Como cuidar do pelo do shihtzu

Como cuidar do pelo do shihtzu

Olá pessoal! Eu sou a Lelê, mamis da @frutinhaKiwy, uma linda Shihtzu de pelagem longa! Sabemos que essa raça é maravilhosa em qualquer tosa. Porém os de pelo longo chamam muita atenção onde passam, e uma pelagem hidratada é outro nível não é mesmo? O banho é um dos principais cuidados com a pelagem do cão, além de outros cuidados. Então bora descobrir como cuidar do pelo do Shihtzu? 

Banho em Shihtzu

Shihtzu não precisa de banhos com tanta frequência se ficar somente dentro de casa e não se sujar muito… O que não é o caso da Kiwy, pois ela vive se sujando em lama, água, piscina e outras atividades que fazem bem para o instinto canino. Por isso aqui o banho é semanal no pet shop e quase sempre levo junto os meus queridinhos Shampoo e condicionador de Neem! Se o seu caso for banhos em casa se liga nos produtos necessários para dar banho e cuidar do pelo do shih tzu:

  1. Shampoo e condicionador de qualidade próprios para cães
  2. Pente e escova
  3. Toalha de rosto
  4. Toalha de corpo
  5. Secador (pode ser o de humano, mas se você tiver oportunidade de comprar um próprio para animais é melhor!)

Preparando o local do banho

Escolha um ambiente onde possa molhar e sujar, ótimos locais podem ser no banheiro, sacada, garagem e lavanderia, isso fica ao seu critério! Tenha um tanque, banheira, balde ou até chuveirinho onde você consiga molhar o cãozinho. Então, coloque brinquedos que possam molhar para tornar o banho mais divertido.

Depois tenha os produtos que você irá usar em mãos para facilitar de não ter que ir buscar no meio do banho. Se conseguir, coloque um tapete antiderrapante para o seu Shihtzu não escorregar e se machucar na superfície.

Por fim, antes de começar, tente gastar a energia do cão e deixar ele o mais relaxado possível! Para isso você pode fazer um passeio ou brincar com ele.

Banho positivo: como cuidar do pelo do shihtzu sem stress

Muitos animais não gostam de banho ou água, pois não foram treinados para gostar disso, nunca tiveram uma associação positiva a isso. Então veja como cuidar do pelo do shihtzu e fazer do banho uma atividade positiva para você e para o pet:

  1. Acostume-o a ouvir o som da água, já pensou você nunca ter ouvido esse som e do nada ele vem forte? Irá ficar com medo, certo?
  2. Acostume-o também com o barulho do secador. Isso porque é bem comum que os cães se irritem com o barulho alto e chato na hora da secagem. Por isso já o acostume fazendo associação positiva, oferecendo carinho ou petisco enquanto ele ouve esse barulho. 
  3. Faça alguma atividade que ele goste durante a escovação. Por exemplo, pode ser o enriquecimento ambiental alimentar.
  4. Deixe o cão cheirar todos os produtos antes do banho para já se habituar.
  5. Durante o banho é legal sempre dar uma recompensa em forma de comida ou afeto se o comportamento estiver nota 10!

Hidratação na pelagem de Shihtzu

Um dos grandes desafios de como cuidar do pelo do shih tzu é que ele resseca muito fácil em atividades comuns, como: Passeio na rua, quando o cão lambe, no mar, na areia, com o vento e outras coisas. Por isso é importante fazer hidratações pelo menos uma vez por mês para deixar a pelagem mais bonita, saudável e muito mais fácil para pentear.

Existe a hidratação simples e a profunda. Porém, recomendo que a profunda seja feita por um especialista, então não irei me aprofundar. Mas saiba que tem muitos pet shops que realizam essa hidratação por um preço acessível!

Já a hidratação simples é feita com produtos que tem a função hidratante que podem ser desde produtos específicos apenas para hidratar e outros que acumulam função de higiene e hidratação, por exemplo.

Agora a chave de ouro para um pelo saudável, hidratado, macio, brilhoso e 100% natural é o neem. Sim gente, o Neem deixa a pelagem mais hidratada e saudável, é mágico! Em torno de umas 5 semanas de uso já consegui observar a mudança  e facilidade em como cuidar do pelo do shih tzu. E olha que a raça tem pelo branco, longo, adora se sujar e resseca fácil viu?!? Mas é claro que também não irá fazer milagres, é tudo um conjunto de cuidados entre:

  1. Escovar
  2. Banhos de qualidade com shampoo e condicionador
  3. Hidratação uma vez por mês
  4. Uso do Neem
  5. Alimentação de qualidade
  6. Amor e paciência (muita paciência inclusive rs, essa pelagem dá trabalho!).

>> Veja mais dicas de como dar banho de canhorro em casa nesse post!

Espero que tenham gostado e aprendido um pouco mais sobre banho e hidratação para cães da raça Shihtzu! Dúvidas podem ser tiradas pelos comentários ou no direct do instagram @frutinhakiwy que estarei de olho lá! Ah, e caso tenham se interessado pelo Neem e outros produtos da Total Neem podem entrar nesse link e na finalização da compra usar o cupom  KIWY para ganhar 10% de desconto! Agora me conta, qual sua maior dificuldade de cuidar da pelagem do seu filho de 4 patas? 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *