Seu pet enxerga bem? Muitas raças tem problemas oftalmológicos que podem passar despercebido para os tutores e levar seu pet a cegueira! Vamos conversar sobre saúde dos olhos e Abril Marrom pet?
Abril Marrom: o que é isso?
Abril Marrom Pet é uma campanha brasileira para alertar sobre a importância da saúde dos olhos, cuidado e prevenção para cegueira humana e pet. A campanha visa alertar o quanto deixamos de cuidar da saúde dos olhos, negligenciamos pequenos sinais e expomos os olhos humanos e pets a riscos e agressões como excesso de luz, todos os dias!
Por exemplo:
- Seu pet fica acordado e na luz contigo?
- Ele assiste TV contigo no dia a dia?
Se disse sim para essas perguntas, ele e você já podem estar com excesso de luz nos olhos no dia a dia.
O que causa a cegueira?
E o que causa a cegueira em pets? Claramente não é apenas a TV. Mas sim doenças comuns para humanos também e que, se não tratadas, podem cegar seu animal, como:
- Entrópio: uma inversão da rama de cílios que faz os pelinhos virarem para dentro do olho, cutucar a vista, podendo chegar a cegueira, se não tratado.
- Glaucoma: acontece quando os fluidos dos olhos não circulam mais como deveriam, se acumulando e criando uma pressão muito forte nos olhos. Esse cenário gera falta de irrigação na retina e nervo óptico, levando a uma cegueira temporária, revertida com tratamento, mas se não tratada, se torna permanente.
- Úlcera de córnea: acontece uma erosão no olho e é um caso de urgência veterinária. Há tratamento com colírios e é bem criterioso. Mas se não for tratado, pode levar o pet a cegueira.
- Catarata: uma doença mais comum em pets idosos e pets diabéticos, provoca o esbranquiçamento do olho animal, devido ao envelhecimento cristalino dos olhos, gerando cegueira.
- Uveíte: ocorre quando há inflamação do trato uveal do olho, responsáveis pela vascularização dos olhos, como a pires e a retina. É comum em pets com hipertensão ou causada por fungos e bactérias. Se não tratada rapidamente, pode levar o pet a cegueira.
Sintomas de doenças oculares em pets
Antes de identificar se seu pet está cego, a campanha de Abril Marrom Pet vem nos alertar sobre sinais que mostram problemas nos olhos dos pets para que seja possível o tratamento. Por isso, sempre que o seu pet apresentar algum dos sintomas abaixo, leve-o ao veterinário o mais rápido possível:
- Piscando em excesso 1 ou 2 olhos.
- Olho seco
- Mudança na coloração dos olhos, como visão opaca, esbranquiçada ou azulada.
- Olhos vermelhos
- Uma pele entrando nos olhos
- Pet perdendo a direção, como se a visão estivesse fraca.
- Pet não encontrando algo no chão, não enxergando detalhes.
- Lágrimas formam um caminho no focinho.
- Secreções saindo dos olhos.
Como identificar que meu pet está cego?
Mas e como perceber se o seu cão ou gato está cego? Bem, ao contrário dos seres humanos, a visão não é o sentido mais importante para os animais. Por isso, perceber a cegueira não é algo tão intuitivo, como podemos pensar no primeiro momento.
Normalmente os primeiros sinais da cegueira são:
- Cor dos olhos: a mudança da coloração dos olhos é um forte sinal de doenças oculares e cegueira em pets. Por isso, sempre que notar olhos azulados ou brancos, corra pro veterinário.
- Erro em saltos e pulos, medindo mal as distâncias que antes eram quase automáticas para o pet.
- Se esbarrar em móveis e paredes.
- Errar trajetos dentro de casa.
- Demora para achar o petisco, seja na mão ou ainda mais quando jogado no chão.
- Sustos quando é tocado.
- Agressividade repentina
- Diminuir interação como um todo
- Andar com o focinho mais no chão.
- Pupilas dilatadas o tempo todo
- Não tem reflexo
- Secreção ocular constante
Ao observar qualquer um desses sinais, leve o seu pet para um veterinário oftalmologista o mais rápido possível! Isso porque alguns casos de cegueira podem ser revertidos.
O Neem pode ajudar na cegueira?
O neem é a árvore do século, tamanho é o seu valor para a medicina natural, e claro que ele tem sua contribuição para a saúde dos olhos e por isso uma forte indicação na campanha Abril Marrom Pet.
O Suplemento Nutricional Pet, é um poderoso antiinflamatório, antibactericida e antifúngico, colaborando no tratamento de doenças oculares com fundo inflamatório, fungos ou bactérias, graças aos seus bioativos que atuam no organismo do animal prevenindo doenças e invasores ou combatendo doenças e agentes externos.
O Nimbidin, um dos principais bioativos do Neem, é um dos responsáveis por essas 3 ações: combater fungos, bactérias e desinflamar o organismo do animal. Além disso, ele tem efeito analgésico, anti-histamínico e antirreumático, acredita? Saiba mais sobre os efeitos dos bioativos do neem aqui.
Além disso, o neem é um aliado importante no combate a diabetes, doença perigosa e sem cura que pode levar o seu pet à cegueira! Saiba mais sobre a incrível ação do neem contra diabetes aqui.
Por fim, o neem é rico em Vitamina A, fundamental para a saúde dos olhos de forma preventiva. Conheça as vitaminas do Neem NESSE POST.
E então, como vai a saúde dos olhos do seu pet?