Ano novo pet

Ano Novo Pet

Oi, meu nome é Riane, sou adestradora da Cão & Equilibrio e mamãe de 6 ursos peludos maravilhosos. Nesse post, vamos falar sobre o ano novo pet, o que devemos fazer para que essa data seja o menos estressante possível para nossos pets. Então embarque comigo nesse post que você terá todas as respostas.

Cuidados no ano novo pet

Que nossos pets são seres extremamente sensíveis não é novidade não é mesmo? Sabemos o quanto demanda atenção, dedicação, treino e amor ter esses bichinhos em casa e no ano novo pet não é diferente, é necessário que tomemos vários cuidados a fim de evitar problemas futuros na saúde mental e física dos nossos amiguinhos, dentre vários cuidados podemos destacar:

  1. Cuidado com alimentação, não dê ou deixe as visitas encherem seu pet de guloseimas que não foram feitas para eles;
  2. Dessensibilize sons de fogos previamente;
  3. Sempre que for deixar seu pet sozinho procure criar um ambiente divertido e adequado com EA, um pequeno susto ou trauma pode gerar nele o que chamamos de ansiedade por separação e dará um trabalhão para resolver;
  4. Roupas apenas confortáveis e necessárias, é muito comum nessas épocas festivas que os tutores usem vários enfeites, penteados, roupinhas e pode parecer clichê, mas é importantíssimo identificar se o seu pet está confortável ou curtindo tanto quanto você o uso desses acessórios;
  5. Se o seu cão não tem costume com muitas pessoas e barulho, aconselho levá-lo até um local menos agitado e ir aos poucos dessensibilizando para que ele se sinta seguro.

Cachorro com medo de fogos

Muita gente sabe do medo que a maioria dos cães tem com fogos, mas o que a maioria não sabe é porque isso acontece. Cães têm a audição muito mais sensível que a de humanos e barulhos muito altos costumam incomodá-los.

Além disso, para eles, sons altos podem significar perigo. Estrondos, como os de um rojão ou fogos, passam a ideia de que algo grande se aproxima. Na natureza, sons desse tipo podem representar uma árvore caindo, uma tempestade muito forte se aproximando ou até mesmo um desmoronamento. Faz parte do instinto de sobrevivência do animal fugir ou se esconder quando ouvem esses barulhos, pois, assim, eles teriam mais chances de sobreviver caso algum desastre acontecesse. 

Ok, tia Ri, e como resolvemos isso? Existem alguns meios que podem nos ajudar a trabalhar nossos cães e são eles:

  1. Dessensibilização e Sociabilização;
  2. Tenha uma safe zone para seu cão, prepare o ambiente onde ele irá ficar, feche janelas, aumente o som, coloque muitos brinquedos;
  3. Mude sua reação ao ouvir fogos, a maioria dos cães reagem a nossas emoções também;
  4. Procure um veterinário previamente, em alguns casos de fobia a medicação pode ser uma saída;
  5. Diminua a intensidade do som, fechando não só as portas, mas protetores auriculares próprios para cães ou até mesmo algodão podem ser bastante eficientes em diminuir o estímulo.
  6. Fique com seu cão, mostre a ele que ali ele tem um aconchego, jamais dê as costas para seu cão achando que se der aconchego estará reforçando o medo. Emoções não podem ser reforçadas, logo seu cão não sentirá mais medo só porque você está abraçando ele. 
  7. Dê uma canseira nele, passeios longos ajudam.

Faixa para cachorro com medo de fogos

Com certeza você tutor de cão que tem fobia a sons de fogos e rojões já deve ter ouvido falar da técnica de Tellington Touch (TTouch). É uma técnica que consiste em enrolar o cão com uma faixa pressionando pontos específicos trazendo a ele uma sensação de bem estar, conforto e segurança. Algumas das várias dicas que posso dar a vocês sobre essa técnica são:

  1. Faça o teste antes, cada indivíduo funciona de um modo diferente, a maioria dos cães se adaptam bem a bandagem mas sempre tem aqueles que não gostam de muito contato físico ou se sentir preso, neste caso pode piorar o problema;
  2. Utilize a faixa não apenas nos momentos de medo e desconforto do cão, não queremos que ele associe a faixa negativamente devido ao som e sim o oposto;
  3. Petiscos e reforço positivo são imprescindíveis, você pode ir associando essa técnica com outras de enriquecimento ambiental com petiscos de alto valor.
  4. Inicie o processo ao menos 30 minutos antes de começar a queima de fogos.

Lembrando sempre de que não existe uma solução mágica e qualquer um que lhe oferecer isso está te enganando, para trabalhar medos, fobias e outros comportamentos é necessário treino, repetição e dedicação. Então a maior dica que como adestradora posso dar a vocês é TREINE ANTES. Trabalhe seu cãozinho antes com sons no youtube, vá expondo ele gradativamente e com certeza vocês terão festas maravilhosas juntos.

Gostou? Quais técnicas você usa com seu cãozinho para amenizar os fogos? Me conte nos comentários e compartilhe esse artigo para o maior número de pessoas para que possa ajudar mais cães a ficarem tranquilos nos períodos de festividades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *