VANTAGENS E DESVANTAGENS DA CASTRAÇÃO DE CACHORROS

Vantagens e Desvantagens da Castração de cachorros

A gente sempre ouve falar muita coisa a respeito da castração de cachorros, né? Muitos mitos e verdades, muitas opiniões, algumas a favor, algumas contra. E, muitas vezes, ficando na dúvida se devemos ou não castrar nossos cachorros. Eu sou a Fernanda, mamãe da @beaglecatharina, e optei por castrar ela antes do primeiro cio, já que a lista de benefícios é imensa, e nunca tivemos interesse de deixá-la criar.

Vamos então entender o que é e como funciona a castração de cachorros, e depois analisar as vantagens e desvantagens dela?!

O QUE É A CASTRAÇÃO?

A castração de cachorros consiste em uma cirurgia feita nos animais, machos e fêmeas, para esterilizar esses animais. Ou seja, impedir que eles se reproduzam.

Vocês sabiam que para cada bebê humano que nasce, 15 cães podem nascer? Em seis anos, uma cachorra e seus descendentes podem gerar 60 mil filhotes! Iisso explica a superpopulação de animais abandonados e a morte de centenas deles nas ruas. Esses números podem ser evitados com informação e claro, com a castração de cachorros. 

Além da superpopulação animal, a não castração pode dar origem a diversas doenças hormônio-dependentes! Existe a castração precoce, antes dos 6 meses de idade, consequentemente antes do 1º cio e da maturidade sexual, que tem sido super indicada pela maioria dos profissionais, principalmente pelo benefício de diminuir em 90% o risco de desenvolver câncer de mama em fêmeas. 

E existe também a castração convencional, realizada após os 6 meses de idade do animal.

MAS COMO É FEITA A CASTRAÇÃO?

Nos machos, existem duas opções: orquiectomia (retirada dos dois testículos, que acaba com a produção de espermatozóides e diminui muito o apetite sexual), e a vasectomia (interrompe a passagem de espermatozóides, permitindo que o cão acasale sem risco de procriar). 

No caso das fêmeas, a cirurgia consiste na retirada do útero, trompas, e ovários. Ela é mais invasiva justamente porque os órgãos femininos são internos.

A anestesia geral pode ser injetável ou inalatória (mais segura) e feita por um profissional veterinário responsável. A cirurgia é relativamente simples, com tempo de recuperação de 7 a 10 dias, podendo ser realizada a partir do 4º mês de idade. Em fêmeas, recomenda-se a castração antes do 1º cio, o que ajuda a evitar inúmeros problemas que falaremos a seguir.

O PÓS OPERATÓRIO

O período de pós operatório é rápido, mas requer alguns cuidados:

  • Restringir o espaço do pet para que ele não se esforce e preserve os pontos.
  • Limpeza dos pontos para evitar infecção.
  • Ministrar as medicações indicadas pelo veterinário com rigor.

Devido às medicações, o pet pode apresentar estômago sensível, levando a episódios de vômito. Porém, animais que fazem o uso do pó de neem costumam passar pela recuperação com muito mais tranquilidade!

Isso porque além do efeito cicatrizante do Neem que acelera a recuperação do animal, ele é um poderoso anti inflamatório, colaborando para a proteção das paredes estomacais, contra os efeitos colaterais dos medicamentos.

VANTAGENS DA CASTRAÇÃO DE CACHORROS:

  • Controle populacional canino;
  • Diminui drasticamente doenças relacionadas aos hormônios, como câncer de mama, de ovário e de útero, hiperplasia de próstata, tumores penianos. Isso porque, com a castração, diminui a produção de hormônios que desencadeiam o aparecimento de tumores e nódulos.
  • Diminui os riscos das fêmeas de desenvolverem piometra, que é uma grave infecção uterina, causada por bactérias e que pode levar à morte caso demore a ser diagnosticada; 
  • Aumenta em até 5 anos a expectativa de vida do Pet; 
  • Acaba com a gravidez psicológica, comum em algumas fêmeas após o término do cio, o que pode ocasionar o aumento das mamas, muitas vezes com produção de leite, edema, irritabilidade excessiva;
  • Diminui o risco dos cachorros fugirem de casa a procura de acasalamento. Assim como brigas entre cães e atropelamentos resultantes dessas fugas;
  • Acaba com latidos e uivos excessivos que ocorrem por conta do cio;
  • Os cachorros ficam menos excitados, alguns até melhoram o comportamento ficando mais calmos;
  • Acaba com a perda de sangue das cadelas durante o período do cio. O que é bom, visto que a maioria dos pets convive intimamente conosco, sempre dentro de casa, dormindo nas camas e subindo em sofás; 
  • Diminui o hábito de urinar em móveis e paredes para marcar território, no caso dos machos.

DESVANTAGENS DA CASTRAÇÃO DE CACHORROS:

Lembrando que não são todos os cachorros castrados que irão apresentar os problemas a seguir, muito pelo contrário: a minoria dos castrados apresentará alguns desses efeitos. Também não significa que todos os problemas falados aqui serão originados pela castração, pois existem outras causas que podem levar a tais doenças. Mas as desvantagens da castração canina são:

  • Incontinência urinária: quando ela for hormônio-dependente, poderá aparecer em animais castrados devido a baixa dos hormônios pós castração;
  • Obesidade: não é a castração em si que faz os cachorros engordarem. O que acontece é que a baixa dos hormônios pode influenciar no aumento do peso. O apetite também pode aumentar após a castração. É preciso que o tutor fique  de olho nessa mudança de comportamento, e mantenha uma rotina com atividade física e alimentação balanceada para que o cachorro não fique obeso;
  • Na castração precoce, pode haver um retardo no amadurecimento do crescimento, podendo ocasionar problemas nos ossos;
  • Cistites recidivantes;
  • Dermatite periculoso, principalmente em fêmeas castradas precocemente.

A castração é um ato de amor e cuidado com o seu animal. Dessa forma, você estará protegendo-o de doenças graves e garantindo que ele tenha uma maior longevidade para curtir todos os momentos ao seu lado!

E você, já castrou seus peludo? Conte aqui para gente sua opinião sobre castração de cachorros!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *