Fatores que geram a imunidade baixa nos pets

queda de imunidade pet no inverno

Hoje vamos falar de um assunto super importante, a imunidade baixa em cães e gatos. O inverno favorece muito a queda da imunidade dos nossos amigos. Por isso, nesse post vamos entender como funciona a imunidade pet, a queda dela, possíveis sintomas e o tratamento para deixar nossos peludos sempre saudáveis.

O que é a imunidade baixa?

A imunidade é como se tivéssemos vários soldados que nos protegem e evitam ataques de vírus, bactérias, microorganismos, entre outros. Quando a imunidade baixa, nossos soldados ficam enfraquecidos e não conseguem combater as doenças e nos proteger tão bem. A mesma coisa acontece com os pets! Quando a imunidade baixa, eles ficam mais propensos a doenças e outros problemas de saúde.

Quais são os sintomas de imunidade baixa? 

Os pets quando estão com a imunidade baixa, normalmente ficam mais apáticos, podem perder o apetite, ter mudança de comportamento, sentir cansaço frequente, entre outros sintomas menos comuns.

Porém, é importante saber que nem toda doença baixa a imunidade do animal. Contudo as doenças tendem a aparecer quando a imunidade está baixa. Isso porque o organismo do pet não tem soldados fortes para combater os invasores. Então, quando a defesa está enfraquecida, o ataque é mais eficaz, acometendo a saúde animal.

O estresse baixa a imunidade?

Sem dúvidas, o estresse é um dos motivos para o pet ter imunidade baixa. Os animais possuem um sistema imune muito sensível à mudanças. Então, qualquer estresse pode levar o pet a ter uma queda de imunidade, inclusive grandes emoções positivas que saem da rotina do pet, pois euforia também gera stress e o organismo não difere alegria de tristeza para classificar o stress.

Por isso que um animal costuma ter alta de internações logo que consegue minimamente ficar estável, se alimentando bem e não necessitando de medicações injetáveis. Isso acontece porque o ambiente hospitalar com cheiros e barulhos de outros animais somados ao espaço restrito de uma baia é muito estressante para o animal, dificultando a melhora da imunidade, consequentemente, da evolução do quadro do pet.

Qual a melhor vitamina para aumentar a imunidade?

A vitamina C é uma excelente aliada no aumento da imunidade do pet. Existem muitas formas de aumentar a imunidade do seu pet e uma delas é por uma alimentação equilibrada e rica em vitamina C. Além disso, suplementos alimentares ajudam muito neste fortalecimento, como o próprio Suplemento Nutricional Neem.

O que fazer se meu cão está com a imunidade baixa?

A primeira coisa a fazer é diminuir o estresse, ansiedade e depressão da rotina do pet. Para isso, o enriquecimento ambiental pode ser um grande aliado nessas horas. Isso porque você pode usá-lo mesmo não estando em casa. Atualmente existem diversas formas e meios de realizar o enriquecimento ambiental e um deles será o ideal para o seu pet.

Além disso, é muito bom praticar atividades físicas com seu pet. Isso ajuda não só na parte imunológica, mas também na sua ligação com seu pet. Os animais são muito ligados a rotinas, tente estabelecer uma rotina com seu pet, isso será muito bom para ele. Além disso, mantenha a carteirinha de vacinação do pet atualizada, para evitar doenças perigosas se houver qualquer queda de imunidade. Por fim, realize check ups frequentes no seu pet, se notar alguma mudança no comportamento busque auxílio. 

Cães com dermatites têm a imunidade prejudicada?

Sim, normalmente cães com dermatite estão um pouco mais debilitados do que os cães saudáveis. Por isso, tente tratar a dermatite e manter seu pet com a saúde estável para evitar outros problemas. A Loção de neem é excelente no combate e prevenção de fungos e bactérias que geram doenças dermatológicas, além de alto poder cicatrizante, para fechar qualquer machucadinho na pele do seu animal.

Imunidade pet e a idade do animal

Assim como nos humanos, filhotes e idosos geralmente são os que possuem imunidade baixa. Os filhotes por não possuírem todas as vacinas e não estar com todo o sistema imune formado, possuem maior dificuldade na hora de combater algum agente externo, como vírus e bactérias.

Enquanto os idosos têm uma queda do sistema imune naturalmente, se tornando mais sensíveis e alvos fáceis para doenças. Por isso, o ideal é procurar o veterinário para que ele possa prescrever algum medicamento ou suplementação alimentar para manter o pet saudável a cada fase da vida, sempre que necessário. 

Nutrição e imunidade pet

Você sabia que a nutrição interfere na imunidade do pet? Sim, isso acontece e por isso é ideal buscar fornecer uma alimentação de qualidade para o seu amigo. Por isso, procure oferecer uma Ração Super Premium ou Premium, pois elas possuem melhores níveis de nutrientes. Caso seja adepto da alimentação natural, busque sempre um veterinário nutricionista para formulação correta da dieta e faça acompanhamento.

Além disso, tenha cuidado no armazenamento e acondicionamento da ração, pois mesmo sendo uma ração de alta qualidade se for armazenada da forma errada, pode afetar a fórmula nutricional, fazendo com que diminua a qualidade da ração.

Além disso, cuide dos petiscos e guloseimas que oferece ao seu pet. isso porque o petisco precisa ter um valor nutricional agregado, para que seja positivo não só no paladar, mas também para a saúde dele. Por exemplo, dê preferência para petiscos naturais ricos em proteína animal e vitaminas, mas com menor taxa de calorias e farinhas, que podem ser inflamatórias para o organismo do pet.

Vacina influencia na imunidade?

A vacina ajuda o organismo a produzir anticorpos. Então, nos primeiros dias após a vacina o organismo fica sensível, para produzir células de defesa. Por isso, os filhotes são tão sensíveis, pois ainda não possuem a imunidade 100% formada. Mantenha a vacina atualizada e siga o protocolo de vacinação, opte por vacinas importadas, pois possuem um controle rigoroso no armazenamento e fabricação.

E sempre observe as reações do seu pet nos 2 primeiros dias após a vacinação. É comum algumas reações como diarreia e vômito. Mas se os sintomas persistirem ou saírem do esperado, busque o mais rápido possível o seu médico veterinário de confiança.

Gostaram deste tipo de post? Comente aqui e compartilhe com seus amigos, para que mais pessoas possam saber sobre fatores que geram a imunidade baixa nos pets.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *