Berne em pets

Como prevenir berne em pets

Se você tem um pet em casa, provavelmente já ouviu falar sobre o berne. Porém, é muito difícil imaginar nosso amigo de quatro patas com este parasita tão indesejado. Geralmente pessoas que moram em apartamento ou não tem o costume de deixar o pet por bastante tempo na natureza, muito dificilmente vão passar por este problema. Mas é fundamental conhecer para saber como identificar e tratar, caso seu pet encontre um berne no passeio, por exemplo. Vamos conhecer mais sobre a berne em pets, como ela ocorre e qual a melhor maneira de prevenir?

O que é berne?

A berne é uma larva que vem para os pets através da mosca varejeira. Esta mosca pousa na pele íntegra do pet e deposita os ovos, quando estes ovos eclodem eles penetram na pele do animal causando a bicheira. A bicheira é o nome mais conhecido para a berne. Este inseto possui um ciclo de vida que é composto por quatro fases: ovo, larva, pupa e o adulto. Quando a mosca deposita seus ovos, eles costumam demorar em torno de 7 dias para eclodirem, após este período as larvas começam a atacar o tecido saudável. Esta fase dura 40 dias, após este período, elas saem do animal e formam a pupa, após um tempo ela dá origem a uma nova mosca, fazendo com que o ciclo reinicie.

Como descobrir que meu pet tem berne?

O berne em pets é facilmente descoberto, pois o animal normalmente se sente bem incomodado e acaba por lamber e mordiscar bastante a região onde está o berne. A larva cresce de forma rápida, sendo que em uma semana pode aumentar em até 8 vezes o seu tamanho. Os principais sintomas que os pets com berne apresentam são:

  • Inchaço e vermelhidão na região onde o berne está;
  • Lesões com odor fétido;
  • Dor local;
  • Falta de apetite;
  • Perda de peso;
  • Liberação de secreção amarelada ou sanguinolenta;

Estes são os principais sintomas que a berne em pets apresenta. E, ao identificar, é necessário realizar o tratamento corretamente, pois se não tratados, as feridas podem infeccionar e causar sérias complicações.

Geralmente as lesões de berne em pets é caracterizada por um orifício pequeno que geralmente está aberto para que as larvas possam respirar. Neste local é onde encontramos o aumento de volume, é provável que se você observar bem você consiga ver uma estrutura branquinha dentro do buraco, que é a larva.

Como tratar a berne?

Existem duas formas de acabar com a berne em pets, a escolha das técnicas vai depender do veterinário. Porém, elas consistem em:

  • Remover a larva ainda viva;
  • Prescrever uma medicação que interrompa o ciclo do berne e que faça com que o mesmo morra em questão de horas, porém, ainda sim é necessário realizar a remoção da larva;

Por mais que pareça simples a retirada do berne, é necessário contatar seu veterinário para que a remoção seja completa. Existem casos de que o quando o berne em pets não é extraído completamente acaba gerando infecções e inflamações locais. 

Existem maneiras para prevenir que o pet pegue berne, vamos falar isso em prevenção para berne.

Como o pet pega?

Comumente os animais mais afetados com berne são os que convivem mais nos seguintes ambientes:

  • Locais onde haja comida para postura de ovos e crescimento de larvas;
  • Locais abertos e arborizados;
  • Áreas com acúmulo de lixo ou onde não seja realizada a limpeza da necessidade dos animais com frequência;
  • Épocas do ano com clima mais quente e chuvoso são mais propícios a ocorrerem problemas com berne;

Por isso é necessário estar atento aos locais onde seu pet frequenta, para evitar que ele se contamine com o berne. Evite deixar comida e lixo expostos e de fácil acesso para as moscas.

Existe prevenção para berne?

Existe sim prevenção para berne em pets e ela é a melhor forma de evitar todo o transtorno com este parasita tão incômodo e desagradável aos nossos amigos.

A principal forma de prevenção é o uso de repelentes. A Total Neem possui uma linha completa que auxilia na prevenção do berne e ainda ajuda a eliminar as moscas da sua casa, mantendo seu pet saudável. 

Para prevenir o berne em pets você pode usar:

  • Suplemento Nutricional Pet: o pózinho mágico age protegendo seu pet de dentro para fora, formando uma barreira protetora que auxilia que seu pet não fique doente e atua principalmente como repelente para insetos e parasitas. Conheça mais sobre o Suplemento clicando aqui;
  • Repelente de Neem: Se você for passear com seu amigo, o ideal é aplicar o repelente de Neem, pois ele auxilia que os parasitas permaneçam longe do seu amigo e não o incomodem durante o passeio. Fazendo assim com que ele tenha um passeio agradável e não volte com nenhuma surpresa indesejável.
  • Shampoo e Condicionador de Neem: Você pode dar banho no seu pet com Neem, fazendo com que tenham uma ação duradoura, afastando todos os tipos de insetos e ainda proporcionando desinflamação, desinfecção e cuidado com a pele e o pelo.
  • Loção de Neem: Caso seu pet tenha tido berne, você pode aplicar a loção de Neem no local, para evitar inflamações, infecções e favorecer a cicatrização do local de forma natural.

Sendo assim, você pode prevenir a berne em pets de forma 100% natural e sem utilizar medicamentos que geram malefícios à saúde do seu pet. Clique aqui e adquira a linha completa da Total Neem para o cuidado com seu pet.

Se você gostou deste post ou tem alguma dúvida, deixe seu comentário que nós estaremos à disposição para respondê-los e auxiliá-los da melhor forma possível.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *