Olá, pessoal! Eu sou a Fernanda, mamãe da @beaglecatharina, e hoje vou falar de uma das partes mais usadas e mais importantes para os nossos amigos cães: as patinhas! Elas não servem apenas para sustentar o peso do animal! Por isso precisamos ter alguns cuidados extras com essa região! Vamos conhecer melhor a anatomia dessa parte do corpinho deles e como manter as patas sempre bem cuidadas usando hidratante para patas de cachorros?
Anatomia das patas do cachorro
Vocês sabiam que os cães possuem aproximadamente 319 ossos, e que a grande maioria deles ficam nas patinhas? Pois é, e além desses ossos, nas patinhas também tem pele, tendões, ligamentos, fornecimento de sangue e tecido conjuntivo.
Cada pedacinho da pata tem um motivo para ser do jeito que é, e podemos dividir as patinhas em 5 partes:
- Garras ou unhas;
- Almofadas, também chamadas de coxins ou dedos, que juntamente com as unhas, funcionam mais ou menos como amortecedores, fazendo com que o impacto na hora de correr e pular seja diminuído;
- Almofadas do metacarpo, que correspondem à nossa palma da mão. São compostos de gorduras que ajudam a isolar o frio quando em contato com uma superfície muito gelada. Porém, em temperaturas muito quentes, é preciso tomar muito cuidado para não queimar essa parte da patinha;
- Almofadas do carpo: que são como coxins extras nas patinhas da frente, ajudando os cães a não escorregarem e funcionando como se fossem um freio;
- Ergôs: são como se fossem nosso dedo polegar, são eles que auxiliam na hora de segurar algum objeto ou comida.
Todas essas partes são naturalmente mais grossas, e até mesmo ásperas, isso ajuda bastante no dia a dia do cão, mas é preciso tomar muito cuidado para que as patinhas não fiquem ressecadas. Isso porque essa região da patinha do cachorro, como está sempre em contato com o chão e ele utiliza pra tudo, pode acabar trazendo grandes dores pro seu cãozinho.
Porque usar hidratante para patas de cachorro
As patas do cachorro podem ficar mais ressecadas em algumas épocas do ano, como nos meses de inverno, sofrer com o calor excessivo do chão nos meses de calor, e até mesmo algumas dermatites que deixam os coxins mais secos do que o normal.
Para contornar esse problema, existem diversos tipos de hidratante para patas de cachorro que prometem melhorar esse ressecamento e o desconforto que ele causa.
Mas você sabe escolher um bom hidratante para patas de cachorro, e em que situações ele é realmente necessário?
A primeira coisa que você deve ter em mente é que seu cachorro precisa de um produto específico para ele, então nada de usar hidratantes para humanos, porque alguns componentes dessas formulações podem acabar agredindo a pele do cão.
O hidratante para patas de cachorro deve ser suave, sem cheiro e livre de ingredientes que causem algum tipo de alergia ou irritação.
Assim que você perceber que as patas do cachorro estão mais ressecadas, procure um médico veterinário, de preferência especialista em dermatologia, para diagnosticar exatamente a causa desse ressecamento e indicar o melhor produto. Além disso, ele fará um exame para ver se mais alguma parte do corpo merece uma hidratação mais profunda. Por exemplo, os cotovelos do animal.
O hidratante para pata de cachorro ajuda a manter os coxins, que são a região que mais sofre com o ressecamento, sempre hidratadas, pois possuem componentes específicos que garantem esse efeito.
Como hidratar as patas do seu cão
Graças aos novos produtos da família Total Neem, a rotina de limpeza e hidratação das patas do seu cão ficou muito mais fácil! Sempre que você chegar de um passeio com seu cachorro, lave as patas dele com o sabonete de Neem e água, para remover toda a sujeira que ficou impregnada na pata durante o passeio. Isso garante não apenas a higiene do animal, mas também da sua casa e, em tempos de pandemia, ajuda o seu cão a não trazer vírus ou bactérias que possam estar nas ruas para dentro do seu lar.
Depois, com as patas secas, passe um pouco da Loção de Neem em cada pata, e massageie bem. Esse é o melhor hidratante para patas de cachorro, porque é totalmente natural, não possui componentes químicos que causem alergias, e mesmo se o seu cão lamber um pouquinho, não fará mal nenhum.
Seguindo essas dicas e usando a linha de higiene e cuidados da Total Neem, você manterá seu pet mais lindo, saudável, protegido, pronto para encarar todas as aventuras em qualquer época do ano! É ou não é demais?