pronto, agora é só deixar esfriar e oferecer aos poucos para o seu pet.

Para mais receitas para cães e gatos, baixei o ebook Receitas Para Pets TotalNeem gratuito aqui!

E comente aqui: seu pet gosta de atum?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *