Como fazer brinquedos para cachorro

Brinquedoparacachorro

Olá, eu sou a Riane, adestradora da Cão & Equilíbrio e mamãe de 06 peludinhos lindos e fofos. Neste post quero te ensinar como fazer brinquedos para cachorro, é muito comum que tenhamos muitas dúvidas de que tipo de brinquedos oferecer e às vezes são brinquedos muito caros. Então podemos usar a criatividade e fazer em casa mesmo. Por isso, se você tem curiosidade e nenhuma criatividade, vem comigo que vou te dar várias dicas legais. 

Como fazer brinquedo interativo para cachorro

Você já deve ter se perguntado quais tipos de brinquedo seu cachorro mais deve gostar, não é mesmo? Existem mil tipos e às vezes parece que nada chama atenção dele ou ele desiste fácil. Então os brinquedos interativos são as melhores opções. 

Isso porque os brinquedos interativos vão estimular seu cãozinho cognitivamente. Ou seja, fazer com que as habilidades de resolução de problemas sejam estimuladas e também o enriquecimento ambiental desenvolvendo e estimulando os instintos naturais de cada espécie.

Existem no mercado várias opções de brinquedos interativos. Mas na maioria das vezes são bem caros. Então podemos fazer o uso de caixas, gaveteiros, garrafas pet, panos e afins e conseguir deixar nossos doguinhos extremamente entretidos e cansados.

Devemos lembrar que nossos cães são um conjunto de gasto físico de energia (passeio) e gasto mental (enriquecimento ambiental), uma atividade não substitui ou supre a outra. Quando formos pensar em fazer um brinquedo interativo para um cão devemos saber que existem vários tipos de enriquecimento ambiental e são eles:

  1. Cognitivo: Estimula a capacidade intelectual como concentração, coordenação motora, memória e raciocínio, por meio de “quebra-cabeças” que escondem alimentos;
  2. Alimentar: Oportunidade de procura e caça de alimentos de diferentes maneiras, evitando a previsibilidade na hora da alimentação.
  3. Sensorial: Trabalha os sentidos do pet como olfato, paladar, tato e auditivo;
  4. Físico: Por meio de objetos simula-se o habitat mais natural e adequado para cada espécie como esconderijos, obstáculos, lugares para subir, descer, esconder, pendurar, etc;
  5. Social: consiste em interagir com animais da mesma ou de outras espécies, da mesma forma como acontece na natureza.

Como fazer brinquedo para cachorro morder

Como dito anteriormente os cães têm algumas necessidades e dentre elas está o de roer e morder, tal como fariam com a caça ao terminar a refeição. Algumas opções de brinquedos interativos para cachorro morder estão:

  1. Pegar várias faixas de tecido e fazer uma trança;
  2. Ossos recreativos vindo do açougue, após feita a assepsia no freezer;
  3. Pneu usado, mas lembre-se de retirar o aro interno;
  4. O coco verde pode também ser um ótimo aliado.

Como fazer brinquedos para cachorro filhote

Filhotes estão sempre com a corda toda, não é mesmo? Ansiosos por desbravar o mundão querem roer tudo, farejar tudo, sair correndo pra lá e para cá e interagir com o máximo de pessoas e objetos possíveis. Por isso é imprescindível que esse filhote tenha o número maior possível de brinquedos para que possa ocupar a mente do “baby” com situações positivas. Algumas opções de brinquedos para cachorro filhote são:

  1. Varal de retalhos ou de ervas (hortelã, manjericão);
  2. Garrafa com meia;
  3. Garrafa furada com ração ou petisco;
  4. Tapete de fuçar para estimular olfato (você pode enrolar petiscos em uma toalha e deixar o cãozinho fazer o restante do trabalho).

Como fazer brinquedo para cachorro com garrafa pet

A garrafa pet pode ser uma ótima aliada para quem busca brinquedos extremamente divertidos, instigantes devido seu som e capacidade de armazenar petiscos e baratinhos para seu cachorro, e dentre algumas opções temos:

  1. Garrafa pet com vários furos;
  2. Garrafa pet gangorra: Você faz dois furos nas duas extremidades da garrafa e passa um cabo de vassoura, a ideia é seu cão bater com a patinha para retirar o alimento.
  3. Varal de garrafa pet: você pode cortar a parte de cima da garrafa fazendo vários copinhos de garrafa pet, pendurar em varais e dentro de cada uma colocar petiscos para seu cão encontrá-los.
  4. Fazer vários furos na garrafa e transpassar entre eles retalhos, seu cão irá adorar ficar roendo esse brinquedo.

Como fazer brinquedo para cachorro com meia

Se existe algo mais delicioso que uma meia fedida para nossos cães eu desconheço. Por esse motivo a meia pode ser uma ótima aliada na jornada de fazer brinquedos interativos aos nossos pets, lembrando que todo brinquedo deve ser oferecido sob supervisão. então veja algumas opções para divertir seu cão com meias:

  1. Vestir uma garrafa pet com uma meia e amarrar;
  2. Colocar na borda da meia um petisco, virá-la para fora e colocar outro petisco, ir repetindo até ficar um rolinho;
  3. Amarrar um barbante em uma meia, fazer o cãozinho correr atrás para perseguir a meia.
  4. Amarrar a meia ao meio e utilizar como cabo de guerra também pode ser uma ótima opção quando queremos interagir com nosso cão ou existe um outro cão na casa.

Como dito anteriormente, todo brinquedo seja caseiro ou um que você compre pronto na loja deve ser ofertado ao pet sob supervisão a fim de evitar ingestão de corpos estranhos e engasgos.

E aí gostou? Já tinha feito algum desses brinquedos interativos para seu pet? Se sim me conte nos comentários quais ele mais curtiu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *