5 Curiosidades sobre gatos

Curiosidades sobre gatos

Constantemente ouvimos diversas curiosidades sobre gatos. Seja pelo mistério criado em torno deles ou pela personalidade enigmática que eles possuem, devido ao instinto mais selvagem comparado aos cães.

Por serem mais reservados, muitas pessoas acreditam que eles não são companheiros ou que não gostam de brincar. Entretanto, esse é um dos maiores erros cometidos por quem não convive com essas criaturas peludas. Claro que os gatos são animais independentes, isso não tem como negar. Porém, também são muito sensíveis e companheiros e essa já é uma das curiosidades sobre gatos.

Você sabia que existem inúmeros brinquedos para os gatinhos desenvolvidos para brincarem junto com o tutor? Ou sabia que eles gostam de beber água da torneira, pois preferem água corrente? Nesse post vamos te mostrar como o universo felino é surpreendente, contando algumas curiosidades sobre gatos. Estão preparados?

Curiosidades sobre gatos

Porque o olho do gato muda?

A pupila dos olhos dos gatos muda de formato de acordo com a quantidade de luz no ambiente em que ele está e com o estado de humor dele.

Os felinos ainda possuem hábitos selvagens, relacionados ao seu comportamento e fisiologia. Já que as pupilas possuem músculos que filtram a passagem de luz nos olhos, durante o dia elas se contraem e ficam em formato de filetes verticais, assim, diminuindo a passagem de luz.

Um exemplo, quando seu gato está na janela “tomando sol”, suas pupilas estão tão finas que mal conseguimos ver. Nesse momento também pode perceber que o gato se encontra tranquilo, pois não precisa captar luz para caçar, a menos que passe algo pela janela que chame a sua atenção.

Em ambientes mais escuros, as pupilas dilatam para que seja aproveitada toda a captação de luz possível. Por isso, em um momento de caça ou até de brincadeiras, suas pupilas chegam a dilatar tanto que não é possível ver a cor da íris e é nesse momento que sabemos que eles estão se preparando para atacar.

Outro fator que ajuda na captação de luminosidade é o reflexo que a luz faz nos olhos deles, devido a um conjunto de células chamado Tapetum lucidum, este mecanismo aumenta a captação dos receptores da retina. Por isso, podemos observar o brilho nos olhos dos gatos à noite.

Porque os gatos ronronam?

Existem diversos motivos para o gato ronronar. Então, antes de tudo, é preciso analisar o contexto, além de sua postura corporal ou comportamento. Entretanto, geralmente o ronronar está associado a um sentimento de alegria e satisfação. Mas não se pode afirmar que o ronronar é sempre por prazer, às vezes pode ser por insatisfação, estresse ou até algum incômodo.

Dito isso, os motivos do porquê os gatos ronronam pode ser:

  • Satisfação: a razão mais conhecida por nós;
  • Fome: pode estar relacionado a sua infância, pois os filhotes ronronam para chamar a atenção da mãe e serem amamentados. Isso pode acontecer quando adulto, como forma de associação na hora da alimentação;
  • Dor: a vibração do ronronar estimula o sistema defensivo do gato;
  • Comunicação: de acordo com cada situação, há uma variação na frequência do ronronar. Sendo possível diferenciar um ronrom de carinho para um de fome.

Porque gatos têm medo de pepino?

Todo mundo já deve ter visto os vídeos onde colocam um pepino próximo ao gato, e ao levar um susto, ele dá um salto gigante. Apesar de ser um sucesso mundial, a prática não é nada legal para os gatos e pode levar a consequências negativas. Afinal, quem gosta de levar um susto aleatoriamente?

Os gatos são animais que a todo momento estão em alertas e o único momento em que eles relaxam é durante as refeições. Pois consideram o espaço onde se alimentam como confiáveis e sem riscos. Podem perceber que os vídeos são sempre neste exato momento. Enfim, os gatos não se assustam com o pepino em si, eles podem se assustar com qualquer objeto deixado atrás deles. Entretanto, isso pode não ser benéfico para a saúde, podendo desencadear diversos problemas, como fragilidade no coração, agressividade, queda de pelos e até mesmo levá-los a óbito dependendo do tamanho do susto. Por isso, o ideal é ter brincadeiras saudáveis com o seu peludinho.

Porque os gatos se lambem?

Quando se trata de higiene pessoal, os gatos são a personificação da limpeza. Eles possuem uma língua áspera que permite se limpar, tirando toda a sujidade acumulada entre seu pelo, eliminando pelo morto e os possíveis parasitas. Isso faz com que eles formem as famosas bolas de pelo no organismo, por ingerir os pelos após a higiene.

E a prevenção de problemas gástricos causados por conta dessas bolas de pelos ingeridas passa pelo consumo diário de pó de neem pelos felinos, pois os bioativos promovem proteção à mucosa gástrica intestinal do pet. Uma forma 100% natural e nutritiva de manter seu gatinho sempre protegido.

Entretanto, é importante observar a frequência que o gato se lambe e qual a intensidade. Se caso ele deixe de se lamber e esse descuido da higiene venha acompanhado de apatia ou tristeza, leve-o ao veterinário, pois ele pode estar desenvolvendo algo mais sério.

Os felinos também costumam lamber uns aos outros ou até mesmo lamber os tutores. Mas não se assuste, caso isso aconteça, significa que ele te considera como parte de seu grupo e quer demonstrar o quanto gosta de você.

Porque os gatos dormem tanto

A rotina de sono dos gatos inclui entre 12 e 16 horas de sono por dia! Isso porque, por instinto, eles são animais caçadores e noturnos. Ou seja, eles dormem para poupar o máximo de energia possível, se preparando para uma caçada, mesmo que elas não sejam frequentes na vida dos gatos criados em casa. O organismo do gato é completamente programado para ser um predador e, por mais que possa aparentar que ele só quer dormir, porque não tem outra coisa pra fazer, é normal que ele acorde completamente alerta e pronto para atacar caso ouça qualquer barulho.

O estado de alerta dos gatos durante o sono é uma característica de boa parte das horas de descanso deles. Porém, eles também possuem alguns períodos de sono mais profundo, assim como nós. Você consegue identificar essa fase do sono, que chamamos de REM (a fase dos sonhos mais vívidos) com facilidade, pois eles têm espasmos e movimentam as pálpebras enquanto dormem. Fora desse momento, eles podem dormir até em pé ou sentados, basta tensionar os músculos e fechar os olhos.

E então, você sabia dessas curiosidades sobre gatos? Conta pra gente aqui nos comentários e leia sobre a raça de gato mais comum no brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *