Catnip ou erva do gato

catnip ou erva de gato

Você já ouviu falar de catnip? Também conhecida como a erva do gato, o catnip teve origem na Europa e na Ásia. Hoje ele traz diversos benefícios para os nossos felinos. Entretanto, a erva ainda gera muitas dúvidas com relação ao que é, qual o efeito, se não faz mal, entre outras. Por isso, vamos esclarecer todas essas dúvidas e te mostrar como usá-la. Vamos lá?

Catnip

O catnip ou erva do gato é uma planta aromática da família da hortelã, cujo nome científico é Nepeta cataria. Essa erva possui uma substância chamada nepetalactona que tem os efeitos de euforia e agitação. Além disso, quando é inalada, estimula o bulbo olfatório do pet e ativa a amígdala e o hipotálamo, que são os órgãos responsáveis pelas reações e emoções do corpo. E o mais interessante é que esse aroma desperta efeitos não só nos gatinhos, mas em todos os outros felinos, como onças, tigres e até leões. 

A substância presente na planta ativa alguns instintos primários nos felinos, fazendo com que ele corra muito mais, além de liberar toda a sua tensão. E, ao contrário do que muitas pessoas pensam, o catnip não é viciante, além de perder o efeito quando utilizada por muito tempo ou em grandes quantidades.

Caso o seu gato seja mais agressivo ou então não sinta vontade de brincar e praticar atividades físicas, o uso do catnip pode ajudar e muito para ele desenvolver um comportamento mais alegre e tranquilo.

Mas lembre-se que o indicado é utilizar o catnip uma vez por semana, para que não perca os efeitos sobre o gatinho. Além disso, pode ser empregada de diversas formas, como por exemplo no arranhador, em varinhas ou em qualquer brinquedo do felino. Escolha o que ele mais gosta.

Efeitos do catnip

Apesar de a maioria dos gatinhos gostarem do catnip, nem todos possuem um efeito com ele. Segundo estimativas de Michael Topper, presidente da Associação Americana de Medicina Veterinária ao Mental Floss, a erva teria efeito em 70% dos gatos, sendo que os outros 30% simplesmente não reagem a ela. Alguns estudos sugerem que a resposta ao catnip pode ser hereditária, ou seja, passa de pais para filhos. Por isso, nem todos os gatos são afetados. Entretanto, não existe nada comprovado sobre isso.

Contudo, os efeitos podem variar de acordo com o comportamento de cada um. Sendo assim, os mais calmos tendem a ficar mais agitados e os mais estressados se acalmam.

Após ter contato com o catnip, seu gatinho pode:

  • Se esfregar contra a erva;
  • Lamber o brinquedo que está com catnip ou mastigá-lo;
  • Balançar mais a cabeça e o rabo;
  • Emitir sons;
  • Arranhar com mais velocidade;
  • Escalar e saltar em objetos;
  • Correr e caçar objetos reais ou imaginários.

Os efeitos mais intensos podem começar a ser notados nos primeiros 10 minutos. De um modo geral, enquanto o felino estiver em contato com a erva, costuma ter o comportamento alterado. Porém, assim que esse contato acabar, o gato voltará ao normal rapidamente.

Catnip para filhotes

Uma das maiores dúvidas é com relação ao catnip para filhotes. Por isso, temos que dizer que a maioria dos filhotes não sentem o efeito da erva até que eles tenham cerca de 6 meses de vida. Isso porque a ação da substância dE Oo catnip depende de uma ativação de vias neuronais relacionadas ao sexo, sendo assim, só quando ele atingir esse período de maturidade sexual é que poderá começar a sentir e ser mais sensível ao efeito da erva.

Contraindicação

Não existe nenhuma contraindicação, pois não há registros de que o catnip tenha feito mal a gatos, seja por conta da idade ou por alguma doença específica. Por isso, não precisa ter medo de fazer um teste com o seu peludinho e ver como ele reage ao catnip.

A única recomendação é para não exagerar, pois o gato pode ter enjoo ou diarreia. Entretanto, o próprio gato costuma perceber que está ingerindo muito e, quando chega ao seu limite, logo para. Além disso, usar em excesso pode fazer com que o felino perca a força do efeito estimulador por se acostumar com a erva.

E então, você já usou catnip com o seu gatinho? Conta pra gente a sua experiência.

Leia também sobre o que gato não pode comer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *